terça-feira, 15 de setembro de 2015

O Pequeno Príncipe

 O famoso clássico literário de Antoine de Saint-Exupéry ganha mais uma nova versão cinematográfica, vinda diretamente da França, e em forma de animação.Quem comanda o espetáculo é o diretor de Kung Fu Panda, Mark Osborne.

 Diferente de outras versões, aqui o roteiro, de Irena Brignull e Bob Persichetti, faz algumas modificações na obra literária, e acrescenta o personagem da "garota", que, na atualidade, mantém contato com o aviador, que conta para ela sobre suas experiências com o pequeno príncipe do título. A menina está sendo preparada pela mãe para ser uma excelente profissional no futuro, e estuda constantemente. No entanto, ela encontra tempo para ouvir e se aventurar com as histórias sobre o príncipe que vivia em um pequeno asteróide com sua amada rosa.

 Todo o encanto e as belas passagens filosóficas e profundas que marcaram a obra de Exupéry estão presentes aqui, fazendo o espectador se emocionar e se envolver com a narrativa. A animação assume duas faces, e se assemelha com diversas produções americanas do gênero em seu aspecto técnico e na caracterização das personagens. A outra face está inserida nas memórias do aviador, ao relatar para a garota o seu encontro no deserto com o pequeno príncipe; a partir de então, a animação ganha uma forma mais rústica e simplificada propositalmente, dando a ideia de uma pintura realizada por uma criança.

 A história, contudo, se arrasta no instante em que a garota e o príncipe (em sua fase adulta) travam um duelo com os executivos, que aprisionaram todas as estrelas. Nesse momento, a ação, repleta de clichês e situações previsíveis, deixam o filme um pouco cansativo. Em todo caso, a grande essência da obra, em suas belas e poéticas frases declamadas pelo simpático personagem-título, trazem muita emoção e simpatia para esse formidável entretenimento. Por isso, torna-se uma boa alternativa, sobretudo para a nova geração que não tem muito conhecimento sobre a obra de Exupéry. Fica a dica. Abraços! 

TRAILER:

Nenhum comentário: