segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Diário de Tati

 Pareceu bastante curiosa essa adaptação de um quadro humorístico do Fantástico, de curta duração, para as telas grandes. A preocupação maior foi a possibilidade de o filme não possuir gás ou piadas suficientes para a projeção do filme, uma vez que o formato original é bastante limitado. Mas foi uma experiência que deu certo! Trata-se de uma excelente opção pra quem quer se distrair e dar risadas sem compromisso.

 A estrela Heloísa Perissé, que colabora no roteiro junto com Paulo Cursino, faz um trabalho interessante, sem cair na caricatura convencional ou em certos exageros. A voz que ela coloca na personagem, junto com os excessos de gírias clamadas por sua Tati, convencem o espectador de que é uma adolescente mesmo que está na tela, e não uma mulher madura de 46 anos. E os diálogos travados com a mãe interpretada por Louise Cardoso, assim como na tv, também contribuem para os bons momentos de humor.

 Lógico, não é o típico filme que se espera um roteiro que preza pela originalidade. Aliás, há bastante influência das comédias teen americanas dos anos 80, com direito a patricinha chefe de torcida ( Thaís Fersoza ) e o bonitão popular ( Thiago Rodrigues ). Bom, a Tati é apaixonada por esse tal bonitão, enquanto mal percebe que o melhor amigo de seu irmão ( Marcelo Adnet ) pode ser o partido ideal para ela. E como sugere o título, Tati escreve tudo em seu diário, e compartilha tudo com suas melhores amigas.

 Leve, agradável, divertido, despretensioso e sem as falhas temidas que eu mencionei, O Diário de Tati é o típico filme família. E retomo o que disse: não desagrada ver Perissé interpretando adolescente. Afinal, pra quem está acostumado a ver Adam Sandler como "gêmea" de si próprio, ou Martin Lawrence como Vovó Zona, a atriz está acima da média! Ainda no elenco, Pedro Neshling faz o irmão da heroína; Marcos Caruso interpreta o pai, e Márcia Cabrita rouba a cena como a madrasta que adora cantar música espanhola; a veterana e sumida da telinha Sura Berditchevsky faz a odiosa professora, e Maria Clara Gueiros faz a típica tia perua. O diretor é Mauro Farias, do clã de Farias famosos ( Reginaldo, Roberto, Marcelo... ), e que já tinha dirigido "Duas Vezes com Helena". 

 Enfim, o filme tem a cara do clima atual. Nesse seco inverno de verão, torna-se mais fácil se divertir com as atrapalhadas dessa simpática protagonista. Divirtam-se!

TRAILER: