sábado, 5 de setembro de 2009

Dia dos Pais

Há mais ou menos um mês atrás foi o dia dos pais. Na ocasião, eu já estava com essa postagem na cabeça, mas estava sem computador também. Bom, agora, próximo ao meu aniversário, resolvi postar esse texto que fala sobre dez filmes da minha coleção, que têm nas figuras paternas, os grandes heróis da sétima arte. Claro que dedico essa postagem ao meu saudoso pai, que faz muita falta na minha vida.

1) 2 Filhos de Francisco (2005), de Breno Silveira. Esse famoso campeão de bilheteria do recente cinema nacional conta a trajetória da popular dupla sertaneja, Zezé DiCamargo & Luciano. O protagonista, entretanto, é o seu Francisco do título, o pai da dupla, que foi interpretado por Ângelo Antônio. O filme narra todos os esforços e apuros que a dupla passou, desde a infância, para tirar a família da miséria. E graças ao incentivo e ao treinamento rigoroso do pai, os meninos se tornaram os grandes cantores que todo mundo conhece. Não sou fã da dupla, mas gosto muito do filme, que centraliza a narrativa nesse grande pai-coragem.

2) Um Ato de Coragem (2002), de Nick Cassavetes. Denzel Washington passa por momentos difíceis, quando seu filho de oito anos precisa urgentemente de um transplante de coração para sobreviver. Como seu plano de saúde não cobre o transplante, e após diversas tentativas frustradas para levantar o dinheiro necessário, acaba mantendo médicos e pacientes como reféns no hospital, com o intuito de negociar com a polícia a liberdade destes pela vida de seu filho. Enfim, apesar do ato criminal, mais um grande pai-coragem para a nossa galeria.

3) A Cor da Fúria (1995), de Desmond Nakano. Filme pouco conhecido, mas muito interessante, sobre o racismo às avessas. Um trabalhador branco (John Travolta) é demitido de seu emprego pelo patrão negro (Harry Belafonte), por mero preconceito racial. Para escapar do estado de miserabilidade total, e sustentar o casal de filhos pequenos e a esposa, Travolta acaba por sequestrar o patrão, nesse polêmico filme sobre conflito etnico-social. Pode-se dizer também, que é um filme sobre o sacrifício em que um pai se vê submetido, para garantir a vida dos filhos.

4) Disposto a Tudo (1994), de James L. Brooks. Outra raridade do cinema, o filme menos famoso do cineasta Brooks. Nick Nolte interpreta um ator decadente, que descobre ser pai de uma garotinha de cinco anos. A situação se complica quando ele descobre que precisa cuidar da filha, pois a mãe passará uma temporada na cadeia. A partir de então, terá de aprender o ofício da arte de ser pai. Trata-se de uma comédia dramática cativante e divertida, sobre as dificuldades de adaptação e relacionamento entre pai e filha.

5) O Império Contra-Ataca ( 1980), de Irvin Kershner. Ok, o tema desse clássico da ficção científica não é sobre paternidade, nem coisa afim. Mas, parece óbvia a inclusão desse filme na lista. Afinal, essa sequência de Guerra nas Estrelas (que não foi dirigida por George Lucas!) surpreendeu diversas plateias com uma das maiores revelações do cinema, quando o popular e carismático vilão Darth Vader anuncia para o herói: Luke, eu sou seu pai! Esse filme não poderia ficar distante da minha lista...

6) Ladrões de Bicicleta (1948), de Vittorio de Sica. Clássico do realismo italiano, esse filme (já postado aqui) é uma obra-prima da sétima arte. Mostra a trajetória de um pai de família que passa por diversos apuros, ao tentar recuperar a bicicleta que acabara de vender, pois necessita dela para trabalhar em seu novo ofício. Uma das cenas que mais emociona, é aquela em que o pai, convincentemente interpretado por Lamberto Maggiorani, incompreendido por todos, é mal tratado pelas pessoas em praça pública, e recebe apenas o afeto do filho que corre em sua defesa. Uma grande lição de vida!

7) Mr. Holland - Adorável Professor (1995), de Stepehen Herek. Ricahrd Dreyfuss interepreta um compositor que resolve trabalhar em uma escola como professor de música, temporariamente, para sustentar a esposa e o filho deficiente (por ironia do destino, surdo-mudo) e pagar o aluguel do apartamento. O contraste que pode existir entre a música (o pai) e o silêncio (o filho) é mostrado de forma singela nesse belo filme, que deu a Dreyfuss uma indicação ao Oscar de melhor ator. A cena mais comovente, é quando o pai dedica ao filho, na linguagem de libras, a canção "Beautiful Boy", de John Lennon.

8) O Pai da Noiva (1991), de Charles Shyer. O tema também abre as portas para comédias. Steve Martin, no papel título, diverte o público com os excessos de paranóia e crise emocional, ao descobrir que a única filha está prestes a casar. Diversão garantida e um pai bem-humorado, pra ninguém botar defeito.

9) Tempo de Matar (1996), de Joel Schumacher. Na racista Mississipi dos anos 60, um homem negro (Samuel L. Jackson) resolve fazer justiça com as próprias mãos, ao matar à queima-roupa, dois homens brancos que estupraram sua filha de onze anos. Filme forte e polêmico, que leva ás últimas consequências a fúria de um pai em busca de justiça. Ótima interpretação de Jackson.

10) A Vida é Bela (1998), de Roberto Benigni. Finalizo com essa popular produção italiana, dirigida e estrelada por Benigni. Ambientado na segunda guerra mundial, o filme mostra a capacidade criativa que um homem judeu desenvolve, ao tentar convencer seu filho que não existe nenhuma guerra. Com mistura de humor e tragédia, Benigni personificou um pai exemplar que, ao esconder do filho os horrores da guerra, tenta convencê-lo de que a vida é bela. Grande filme!

Paro por aqui, uma boa noite a todos. E, apesar de atrasado, feliz dia dos pais! Pai, te amo!!!!!

Um comentário:

Rafel Saitar disse...

To mal nessa lista.. só conheço - óbvio - O império contra ataca...

Que é um filmão, convenhamos :D