domingo, 8 de novembro de 2009

Dança Comigo ?

( Japão 1998 ). Direção: Masayuki Suo. Com Tamiyo Kusakari, Koji Yakusho, Naoto Takenaka, Eriko Watanabe, Yu Tokui, Hiromasa Tagushi, Reiko Kusamura, Hideko Hara, Ayano Nakamura. 118 min.


Sinopse: Homem que trabalha em escritório, cansado das rotinas matrimonial e profissional, passa a freqüentar aulas de dança, após se encantar com a jovem professora de dança do local. Aos poucos, ele começa a se apaixonar pela arte da dança e passa a freqüentar as aulas mais vezes, preocupando sua esposa que acredita que ele está tendo um caso.

Comentários: Agradável surpresa dos anos 90, Dança Comigo comprova que o Japão também consegue produzir (e muito bem) filmes comerciais, e acaba com o estereótipo falso de que o país só produz filmes de artes marciais (aliás, a nova de onda de filmes de terror já está trazendo outro estereótipo, bem diferente dos filmes de Kurosawa). O filmes é simpático, divertido e humano. Trata-se de uma deliciosa comédia em que um homem, fugindo de todos os tipos de rotinas, encara um tipo de arte que é bem repreendido pela sociedade machista do país. Ou seja, um filme anti-preconceito, bem dirigido, roteirizado (Masayuki também é autor do roteiro), interpretado e com grandes seqüências de danças. Um grande acerto. O elenco está muito bem; gosto particularmente de uma atriz chamada Eriko Watanabe, que interpreta a dançarina estressada. O filme merece ser conhecido, não só pela bonita mensagem que traz, como também porque Hollywood já o refilmou recentemente com Richard Gere, Jennifer Lopez e Susan Sarandon (parece que refilmar sucessos de terror japoneses não foi suficiente para Hollywood; Dança Comigo é a prova de que todo gênero do país pode estar sendo refilmado), e poucos conhecem o original.Mas prefiram este, bastante original, que emociona e diverte. E viva os bons momentos cinematográficos do Japão!

Por que gravei o filme: Passou na HBO, e resolvi gravá-lo após assistir a um programa do Rubens Ewald Filho, em que o crítico havia colocado o filme na lista entre os 10 melhores que estrearam nos cinemas brasileiros no ano de 1999. E não me arrependi.

Um comentário:

Leandro Souza disse...

Fiquei interessado agora. Deve ser um desses filmes que exaltam a vida, os belos momentos, e, certamente, a arte.