sexta-feira, 1 de maio de 2009

Tróia

( EUA 2004 ). Direção: Wolgang Petersen. Com Brad Pitt, Eric Bana, Orlando Bloom, Diane Kruger, Brendan Gleeson, Brian Cox, Julie Christie, Peter O'Toole, Saffron Burrows, Rose Byrne, Sean Bean, Tyler Mane, Garrett Hedlund, Julian Glover. 163 min.



Sinopse: Na Grécia Antiga, o jovem Aquiles e seus homens lutam a favor do país na batalha de Tróia. Por outro lado, os irmãos troianos Heitor e Páris batalham até a morte na defesa de suas terras contra os gregos, e protegem a bela Helena, uma espartana que fugiu para Tróia para se casar com Páris.

Comentários: Deslumbrante e belo épico, com excelente fotografia e adequados figurinos (indicados ao Oscar). Assim como Ridley Scott havia feito em Gladiador, ao contar a história de Roma Antiga, o alemão Wolfgang Petersen envereda pelo universo grego antigo, com personagens famosos da mitologia. Como se trata de um épico de ação, espera-se que a duração do filme seja longa; e como o diretor é ninguém mais que Petersen, um especialista do gênero ação, é natural que a fita ultrapasse os 120 minutos, algo típico na carreira do diretor. O fato, é que nem vemos as horas passar, já que Tróia é um espetáculo visualmente perfeito, repleto de cenas de batalhas empolgantes. Alguns críticos massacraram o filme na época de sua estréia, pelo fato de Petersen não ter sido fiel a alguns fatos verídicos (por exemplo, o roteiro de David Benioff não explora a ligação homossexual ente Aquiles e seu primo). Em todo caso, o que vale ressaltar, é que em se tratando da arte do entretenimento, do espetáculo para massas, não há necessidade de explicitar os detalhes da época. O que importa, é que Tróia é uma fita luxuosa e impressionante (se vê na tela todo o dinheiro gasto), capaz de satisfazer os mais exigentes fãs do gênero. Quanto ao elenco, Brad Pitt parece que realmente quis se candidatar como o homem mais sexy de Hollywood, já que aparece em excelente forma física, aos 41 anos, provocando delírios no público feminino. Sua interpretação como Aquiles, contudo, é frouxa e comum. Ou seja, o que ele tem de beleza, falta de talento para interpretar. Mas ele acerta fisicamente no papel do herói grego. Ainda no elenco, Eric Bana e Orlando Bloom interpretam os irmãos troianos. Bloom, aliás, é o oposto de Pitt, e tem aparência mais frágil como o príncipe Páris. No lado feminino, a estrela é a bela Diane Kruger, no papel de Helena, uma promessa de Hollywood que ainda não disse a que veio. Mas a personagem feminina que mais chama a atenção é a troiana capturada pelos gregos, feita pela (ainda) desconhecida Rose Byrne, que é prima de Páris e Heitor. Por fim, as participações dos veteranos Peter O'Toole (o pai dos troianos) e Julie Christie (a mãe de Aquiles) incrementam mais valores para esse belíssimo épico. No fim das contas,o roteiro não é diferente de outro filme do gênero, mas a produção caprichosa de Petersen compensa algumas fracas interpretações e os clichês típicos de filmes épicos. Ou seja, vale a pena embarcar nessa.

Por que gravei o filme: Simplesmente porque é visualmente belo e perfeito. A parte técnica da fita demonstra as altas evoluções cinematográficas do padrão hollywoodiano da atualidade. Tudo isso se destaca perante as fracas interpretações do elenco jovem, e Tróia acaba se tornando um espetáculo de primeiríssima qualidade. Se não fosse isso, ou seja, se o filme de Petersen não tivesse todos esses cuidados técnicos, a fita seria banal e medíocre. Não chega a ser melhor que Gladiador, mas é tão atraente quanto. Gravado na HBO2.

2 comentários:

Leandro Souza disse...

Um tema belo da literatura par o cinema, deveria, no mínimo, ter um elenco a altura desse épico.
Apesar que admiro o Mr. Pitt, mas, nesse filme ele "falhou".
Cena de destaque: a batalha entre Aquiles e (Europa?) o irmão do príncipe.
Enfim, o filme tem suas qualidades: bela fotografia, cenários muito bonitos, atores jovens e esbeltos (sic).

Rafel Saitar disse...

O filme é realmente legal, mas não é um que eu assistiria outra vez. Uma bastou...

Mas lendo crítica, me veio à mente o Magia de Holly Wood.. não sei por quê... XD