segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do amigo

Minha prima Andréia mandou um scrap hoje, desejando feliz "dia do amigo". Eu, honestamente, fiquei surpreso, pois até havia me esquecido que existia um dia típico da amizade. Aliás, por que não? Amigos verdadeiros são jóias preciosas, são necessários e importantes na vida de todo mundo. Meus amigos, como já disse certa vez, conto nos dedos de uma mão. Podem ser poucos, mas são verdadeiros amigos. Enfim, os grandes amigos, que normalmente visitam e comentam meu blog, me conhecem, sabem meu jeito de ser, reconhecem que eu sou sincero em relação aos sentimentos de amizade, afinal, não tenho nenhum problema em dizer "adoro você meu irmão", "tu és um grande amigo", etc, e sabem também o quanto gosto deles. Enfim, em homengaem aos meus amigos, e claro, incluo aqui a minha prima também, e a todos os amigos do mundo, lanço aqui 10 filmes que falam sobre o tema da amizade:

1) Asas da Liberdade (1984), de Alan Parker. O filme mostra a amizade, quase impossível, mas que foi construída aos poucos, entre o "valentão" do colégio (Nicolas Cage) e um rapaz esquizofrênico e fascinado por pássaros (Matthew Modine). Com o passar do tempo, o personagem de Matthew, que se tornou ex-combatente do Vietnã, e que se encontra traumatizado em um sanatório militar, recebe a visita do velho amigo Cage, que tenta ajudá-lo. Um filme interessante, com dois astros em início de carreira.

2) O Carteiro e o Poeta (1995), de Michael Radford. Esse famoso filme italiano é um dos meus favoritos. Poético, alegórico e envolvente, mostra como um simplório carteiro (Massimo Troisi, falecido após os términos da filmagem) consegue se declarar à sua amada, com a influência de seu grande amigo poeta (Phillippe Noiret). Trata-se de uma beleza rara, que não se vê sempre nas telas por aí afora...

3) Curtindo a Vida Adoidado (1987), de John Hughes. Pode até parecer piada colocá-lo na lista, mas sempre admirei a amizade entre os personagens de Matthew Broderick, o famoso "Ferris Bueller" e de Allan Ruck (um ator que não deu certo). Os dois, juntos com a namorada de Broderick, feita por Mia Sara, aproveitam muito bem uma ótima tarde de um dia-de-semana comum, ao matarem aula do colégio, e se divertirem em lugares típicos de entretenimento, como restaurante, museu, piscina... Não sei explicar o porquê, mas a cena em que Ruck contempla fixamente um quadro no museu, me comove muito até hoje. Talvez porque eu me identificava muito com essa personagem, nesse filme que não cansei de assistir repetidas vezes na minha infância.

4) Os Goonies (1985), de Richard Donner. Outro filme nostálgico, que vi e revi trocentas vezes, tanto na infância, como depois de adulto. A saga do grupo de amigos pré-adolescentes que, sempre unidos, se aventuram por diversos lugares "inimagináveis", com o intuito de conseguirem localizar um navio-pirata, e encontrar diamantes para pagar a hipoteca da casa dos pais, cativou diversas platéias e gerações. O objetivo maior do grupo, conhecido por "goonies" era fazer com que a amizade prevalecesse sempre. Essa fita, que revelou alguns talentos, como Josh Brolin, Sean Astin, Martha Plimpton e Corey Feldman, foi muito marcante na minha infância.

5) Julia (1977), de Fred Zinnemann. Saindo um pouco do clube do bolinha, é bom lembrar da amizade entre mulheres que a tela já nos mostrou. Jane Fonda interpreta a escritora Lilian Hellman, que faz uma recriação de episódios reais envolvendo sua grande amiga Julia (Vanessa Redgrave, Oscar de coadjuvante), uma ativista de movimentos políticos e sociais de resistência nazista, que lutou até a morte a favor de seus ideais. Através das memórias da persoangem real, percebemos a grande amiga que Julia foi para a escritora. Sem dúvida, uma presença marcante!

6) Morango e Chocolate (1994), de Tomaz Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabío. Essa produção popular do cinema cubano, também enfoca a amizade ente dois opostos: um revolucionário e "machão" estudante de ciências sociais; e um artista dissidente e homossexual. O título já faz uma alegoria, ao se referir as preferências das personagens: enquanto o revolucionário adora sorvete de chocolate, o homossexual se delicia com o sabor mais doce do morango. Um filme, no mínimo, curioso, não apenas pela temática da amizade entre os opostos, mas também pelo seu teor crítico quanto ao sistema comunista.

7) O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1984), de Joel Schumacher. Outro filme sobre amizade coletiva. Aqui, o foco é um grupo de jovens que está prestes a ingressar na faculdade. Seus desejos, medos, angústias e excitações são expostos, enquanto tentam alcançar a maturidade. No elenco desse clássico moderno, os então novatos Rob Lowe, Demi Moore, Andrew MacCarthy, Emílio Estevez e Andie MacDowell, entre outros.

8) Romy e Michele (1997), de David Mirkin. Filme pouco conhecido, talvez nem exista em DVD. Não sei explicar, mas adoro esse filme que fala sobre a amizade das personagens do título. Romy (Mira Sorvino) e Michele (Lisa Kudrow) são amigas desde a época do colégio, e moram juntas nos dias atuais. Quando elas decidem ir àquela típica festa de reencontro do colégio, após dez anos, descobrem que são frustradas e decadentes. Ambas passam por diversas situações esquisitas e bizarras para dar a volta por cima, mas encontram apoio mútuo uma na outra. Trata-se de uma comédia, mas analiso com muita seriedade a amizade das personagens, que não são lésbicas.

9) Um Sonho de Liberdade (1994), de Frank Darabont. Essa famosa adaptação de livro de Stephen King (não esperem o sobrenatural) fala de uma singela e bonita amizade entre dois prisioneiros, interpretados pelos magníficos Tim Robbins e Morgan Freeman (indicado ao Oscar). Bastante comovente, essa película mostra que os melhores amigos da vida nem sempre são aqueles que conhecemos a muito tempo. Adoro esse filme!

10) Thelma e Louise (1991), de Ridley Scott. Vide resenha aqui nesse blog. Menciono mais uma vez, as grandes performances de Susan Sarandon e Geena Davis nos papéis-título. O filme ínspirou diversos outros sobre amizade entre mulheres, e apresenta final envolvente e inesquecível!

Essa é a minha seleção de hoje! Finalizo com um provérbio bíblico 18-24 "Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão".

Abraços!



3 comentários:

Leandro Souza disse...

Amado amigo.
Caramba, Curtindo a vida adoidado, esse filme é um clássico da sessão da tarde, rs. Muito bom!
Fico muito feliz em ter você como um sincero amigo, e, se Deus quiser, nossa amizade será eterna.
Abraços.

Rafel Saitar disse...

Tanto os Gonnies como o trio parada dura de Curtindo a Vida Adoidado sempre pareceram pra mim a idealização de um grupo de amigos perfeitos, desses que só se vêm na ficção. Hoje eu sei que, apesar de não serem inseparáveis e logo ali à mão, esse tipo de amizade existe sim, na vida real.

Um abraço, Robson, Beto, Ivan, Diego, Déa e Flávio; grandes amigos!

Unknown disse...

Amado marido e amigo,
Gostei da citação de "O carteiro e o Poeta", é um lindo exemplo de amizade, além de o filme ser maravilhoso, adoro Pablo Neruda !!! O comentário está excelente! É difícil nos dia de hoje as pessoas valorizarem a amizade, só alguém como você poderia ter escrito algo tão lindo !!! Te amo, meu eterno amigo !!! Bjuuuussss