sábado, 18 de janeiro de 2014

Frozen: Uma Aventura Congelante

Nesse clima de férias, a opção mais bem sucedida para os pimpolhos é este "Frozen", uma produção Disney sobre o melhor que o estúdio já produziu em suas animações: história de princesas. Apesar disso, não se trata de interesse exclusivamente feminino. Os garotos também vão se divertir.

As irmãs princesas Anna e Elsa eram muito unidas na infância. Contudo, Elsa é uma criança diferente: congela tudo o que toca. Para não ser um perigo para ninguém no reino, a garota é isolada de todos. Com o passar do tempo, elas crescem, e Elsa será coroada rainha. Entretanto, ela continua promovendo a destruição, ainda que acidentalmente, e por isso foge e constrói um castelo de gelo para ela, longe de todos. Sua irmã Ana resolve procurá-la, e conta com o apoio do viajante atrapalhado Kristoff. Apesar de existir um clima entre os dois, Anna é apaixonada pelo príncipe Hans.

 Toda magis Disney que se possa imaginar está contida nessa bela história, repleta de diversas canções, que são emocionantes e animadas. Ou seja, não são irritantes como costuma acontecer em alguns filmes animados do estúdio. E como toda boa animação que se preze, tem que ter os coadjuvantes responsáveis pelo alívio cômico, que roubam a cena, e que ganham a simpatia do público. Aqui, isso ocorre com o boneco de neve Olaf, que reproduz alguns comentários hilários e divertidos. Além dele, existe uma sociedade de trolls que, infelizmente, aparecem pouco. Mas, não é a penas o humor que domina a história. Há bons instantes de ação, e até mesmo a revelação de um vilão que dá uma reviravolta na ação (apesar de ser uma situação clichê).

 Enfim, tudo perfeito e agradável, trata-se de uma boa pedida para toda a família. Frozen ganhou o globo de ouro de melhor animação, e certamente ganhará também o Oscar, num ano bastante fraco para produções do gênero. Mérito da dupla de diretores, Chris Buck e Jennifer Lee (também roteiristas, ao lado de Shane Morris, adaptando o clássico conto de Hans Christian Andersen). No elenco, não há nomes famosos, o que pouco importa para um desenho animado dublado, em que se ouve as vozes dos dubladores brasileiros (que aliás, são muito bons!). No mais, divirtam-se com essa agradável animação! Abraços!

TRAILER:

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

INDICADOS AO OSCAR 2014

Dessa vez, demorou um pouco para ser disponibilizada a lista de indicados. Ocorreu antes a cerimônia do globo de ouro, domingo passado 12/01/2014, e os indicados foram anunciados somente agora, em vésperas de outra cerimônia importante, ao do sindicato dos atores (SAG), que ocorrerá nesse sábado, 18/01. ivemos algumas surpresas interessantes. E, como de costume, faço comentário apenas das seis principais categorias: filme, diretor, ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.

FILMES:

Mais uma vez, os candidatos são 9: 12 Anos de Escravidão, de Steve McQueen; Capitão Philips, de Paul Greengrass; Clube de Compras Dallas, de Jean-Marc Vallée; Ela, de Spike Jonze;Gravidade, de Alfonso Cuarón; O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese;Nebraska, de Alexander Payne; Philomena, de Stephen Frears; e Trapaça, de David O. Russell. As maiores surpresas foram as inclusões de Ela, filme sempre lembrado como roteiro nos festivais, mas não como melhor filme; e Clube de Compras Dallas, que só vem sendo lembrado pelas boas interpretações masculinas. O Loobo de Wall Street dividiu opiniões, mas reina aqui entre os nove. Os favoritos, contudo, são três: 12 Anos de Escravidão, Gravidade e Trapaça. O melhor filme está entre esses três.

DIRETORES:

Dos nove filmes, cinco permanecem na categoria direção: Gravidade (Alfonso Cuarón), 12 Anos de Escravidão (Steve McQueen obs: não confundir com o já falecido astro de mesmo nome), Trapaça (David O. Russell), Nebraska (Alexander Payne) e O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese). Tal como a categoria melhor filme, o diretor premiado deve estar entre os três melhores filmes mencionados acima: Cuarón/McQueen/O. Russell. Porém, Scorsese é o nome de luxo da lista, e Hollywood adora ele. Mas creio que, tal como o globo de ouro, Cuarón e seu Gravidade leve a melhor. Ou não...

ATORES:

CHRISTIAN BALE: 40 anos, 2ª indicação. Foi indicado antes como coadjuvante, em 2010, por O Vencedor, e ganhou. Agora, teve inesperada indicação em filme bastante popular. Embora possivelmente seja o azarão entre os candidatos, ele se dedicou bastante ao papel pelo qual concorre pelo filme Trapaça (chegou a engordar 20 quilos). Tem boa atuação, e é bastante querido, e tem a seu avor estar indicado no filme recorde de indicações do ano.

BRUCE DERN: 77 anos, 2ª indicação. Foi indicado antes em 1978, como coadjuvante, pelo filme Amargo Regresso. Agora, tem sua primeira chance como ator central, por Nebraska. Dern já foi bastante premiado por esse filme em alguns festivais, e justiça seria feita se ganhasse o Oscar também. Mesmo porque ele tem uma longa trajetória no cinema e só é indicado agora pela segunda vez. Em todo caso, raramente a Academia entrega a estatueta para atores idosos. Se bem que no ano retrasado, entregou um Oscar de coadjuvante para Christopher Plummer. Então, pode ter alguma chance. Tomara!

LEONARDO DiCAPRIO: 39 anos, 4ª indicação. Foi indicado antes por Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993, coadjuvante), O Aviador (2004, principal) e Diamante de Sangue (2006, principal). Agora concorre por O Lobo de Wall Street. DiCaprio é conhecido por ser detestado pela Academia, que já poderia tê-lo indicado mais umas duas ou três vezes antes. Entertanto, agora teve uma indicação um tanto inesperada, e faturou o globo de ouro como melhor ator em comédia ou musical por este papel. Por isso, ele não está descartado e entra no jogo.

CHIWETEL EJIOFOR: 36 anos, 1ª indicação. Ejiofor tem nome difícil, impronunciável em alguns momentos, mas já fez diversos filmes. Agora tem sua 1ª chance em emocionante atuação como o negro sequestrado em 12 Anos de Escravidão. Aparentemente é um dos favoritos ao prêmio, e já faturou alguns prêmios em festivais.

MATTEW McCONAUGHEY: 44 anos, 1ª indicação. O astro bastante popular, que até já foi eleito alguns anos atrás como o homem mais sexy do planeta é casado com a modelo brasileira Camila Alves, e já foi alvo de sérias críticas, pois nunca foi levado a sério como ator. Contudo, do ano passado pra cá, tem demonstrado com rigor sua versatilidade, e até já deveria ter sido indicado no último Oscar por diversos papéis que representou. Agora concorre por Clube de Compras Dallas, e faturou o globo de ouro de ator em drama por esse filme. Por isso, é um dos favoritos.

ATRIZES:

AMY ADAMS: 39 anos, 5ª indicação. Foi indicada antes, sempre como coadjuvante, por Retratos de Família (2005), Dúvida (2008), O Vencedor (2010) e O Mestre (2012). Essa é a 1ª vez da atriz como principal, por Trapaça. Ou seja, a Academia tem uma dívida muito grande com ela, e seria o momento oportuno de premiá-la, já que está perfeita no papel, se a categoria não tivesse uma favorita absoluta. Porém se der zebra, será o momento de Amy, que faturou o globo de ouro de atriz em comédia ou musical pelo papel.

CATE BLANCHETT: 44 anos, 6ª indicação. Foi indicada antes por Elizabeth (1998, principal), O Aviador (2004, coadjuvante, ganhou), Notas Sobre Um Escândalo (2006, coadjuvante), Elizabeth: A Era do Ouro (2007, principal) e Não Estou Lá (2007, coadjuvante). Agora concorre por Blue Jasmine, e é a grande favorita à estatueta, já que está ganhando tudo o que é prêmio por este papel (incluindo o globo de ouro de atriz em drama). Sem dúvida, é a estrela do momento, e se ganhar o seu segundo Oscar, será o primeiro como principal. Será uma grande surpresa se ela não ganhar.

SANDRA BULLOCK: 49 anos, 2ª indicação. Antes, foi premiada melhor atriz em 2009 por Um Sonho Possível. Agora concorre por Gravidade. Sandra é o típico caso de estrela que só passou a ser valorizada pela Academia depois que passou dos 40. Tem atuação forte e intensa em filme aclamado pela crítica. Porém, tem poucas chances de ganhar pela segunda vez.

JUDI DENCH: 80 anos, 7ª indicação. Foi indicada antes por Sua Majestade Mrs. Brown (1997, principal), Shakespeare Apaixonado (1998, coadjuvante, ganhou), Chocolate (2000, coadjuvante), Iris (2001, principal), Sra. Henderson Apresenta (2005, principal) e Notas Sobre Um Escândalo (2006, principal). Dessa vez, concorre por Philomena. Judi é uma máquina de trabalho que, mesmo idosa, continua atuando com grande intensidade. Trata-se de um caso raro de quem se tornou estrela depois dos 60 anos. Se houvesse justiça, ela ganharia seu primeiro Oscar de atriz principal. Mas parece que não será agora.

MERYL STREEP: 64 anos, 18ª (!) indicação. Foi indicada antes por O Franco Atirador (1978, coadjuvante), Kramer vs. Kramer (1979, coadjuvante, ganhou), A Mulher do Tenente Francês (1981, principal), A Escolha de Sofia (1982, principal, ganhou), Silkwood - O Retrato de Uma Coragem (1983, principal), Entre Dois Amores (1985, principal), Ironweed (1987, principal), Um Grito No Escuro (1988, principal), Lembranças de Hollywood (1990, principal), As Pontes de Madison (1995, principal), Um Amor Verdadeiro (1998, principal), Música do Coração (1999, principal), Adaptação (2002, coadjuvante), O Diabo Veste Prada (2006, principal), Dúvida (2008, principal), Julie & Julia (2009, principal) e A Dama de Ferro (2011, principal, ganhou). Ufa! E agora concorre por Álbum de Família. Simplesmente, um grande recórde de interpretação no Oscar. Nunca ninguém chegou a esse número, e duvido que algum dia chegue. E a indicação foi merecida sim. Afinal, ela dá um show de interpretação no filme. Mas, obviamente, não será agora que ganhará seu 4°Oscar.

ATORES COADJUVANTES

BARKHAD ABDI, 28 anos, 1ª indicação. Esse ator, nascido na Somália, é amador e chama a atenção pela naturalidade com a qual interpreta um dos sequestradores de Tom Hanks no filme pelo qual foi indicado, Capitão Philips. A impressão do rapaz surpreende, de fato, mas tem pouquíssimas chances. Ainda assim, sem ser profissional e já ganhar uma indicação ao Oscar, já é sinônimo de prêmio.

BRADLEY COOPER: 39 anos, 2ªindicação. Foi indcado antes no ano passado, como ator central, por O Lado Bom da Vida, o mesmo diretor do filme pelo qual agora recebe nova indicação, Trapaça. Embora um pouco caricato, ele rouba algumas cenas no filme, e teve merecida indicação. Tem poucas chances de ganhar, mas já está ganhando notoriedade e reconhecimento da Academia, que antes nunca o levava a sério. Isso já é motivo de comemoração.

MICHAEL FASSBENDER, 36 anos, 1ª indicação. Esse ator surgiu derepente e já foi alvo de diversos elogios pela crítica. Nos últimos dois anos chegou a ser cogitado ao Oscar, mas é apenas agora que tem sua primeira chance, pelo filme 12 Anos de Escravidão, em que interpreta um odioso vilão. No entanto, creio que não será agora que será premiado. Por enquanto...

JONAH HILL, 30 anos, 2ª indicação. Foi indicado antes, também como coadjuvante, por O Homem Que Mudou o Jogo, de 2011. Agora concorre por O Lobo de Wall Street. Sua indicação surpreendeu um pouco, já que esteve fora de outras premiações. Talvez por isso, seja o azarão da lista.

JARED LETO, 42 anos, 1ª indicação. Concorre por Clube de Compras Dallas, e é o grande favorito da categoria. É o típico ator bonitinho que nunca foi levado a sério. Embora tenha mais popularidade na tv, inclusive pelo público brasileiro, teve poucas chances no cinema. E agora é o momento certo de provar que interpreta bem. E, de fato, ele está ótimo no filme. Será difícil ele não ganhar.

ATRIZES COADJUVANTES

SALLY HAWKINS, 37 anos, 1ª indicação. Ela concorre por Blue Jasmine, e quase já foi indicada alguns anos atrás. Ela é pouco conhecida, embora tenha importantes trabalhos em seu currículo. Aqui, infelizmente, tem poucas chances de faturar a estatueta, embora tenha excelente atuação no filme de Woody Allen.

JENNIFER LAWRENCE, 23 anos, 3ª indicação. Foi indicada antes por Inverno da Alma (2010, principal) e O Lado Bom da Vida (2012, principal, ganhou). Agora é sua primeira indicação como coadjuvante por Trapaça. Ela já ganhou o globo de ouro, o que significa que ela tem grandes chances ao seu segundo Oscar consecutivo. E é a estrela do momento dentre as cinco candidatas. De fato, tem grandes chances. No entanto, não sei se é a favorita.

LUPITA NYONG´O: 30 anos, 1ª indicação. Concorre por 12 Anos de Escravidão, essa atriz nascida no México, mas de origem queniana.É estreante e  atua como veterana, emocionando com muita sensibilidade no papel da escrava humilhada pelo patrão. Lupita ganhou alguns festivais e tem chances ao Oscar. Se ganhar, será merecido. Vamos aguardar...

JULIA ROBERTS: 46 anos, 4ª indicação. Foi indicada antes por Flores de Aço (1989, coadjuvante), Uma Linda Mulher (1990, principal) e Erin Brockovich - Uma Mulher de Talentos (2000, principal, ganhou). Agora concorre por Álbum de Família, em que demonstra que voltou para ficar e atua com muita intensidade. De fato, um excelente trabalho. Entretanto, é uma das azaronas. Seu segundo Oscar não chegará agora.

JUNE SQUIBB: 84 anos, 1ª indicação. Concorre por Nebraska. Apesar da idade, June estreou nos cinemas com mais de 60 anos, sempre fazendo papéis pequenos e esquecidos. Dessa vez, contudo, a veterana rouba a cena e tem merecida indicação. Teve algumas vitórias em recentes festivais por esse papel, o que lhe dá alguma chance. No entanto, por ser idosa, pode não ganhar. Afinal, a Academia adora premiar suas jovens estrelas. Ainda assim, pode acontecer.

Enfim, essas são as principais categorias. Lembrando que com a premiação do SAG, alguns novos favoritos podem surgir, já que se trata de uma prévia do Oscar. Vamos conferir! Ah, claro... Novamente, o Brasil ficou de fora na categoria filme estrangeiro. Quem sabe um dia... Abraços!