domingo, 2 de novembro de 2008

Ladrões de Bicicleta

( Itália 1948 ). Direção: Vittorio De Sica. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Elena Altieri, Gino Saltamerenda, Vitorio Antonucci, Giulio Chiari, Michele Sakara, Fausto Guerzoni, Carlo Jachino, Massimo Randisi, Ida Bracci Dorati. 90 min.



Sinopse: Pai de família desempregado tenta recuperar sua bicicleta vendida, já que necessita dela para o emprego que arrumou. Ao recuperá-la, sofre decepção quando ela é roubada e tenta desesperadamente encontrar o ladrão.

Comentários: Famoso clássico italiano ganhador do Oscar de filme estrangeiro (na época, chamado prêmio especial), e indicado ao Oscar de roteiro original (de Cesare Zavattini). O diretor DeSica seguiu a cartilha do realismo italiano, e nos apresentou uma obra tocante e bastante humana (interpretada por atores amadores, que tornam o filme mais humano ainda), em que deixa transparecer o individualismo e a intolerância da sociedade romana do pós-guerra. As poucas pessoas que se solidarizam com o personagem central, logo o rejeitam; Dessa forma, tem apenas o apoio do filho pequeno em sua desesperada busca atrás da bicicleta, a única possibilidade de garantir o sustento da família. O tema do desemprego, inclusive, é bastante próximo à nossa realidade, sobretudo aqui no Brasil, em que os índices de desemprego são bem altos. Diferente dos clássicos hollywoodianos, aqui existe um drama amargo e cruel, mostrando que na realidade nem sempre há possibilidades de finais felizes. O elenco amador é competente, com destaque para o garoto Enzo Staiola, que com seus olhos entristecidos, transmite emoção ao público. Ladrões de Bicicleta, sem dúvida, é um dos melhores filmes de todos os tempos!

Por que comprei o filme: Saiu na coleção : "Os Clássicos do Cinema". Ladrões de Bicileta, por ser uma das maiores histórias originais do cinema europeu, e também um dos melhores filmes já feitos, torna-se obrigatório na coleção de qualquer cinéfilo. Portanto, nem vou mencionar que é uma honra ter a fita em meu arquivo de filmes. Uma das cenas que mais emociona, é aquela em que o pai, convincentemente interpretado por Lamberto Maggiorani, incompreendido por todos, é mal tratado pelas pessoas em praça pública, e recebe apenas o afeto do filho que corre em sua defesa. Um filme obrigatório para quem ama a sétima arte e a sua contribuição para questões sociais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amado amigo.

Este filme, com toda certeza existente no mundo, é das obras primas do cinema italiano e mundial.
A cena em que o pai do menino é pego ao reaver a bicicleta roubada (dá a entender que ele também estava roubando) é de cair em lágrimas.
Preciso gravar este filme.
Sugestão para críticas:
Boa noite e boa sorte; Inimigo meu.

Abraços e parabéns,
Lê :D