terça-feira, 14 de abril de 2009

A Caligrafia da Saudade

Não sou poeta, nem intenciono ser
Nunca fiz poema, nem gosto de rimas
Nem sei o que estou fazendo
Mas estou a fazer algo por sua causa.

Te encontrei hoje abaixo de muitas coisas antigas
Teu nome é Atividades de Comunicação em Língua Portuguesa,
E você é um livro de 6ª série
Um livro bem antigo...

Em suas páginas, encontrei minha caligrafia
Caligrafia de criança de 12 anos
Ela me fez lembrar do passado
O meu passado me fez lembrar de outro passado distante.

Como é saudosa minha infância,
Lembro das brincadeiras, das travessuras
Das dúvidas, dos estudos,
Dos colegas, dos amigos.

Gostava muito da escola, onde convivia com os colegas
Mas amava o meu condomínio
Jardim Vila Europa, o nome
Local onde aproveitei a vida com meus amigos.

Os jogos de futebol,
As partidas de bilhar,
As brincadeiras de esconde-esconde,
As braçadas na piscina.

Tudo isso me veio a tona,
Por sua causa, livro.
Livro que guarda a caligrafia,
A caligrafia da minha infância.

A saudade me comove,
E eu, nessa janela estadual, escrevo minhas bobagens
Não sobre cinema, nem algo afim
Mas, sobre um tempo que nunca mais voltará.

Quero ir pra casa!

Um comentário:

Leandro Souza disse...

Maravilhoso!
Gostei muito do título - de impacto. Também sinto saudade dos tempos da despreocupação, brincadeiras, tempos em que, mesmo sendo muito pobre, não me importava com as privações que sofríamos. As crianças são puras e místicas por natureza.