quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Os Smurfs 2

 Sempre nessa época, entre o mês de julho e o começo de agosto, encontramos uma diversidade de filmes em desenhos animados, destinados ao público infantil, que está de férias. Entre filmes como "Meu Malvado Favorito 2" e "Universidade Monstros", optamos eu e Gisele, por conta de nossa sobrinha Isabela, à "Os Smurfs 2", sequência de homônimo que fez bastante sucesso a dois anos. Eu não estava tão estimulado a assistir, mas fui vencido pela insistência da minha sobrinha.

 O diretor, Raja Gosnell, é o mesmo da aventura anterior. O cenário das vez não é Nova York, e sim Paris, onde o temível Gargamel (novamente Hank Azaria) atua em um show de mágicas. Ah, claro! Sua obsessão excessiva em capturar smurfs permanece. E, por isso, o roteiro de um time liderado por J. David Stem, nos apresenta dois novos personagens criados pelo vilão, com o intuito de sequestar as criaturinhas azuis: o atrapalhado Hackus e, para sair de vez do clube do Bolinha, a esperta Vexy, versão morena da Smurfette. Aliás, o alvo do trio, sempre acompanhado pelo maquiavélico gato Cruel, é justamente Smurfette, que se encontra tristonha, pois faz aniversário e acredita que ninguém se lembra disso (situação óbvia e previsível, é que todos se fazem de esquecidos, enquanto preparam uma bela surpresa para a garota).

 Bom, Smurfette, então, é capturada e seduzida por Gargamel. Encara o outro lado da situação, e até se diverte em ter uma "irmã". Tal situação pode prejudicar seus amigos "encogumelados", pois o vilão almeja descobrir a fórmula para conseguir "fabricar" diversos smurfs. Se isso acontecer, ele dominará o mundo, e o caos terá início.

 Com exceção da nova locação do momento, a bela Paris com seus típicos atributos, e da nova garota, não há muitas novidades que saia do previsível. Apesar disso, dessa vez alguns personagens ganham  destaque maior na tentativa de resgatar a Smurfette. Agora, o Papai Smurf recruta Desastrado, Ranzinza e Vaidoso, este, com seus trejeitos efeminados, torna-se o responsável pela comédia com os diálogos mais engraçados. E quanto aos personagens de carne e osso, o casal amigo dos simpáticos duendes, feitos por Neil Patrick Harris e Jayma Mays, retornam. Além deles, o veterano Brendan Gleeson interpreta o padrasto de Harris, com quem tem alguns desenlaces e situações do passado não resolvidas. Essa subtrama é um tanto inadequada para as crianças, pois torna a aventura um pouco cansativa (apesar disso, o padrasto é transformado em ave, na tentativa de tornar o personagem mais atraente para o público).

 Achei a duração do filme um pouco longa e, no fim das contas, acaba mais parecendo um remake do anterior, com alguns "incrementozinhos a mais" e locação nova. Porém, também não aborrece, em partes, graças aos nossos dubladores, que são muito competentes na interpretação de personagens de desenhos animados. Abraços!

TRAILER: