sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Premonição 5

Há um tempo atrás, eram poucos os filmes que estreavam em versão dublada na tela grande. Normalmente, isso ocorria com desenhos animados ou filmes para a família. Agora, essa onda pegou e tudo que é filme estreia em versão dublada. Pra mim, isso é ruim pois as dublagens não são boas, e o filme soa falso. A situação piora quando se trata de filme de terror. E eu não consegui assistir Premonição 5, em sua versão original com legendas! Fazer o que? O jeito foi encarar dublado mesmo...

Bom, como já havia publicado aqui, detestei o 4, já muito desgastado, cansativo e nada original (nem nas mortes). Mas me surpreendi com essa 5ª parte dirigida pelo novato Steven Quale, que apresenta bom clima de suspense, ao deixar a plateia apreensiva nas cenas de mortes (aqui, mais interessantes, e também muito violentas!).

Em todo caso, a fórmula se repete. Um jovem tem uma premonição, na qual uma ponte desaba, e ele e seus amigos, que estariam em um ônibus que os levariam para um treinamento da empresa em que trabalham, morrem em série. Após prever isso, tira os amigos do veículo e os salva. Entretanto, como todo mundo sabe, a morte não gosta de ser enganada.

Como vocês perceberam, nenhuma novidade em relação aos filmes anteriores. Mas, o que torna Premonição 5 atraente ( se é que se pode dizer assim ) é exatamente o pânico e a adrenalina que o roteiro ( de Eric Heisserer e Jeffrey Reddick, esse último também roteirista dos 4 anteriores ) oferece no instante em que a morte "trabalha". Ou seja, o suspense aqui não é saber quem vai morrer primeiro ( pois isso fica bem evidente ), mas sim, como a pessoa vai morrer. Uma outra sacada interessante, é quando o protagonista descobre algo inédito: se você matar alguém, ou seja, entregar uma outra vida para a morte, você se torna imune! Portanto, já dá pra saber o que se deve esperar...

No elenco, não há nomes famosos, e os atores jovens são bastante apáticos ( mas não estragam ). Um deles, inclusive, é a versão teen de Tom Cruise, um certo Miles Fisher, muito parecido com o astro de Missão Impossível. Apenas os atores negros e coadjuvantes são um pouco conhecidos: Courtney B. Vance ( de "Mentes Perigosas" ) como um policial, e o eterno "Candyman" Tony Todd, que retorna no papel do legista do primeiro filme da série ( alguém se lembra? ).

Enfim, em se tratando de uma sequência, o filme supera as expectativas. Os efeitos técnicos, inclusive, são convincentes e eletrizantes; a cena do desabamento da ponte é de 1ª qualidade, e só ela já faz o filme valer. E o final apresenta uma surpresa extremamente inesperada, o que torna o suspense melhor ainda. Realmente, eu fiquei admirado ( e também entendi o retorno do personagem de Todd ). Para quem é fã do gênero, não se decepcionará de "Premonição 5", para mim, a sequência de horror mais bem-sucedida do ano! Um grande abraço para todos!

TRAILER:


Um comentário:

Gisele Cristina disse...

Sempre vou empurrada assistir um filme de terror com o Rob ! Mas desta vez tenho que admitir que adorei o filme, realmente superou todos os outros (apesar de eu ter fechado os olhos na hora das mortes)! É uma mistura de terror e suspense que vale a pena ser assistida ! Não posso deixar de falar, minha língua está coçando, no final, os personagens principais deparam-se no avião de premonição 1, da a ideia de que esta história ocorreu antes do 1 ! Me desculpem, Bjus para todos, em especial para meu maridinho que eu amo tanto e que escreve tão bem !!!