domingo, 29 de novembro de 2009

A Praia

( EUA 2000 ). Direção: Danny Boyle. Com Leonardo DiCaprio, Tilda Swinton, Virginie Ledoyen, Robert Carlyle, Guillaume Canet. 119 min.


Sinopse: Jovem americano, em viagem no sudeste asiático, tem acesso a um mapa que identifica uma das praias mais belas e exóticas do mundo, localizada na Tailândia. Junto com um casal de franceses, ele parte para a Tailândia, e se envolve em várias aventuras, até chegar à praia e se envolver com os habitantes dela.

Comentários: A Praia foi o primeiro filme comercial do diretor de "Cova Rasa" e "Trainspotting - Sem Limites". Após os prestígios alcançados com esses filmes, o inglês Boyle penetrou em Hollywood e se uniu com um dos astros mais populares do momento, Leonardo DiCaprio. O resultado se transformou num filme de aventura, bastante movimentado e com locações turísticas e fotogênicas, com belas paisagens naturais. O roteiro de John Hodge, adaptado do livro de Alex Garland, possui temática que se assemelha um pouco com o posterior "A Vila", de M. Night Schyamalan. Claro que este "A Praia" é menos sério e mais agitado. Apesar de ser um "filme pipoca", e, portanto, diferente dos anteriores do diretor, A Praia conserva alguns elementos típicos de Boyle, tais como os pesadelos alucinógenos que o personagem de DiCaprio tem com o cadáver do homem que lhe entregou o mapa no sudeste asiático (participação especial de Robert Carlyle, um dos atores prediletos de Boyle). Além disso, chama a atenção também os tipos bizarros que compõe a praia. Eles são liderados por uma mulher (Tilda Swinton, em boa atuação), que tenta estabelecer uma sociedade justa e harmônica no local (apesar de algumas regras não garantirem total segurança). Em todo caso, A Praia é menos cerebral e mais um grande entretenimento, com muita emoção e adrenalina. Di Caprio está em forma e tem boa química com a francesa Virginie Ledoyen, que faz o interesse romântico. Bom divertimento, não desagrada o público do gênero.

Por que comprei o filme :Quando comprei a fita no Sebo do Messias, eu, talvez, era um dos poucos brasileiros que ainda não havia assistido ao filme. Afinal, levando em consideração que Leonardo DiCaprio é bilheteria garantida aqui no Brasil, é óbvio que o filme fez sucesso por aqui. Por isso, embora não tenha assistido, eu já havia lido a respeito do filme, e tive a sensação de que iria gostar, principalmente porque o diretor é bom. E foi assim. A Praia não deixa a peteca cair, tem um bom enredo e fotografia convidativa. Não precisa mais nada. Bem-vindo a América, Danny Boyle!

Nenhum comentário: