quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Missão Impossível: Protocolo Fantasma

Se existe um filme de ação espetacular a ser considerado a melhor estreia de 2011, com toda certeza esse filme se chama Missão Impossível: Protocolo Fantasma. É fato que sequências de produções do gênero, normalmente estão abaixo da média e são até cansativas! Contudo, isso não sucede com Missão 4, sem dúvida, o melhor da série (supera até o 1°!).

Tom Cruise continua em boa forma na pela do famoso agente Ethan Hunt. Dessa vez, ele precisa recuperar um código que consegue liberar armas nucleares, e que está a poder de uma assassina profissional. Esta pretende negociar o tal código com pessoas inescrupulosas, e que pretendem arrasar com tudo. Assim, Ethan Hunt e sua equipe, partem para a ação.

Concordo! Após ler a sinopse, vocês vão pensar: "Nada demais, roteiro banal e situações convencionais, e que levam ao lugar comum". De fato, o script de John Applebaum e André Nemec não prima pela criatividade; contudo, nunca se viu cenas espetaculares de ação, como as desse filme!!!! Sem contar, as belas paisagens turísticas para alguns lugares interessante do planeta, como Rússia, Índia e Emirados Árabes Unidos. A cena bastante famosa e comentada em que Cruise escala o maior edifício do mundo, em Dubai, é no mínimo, arrebatadora. E quando você pensa que essa é a única cena genial, surge a tempestade de areia no mesmo local e uma espetacular perseguição na Índia. E só de imaginar que o astro dispensou dublê em diversas cenas, o coração dispara!

Os méritos, sem dúvida, vão para o diretor Brad Bird, o produtor executivo da série animada "Os Simpsons", e também diretor de "Os Incríveis". Ou seja, há nele uma maturidade de mestre, se pensarmos que a experiência dele é direcionada apenas em animações. No elenco, fora Cruise (que melhorou a aparência, após "Encontro Explosivo", em que estava meio envelhecido), temos ainda os agentes feitos por Simon Pegg, que repete o mesmo papel que ele fez no episódio 3, e que serve como alívio cômico; Jeremy Renner, candidato ao Oscar por "Guerra ao Terror" e "Atração Perigosa", tentando conseguir estourar como o galã do momento; e Paula Patton, de "Deja Vu" e "Preciosa", como a mocinha. Há ainda, pequenas aparições de Tom Wilkinson, do galã da série Lost, Josh Holloway, e de atores que já atuaram em episódios anteriores, como Ving Rhames e Michelle Monagham. Sem contar uma vilã inesperadamente muito jovem, mas experiente, feita pela francesa Léa Seydoux, que esteve no filme do Woody Allen, "Meia-Noite em Paris".

Mesmo sabendo da facilidade que se tem hoje em dia, em baixar produções recentes pela net, asseguro que Missão Impossível: Protocolo Fantasma é o tipo de filme que tem que ser assistido pela tela grande! Em casa, perde a graça, e só vale a pena (e olhe lá) se for reprise. Caso contrário, as emoções e as adrenalinas que a película provoca quando se vê na tela do cinema não serão as mesmas. E eu fiquei com vontade assistir ao filme mais uma vez, algo raro de acontecer comigo, quando se trata desse tipo de gênero. Minha esposa também ficou impressionada com o espetáculo. Espera-se agora a "oscarização" de Missão 4 na parte técnica. Quem ainda não viu, portanto, não perca tempo. Bom divertimento!!! Abraços!

TRAILER:

Nenhum comentário: