domingo, 28 de junho de 2009

O Expresso Polar

( EUA 2004 ). Direção: Robert Zemeckis. Com Tom Hanks, Andrew Ableson, Chris Coppola, Peter Scolari, Michael Jeter, Nona Gaye, Eddie Deezen, Charles Fleisher, Steven Tyler, Leslie Zemeckis, Daryl Sabara, Andre Sogliuzzo, Jimmy Bennett, Josh Hutcherson. 115 min.



Sinopse: Na véspera do Natal, menino com dúvidas a respeito da existência do Papai Noel, embarca no famoso expresso polar, com destino ao Pólo Norte. No trem, faz amizade com uma simpática menina e um triste garotinho, e todos eles esperam conhecer o bom velhinho.

Comentários: Filme de animação natalino, produzido pela dupla Zemeckis-Hanks. É impressionante como a indústria técnica digital holywoodiana evoluiu muito, ao transformar os presonagens desse desenho animado em seres de carne e osso. Tom Hanks, inclusive, emprestou sua voz e semelhança na composição de alguns personagens, sobretudo ao do maquinista do expresso. Estranhamente, Hanks faz também o menino protagonista, com quem não tem nada a ver. Enfim, o filme apresenta boa qualidade de imagem, som e fotografia. Quanto ao roteiro, escrito pelo próprio Zemeckis e também por William Boyles Jr., adaptado do livro de Chris Van Allsburg, é propício para um filme infantil-natalino: repleto de aventuras, canções do natal e emoção na dose certa. Sem grandes novidades, portanto, mas bonitinho e agradável de assistir com toda a família, principalmente em épocas natalinas. O filme é dedicado ao ator Michael Jeter, que morreu durante as filmagens. Indicado a três Oscar: som, edição de som e canção.

Por que gravei o filme: Essa produção de Zemeckis passou na HBO em época de Natal. E como admito que gosto de produções natalinas (mesmo que tenha todos os clichês do gênero, contanto que não seja cansativo e sonolento), gravei O Expresso Polar, filme que eu já havia assistido no cinema. Além disso, eu tenho poucos longas de animação na minha videoteca, o que também facilitou na gravação desse simpático filme. Fiz questão, inclusive, de gravá-lo na versão dublada. Como não é novidade, detesto filmes dublados, mas para longas de animação eu abro uma exceção, e acredito que na maioria das vezes, as vozes dos nossos dubladores combinam com os personagens de desenhos. Por fim, os efeitos técnicos são um espetáculo a parte, garantindo um bom entretenimento.

3 comentários:

Leandro Souza disse...

Ah!, o Tom Hanks é a grande estrela deste belo filme para se assistir com a família: todos no sofá, comendo pipoca e se emocionando com o decorrer da película.
Aliás, o Mr. Hanks é um dos melhores atores, o homem é demais.

Aline Mubarack disse...

oie^^ passando aqui para ler o que você tem escrito.
Eu assisti parte do filme na TV e gostei muito, mas acabei não vendo o fim.
Eu blog é muito bom ^^

Anônimo disse...

O Expresso Polar é um filme muito bom, pois nos faz lembrar do espírito natalino!