segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Globo de Ouro, SAG, Avatar...

Ontem assisti a cerimônia do globo de ouro na TNT. Eu acho um verdadeiro sarro essas premiações dos americanos, gosto de assistir para dar bastantes gargalhadas. Afinal, não se deve levar a sério esse evento (nem o SAG, nem o Oscar). Enfim, apesar disso, quero fazer alguns comentários sobre o que eu vi. Ah, sim! Vou me restringir apenas à categoria cinema, já que eu não estou muito por dentro dos bastidadores da TV e do mundo dos seriados. Mas gostei da premiação do Kevin Bacon, é um ator sempre esquecido por essas premiações. Achei legal...

Bom, todos dizem que o Globo de Ouro é uma prévia do Oscar. Para mim, não! Trata-se de uma prévia do SAG, que por sua vez, é uma prévia do Oscar. Mas se compararmos os indicados do globo com os do SAG, não mudou muita coisa. No Oscar, creio eu, não será diferente, mas esperemos o dia 05/02, a data em que a academia anunciará os indicados.

atriz coadjuvante: ganhou a desconhecida atriz negra Mo´Nique pelo filme Preciosa. Pareceu ser realmente uma excelente interpretaçao em um filme que me despertou a curiosidade. Gosto de filmes que tratam de questões sociais. Ainda assim, como não conhecia essa atriz, estava torcendo para Julianne Moore (A Single Man) e Vera Farmiga (Amor sem Escalas).

ator coadjuvante: o vitorioso foi outro ator não muito popular, o austríaco Christopher Waltz (apesar disso, ele já possui uma longa trajetória. No IMDB constam mais de 90 atuações!). Enfim, gostei da performance dele em Bastardos Inglórios, e achei o prêmio mais do que merecido. Certamente, ganhará o SAG e o Oscar também.

atriz (musical ou comédia): Meryl Streep, por Julie & Julia. Premiação mais do que óbvia, todos já sabiam. Essa talentosa atriz, recordista de indicações, não consegue ganhar um Oscar há tempos. E o golden globe semper surge como consolo. Quem sabe agora...

ator (musical ou comédia): A maior surpresa para mim foi Robert Downey Jr., por Sherlock Holmes, ganhar nessa categoria. O ator, que já teve dias ruins, ressurge como astro, e acabou levando a melhor. Eu estava imaginando que o prêmio iria para Matt Damon ( O Desinformante ) ou Daniel Day-Lewis ( Nine ). Mas gostei que Downey ganhou, embora dificilmente o ator receberá uma indicação ao Oscar.

atriz (drama): Nunca pensei que Sandra Bullock fosse levar um gonden globe como atriz dramática. Não assisti ainda ao filme O Lado Cego, que lhe deu o prêmio; mas ouço rumores positivos sobre sua atuação no filme. Estava imaginando que a atriz Gabourey Sibide, por Preciosa, seria a vencedora. Por outro lado, a única estrela das indicadas era Sandra. Portanto...

ator (drama): Todo mundo já esperava a vitória de Jeff Bridges, por Crazy Heart. Ainda assim, eu estava imaginando a vitoria de Morgan Freeman como Nelson Mandela, em Invictus. Mas gosto de Bridges, e o prêmio, sem dúvida, foi merecido.

diretor: Olha só, James Cameron por Avatar. Como ele é superestimado! Realmente, o trabalho dele é bom, mas não estava esperando que fosse o vencedor não... Se bem que não havia muita opção. A concorrente mais forte era sua ex-esposa, Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror. Aliás, um filme que já existe em DVD aqui há muito tempo. Creio que ela poderá dar trabalho a Cameron no Oscar...

filme (musical ou comédia): Quando veio para o Brasil, não dei a mínima para o vencedor dessa categoria, Se Beber, não Case. Fez bastante sucesso aqui, e muito mais nos States. Isso é percebido agora com a premiação do filme. As comédias grosseiras, definitivamente, agradam ao público. Só falta ser indicado ao Oscar...kkk...

filme (drama): Qual será??????? Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, Avatar!!!!!!!! Será que o filme merece tanto? Os meus comentaristas não me levem a mal, gostei sim de Avatar! Mas, para mim, é apenas um eplêndido e maravilhoso espetáculo visual. Conta uma história interessante, certamente, mas muito superficial; ainda prefiro Bastardos Inglórios. Por outro lado, não sei se Guerra ao Terror também mereça tanta badalação, mas poderá tirar o Oscar de Avatar. Acho que Kathryn Bigelow está sendo badalada demais também. Enfim, não vou criticar um filme que ainda não vi.

Sábado agora, 23/01, vai passar o SAG na TNT. Após a cerimônia, já vai ficar bastante evidente o que acontecerá no Oscar. Vamos ver... Abraços!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

E aí, Robson? Tudo em ordem? Por conta do meu desleixo em reponder os comentários lá no blog (ando atarefado demais, perdi um comment seu que falava sobre a troca de links entre nossos blogs). Claro que aceito, já te linkei tbm!
Sobre o Golden Globe, fiquei bem feliz com a vitória de Avatar (meu filme favorito ano passado), com o reconhecimento de Waltz, Meryl e Mo'nique. Mas por outro lado, achei o prêmio de filme comédia para The Hangover revoltante, bem como o de atriz/drama para a Sandra, num ano que temos Carey Mulligan fabulosa em Educação!
Abraços!
Passo aqui direto, agora!!!