quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Última postagem do ano

Bom, eu gostaria de desejar um feliz ano novo para todas as pessoas que acompanharam, em 2009, meu simplório blog sobre um hobbie que aprecio e amo muito. Com o tempo, eu pretendo atualizá-lo e melhorá-lo, na medida do possível. Então, opinem, comentem, divulguem e sugiram... Sempre estou a disposição.
Agradeço, principalmente, a Deus por esse ano que está indo, e por esse outro que está prestes a começar. Já estou me sentindo agraciado por Ele, por tanta coisa boa que vem acontecendo na minha vida.
No mais, estarei viajando em janeiro, mas assim que retornar, já estarei postando alguma coisa. Que 2010 seja sinônimo de recompensa para a vida de todas as pessoas! Enorme abraço para todos!!!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Avatar

Muitos aguardaram esse filme com enormes expectativas. Afinal, trata-se de uma super produção gigantesca (em diversos sentidos), dirigido pelo pretensioso James Cameron, que após o fenômeno "Titanic", dirigiu apenas alguns documentários e episódios de seriados de tv. Além disso, o trailer é realmente muito bom, ao mostrar fantásticas cenas do gênero ficção científica e um show de efeitos especiais. São ingredientes que, sem dúvida, atraem o público. Por fim, a possibilidade de se assistir a esse filme em 3D, simplesmente ajuda na promoção desse entretenimento de Cameron.

Mas não se enganem: não se trata de um novo Titanic, já que o roteiro (feito pelo próprio Cameron) não trata de uma história fenomenal, que atraia toda as massas (inclusive quem não gosta de cinema). Não, é apenas um entretenimento classe A, interessante, curioso, empolgante e agradável. Por outro lado, uma estória repleta de clichês, extensa demais (que torna o filme arrastado e cansativo em alguns instantes) e com poucos instantes de humor.

Enfim, vou tentar elaborar uma sinopse: No futuro, o ex-fuzileiro naval Jake (feito pelo novo galã de Hollywood, Sam Worthington, de "Terminator 4"), paraplégico, é enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Na´vi, com sua própria língua e cultura. Estes são estudados por um grupo de cientistas, liderados pela Dra. Grace Augustini (o retorno de Sigourney Weaver em uma super-produção. Aiás, ela está em boa forma aos 60 anos), e pelo Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang). Jake se "infiltra" ao povo Na´vi, e tem seu corpo modificado cientificamente para se assemelhar a esse estranho povo. Essa mudança no corpo é o que significa Avatar. E, a partir de então, surgem os clichês: Jake tem uma missão, mas acaba se apaixonando por Neytiri (Zoe Saldana, outra nova promessa, que fez "Piratas do Caribe" e "O Terminal", mas é mais conhecida como a Uhura de Star Trek), uma habitante local; o coronel se torna vilão e deseja acabar com toda a raça; alguns personagens "do bem" acabam morrendo em favor da civilização Na´vi; o protagonista Jake, em tão pouco tempo, consegue parecer um cidadão legítimo de Pandora...

Enfim, apesar disso, Avatar é um super espetáculo. Todos os zilhões que foram gastos aparecem na tela (essa é a maior semelhança com o Titanic). A fotografia é esplêndida, os efeitos visuais são de impressionar, a maquiagem é magnífica... Ou seja, tudo o que se espera de uma produção dirigida por James Cameron: algo tecnicamente perfeito! Mas, filme com clichê sem bons momentos de humor (que para mim são fundamentais) tornam o divertimento muito cansativo, e um tanto sonolento. Não achei também nada excepcional o formato em 3D. Para essa tecnologia, eu esperava muito mais (apenas as batalhas finais interessam um pouco). No elenco, há ainda presença da masculinizada Michelle Rodriguez, em mais um papel digno de homem, o canastrão Giovanni Ribisi como um cientista inescrupuloso e Wes Studi, como um nativo de Pandora. Mas, reafirmo: o principal é a produção técnica, não os atores. Creio que muitos vão gostar do filme, para mim foi apenas um entretenimento agradável, mas esquecível e arrastado.

Por fim, assisti ao filme com a Gi, no Cinemark do Center Norte, uma sala razoável para um shopping insuportável. Uma pena que não conseguimos assistir com os amigos Rafel e Aline, já que os ingressos já estavam esgotados quando eles chegaram. Aliás, vai uma dica: é melhor esperarem a poeira baixar, e assistir ao filme em sua 4ª ou 5ª semana de estreia. Afinal, as massas não perdoam, e multiplicam as filas... Abraços!!!!

TRAILER:


quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Filmes natalinos

Na véspera de Natal, resolvi postar aqui 10 filmes com a temática dessa bela época. Vergonhosamente, descobri que não tenho em meu arquivo muitos filmes natalinos. Portanto, a lista que colocarei agora não indica os melhores filmes sobre essa temática. Ainda assim, listo aqui o melhor sobre o Natal que eu possuo na minha coleção:

1) O Árbitro (1994), de Ted Demme. Começo com essa bizarra comédia natalina, pouco conhecida, mas que merece ser descoberta. O que pode acontecer quando um ladrão resolve assaltar uma casa, em plena véspera de Natal, e acaba interrompendo uma discussão matrimonial? Pois é, os problemas pioram quando entra em cena toda a família do casal, e que estão bem longe de serem pessoas calmas e tranquilas. Com roteiro original e divertido, O Árbitro destaca também as excelentes interpretações de Kevin Spacey e Judy Davis (como o casal), e Denis Leary, como o assaltante. Vale conferir!

2) Um Dia de Louco (1994), de Nora Ephron. Outra comédia natalina bacana é essa refilmagem de filme francês, que ficou inédito em nossos cinemas. Ephron mostra um painel de personagens paranóicos e nervosos, tentando alcançar a felicidade na noite de Natal. Repleta de canções natalinas e diversas situações engraçadas, a produção conta ainda com grande elenco: Steve Martin, Rita Wilson, Juliette Lewis, Adam Sandler, Anthony LaPaglia e Madeline Kahn. Outro filme para ser descoberto!

3) Enquanto Você Dormia (1995), de Jon Turtletaub. Comédia romântica que aproveitou o estrelato de Sandra Bullock, que estava surgindo como a estrela do momento. É a velha história da Cinderela "encalhada", que sonha em encontrar o príncipe encantado e ser feliz para sempre. Na falta de um, o príncipe surge na pele dos irmãos interpretados por Peter Gallagher e Bill Pullman. Ah, sim! Evidentemente, esse conto de fadas se passa no Natal.

4) O Expresso Polar (2004), de Rober Zemeckis. Uma encantada e sensível produção infantil que conta sobre toda a magia do Natal, enfatizando o maior mito da época: o Papai Noel. Agradável para crianças e adultos, este talvez seja o filme mais apropriado sobre o tema que possuo.

5) A Felicidade não se Compra (1946), de Frank Capra. Mas, também não posso esquecer, que possuo o clássico dos clássicos sobre filmes natalinos, essa super produção de Capra, que todo mundo conhece, e se emociona constantemente. A história do pai de família mal-sucedido (feito pelo soberbo James Stewart) que, na véspera de Natal, tenta o suicídio, mas é salvo por um anjo da guarda, que lhe mostra como seria sua cidadezinha se ele não tivesse existido, encantou diversas gerações. A frase-chave também fez muito sucesso: "Nenhum homem é pobre quando tem amigos". Enfim, um filme sempre recomendável.

6) Um Homem de Família (2000), de Brett Ratner. Mas, se você não suporta filmes antigos, então você pode saborear os diversos derivados que o filme de Capra originou. Um deles, é este Um Homem de Família, em que um anjo negro mostra, na noite de Natal, para o arrogante e milionário executivo Nicolas Cage, como seria sua vida, se tivesse se casado com a antiga namorada da faculdade, vivendo na simplicidade de um homem da classe média. Ou seja, uma forma diferente, e atualizada, de contar a mesma ideia do roteiro de A Felicidade não se Compra.

7) Mensagem Para Você (1998), de Nora Ephron. Não é filme sobre Natal, mas se passa nessa epóca. Uma típica comédia romântica de Tom Hanks e Meg Ryan, num filme singelo e agradável, que fez bastante sucesso nos cinemas.

8) Na Roda da Fortuna (1994), de Joel e Ethan Coen. Os irmãos Coen produziram essa esquecida, e totalmente bizarra, comédia natalina de época. O filme faz uma crítica ao mundo da propaganda e marketing, quando, no Natal anos 40, um idiota interpretado por Tim Robbins, inventa o brinquedo mais revolucionário do momento, e que atrai diversas crianças: o bambolê! Enfim, uma agradável surpresa para aqueles que procuram algo diferente no subgênero. No elenco, há ainda boas performances de Paul Newman e Jennifer Jason-Leigh.

9) Simplesmente Amor (2003), de Richard Curtis. Diversas estórias paralelas de muitos personagens se cruzam no Natal, nessa deliciosa comédia romântica de grande sucesso. Além de ser um agradável divertimento, o charmoso elenco merece destaque: Emma Thompson, Hugh Grant, Liam Neeson, Laura Linney, Rodrigo Santoro e Rowan Atkinson, só para citar alguns.

10) Sintonia de Amor (1993), de Nora Ephron. Fecho com mais um filme da "adoradora" do Natal, Nora Ephron. Sintonia de Amor dispensa comentários, devido a sua extrema popularidade. Temos mais uma vez, o casal Tom Hanks-Meg Ryan descobrindo o amor na noite de Natal. Ninguém resiste a uma reprise!

Bom, tentarei caprichar minha listagem no próximo Natal. Por enquanto, é isso. Quero agradecer a todos os meus leitores e leitoras, amigos e amigas, à minha completamente amada esposa, e desejar um excelente Natal para todos. Que os objetivos de todos possam ser concretizados com sucesso. Eu já estou correndo atrás dos meus, e vou conseguir (com a ajuda de Deus), já que o homem tende à felicidade. Antes do ano se encerrar, ainda postarei mais alguma coisa. Enorme abraço para todos!!!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Do Inferno

( EUA 2001 ). Direção: Albert Hughes, Allen Hughes. Com Johnny Depp, Heather Graham, Ian Holm, Robbie Coltrane, Ian Richardson, Jason Flemyng, Katrin Cartlidge, Terence Harvey, Susan Lynch, Paul Rhys. 122 min.


Sinopse: Londres, 1880. Jack , o Estripador está solto nas ruas cometendo assassinatos em série de prostitutas. Um inspetor toma conta do caso, e se apaixona por uma prostituta, que poderá ser a próxima vítima.

Comentários: Bem-sucedida adaptação dos quadrinhos de Alan Moore e Eddie Campbell, feita pela dupla de roteiristas Terry Hayes/Rafael Yglesias. Além disso, uma deslumbrante direção de arte e uma excepcional fotografia sombria e gótica dão charme a esse filme de suspense, protagonizado por Johnny Depp. Ele está bem no papel do inspetor supersticioso e sensitivo que tenta desvendar a identidade de Jack, o Estripador. A reconstituição de época é perfeita e o cenário nos leva a velha Londres do século XIX e suas ruas povoadas de bêbados, prostitutas, misérias e assassinatos. Curiosamente, quase todas as prostitutas do filme são feias. Exceto a bela Heather Graham, aliás, muito bem vestida para uma prostituta de esquina (ou seria bem vestida para os dias de hoje?). Ela serve de interesse romântico para Johnny Depp, e a química entre eles funciona. Depp, inclusive, se sai muito bem em filmes bizarros como esse. Na verdade, o filme foi injustiçado pelo Oscar, e ficou de fora das indicações. Deveria, ao menos, ter recebido alguma indicação técnica. O final é um pouco confuso, mas não compromete o todo, ao contrário, trás um esclarecimento lógico para os fatos ocorridos (prestem atenção). O filme tem um pouco de clichê, é verdade, como vários filmes sobre serial-killers. Entretanto, a parte técnica do filme faz a diferença e cria um clima, ao mesmo tempo, sofisticado e sobrenatural. Experimente.

Por que comprei o filme: Pelo clima diferenciado que esse filme proporciona ao telespectador. Conforme passa o tempo, fica cada vez mais difícil encontrar alguma originalidade em filmes de terror/suspense. Esse aqui não é nenhuma obra-prima, mas é bem interessante e está acima da média, perto de muitos filmes contemporâneos. Além disso, o casal central funciona bem no vídeo, e é mais um bom motivo para adquirir a fita.