domingo, 1 de novembro de 2009

Tá Chovendo Hambúrguer

Longas em animação não são o "forte" da Columbia, mas admito que me diverti bastante com esse filme, que assisti ontem com a minha esposa Gisele no Shopping D. Aliás, ela estava doida para assistir a uma produção em 3D. Essa foi a oportunidade.

O título é aparentemente falso, uma vez que na trama chovem diversos tipos de alimentos, não apenas hambúrguer (esse apenas é o primeiro a cair). Enfim, o cientista Flint Lockwood vive numa pequena cidade marítima, com o pai, onde os frutos do mar são os únicos alimentos da população local. Cansado dessa rotina, Flint (conhecido por suas invenções atrapalhadas) resolve construir uma máquina que tem a capacidade de fazer chover alimentos do céu. A partir de então, hambúrgueres, pizzas, sorvetes, carnes, gelatinas, enfim toda a diversidade de alimentos começa a cair sobre a cidade, alimentando seus habitantes e causando a alegria geral. Flint passa a ser cobiçado pelo inescrupuloso prefeito, enquanto se deixa enamorar pela garota do tempo, que surge em cena para cobrir esse estranho evento. Só que as coisas fogem do controle, quando a máquina passa a produzir alimentos em excesso, que sofrem certas mutações...

Tá Chovendo Hambúrguer é um excelente entretenimento, divertido, interessante, curioso e muito engraçado. Admito que não tinha dado muita atenção para essa animação dirigida e roteirizada pela dupla Phil Lord e Chris Miller (adaptada do livro de Judi e Ron Barrett), e demorei para assistir. Mas me surpreendi, e gostei mais do que Up, filme em que depositei maiores expectativas. Aqui, como em diversas produções do gênero, alguns personagens coadjuvantes roubam a cena, como o camera-man da Guatemala, que também é médico e sabe pilotar máquinas voadoras. Além dele, o garoto propaganda da cidade, o chefe de polícia e sua família, e o pai de Flint são responsáveis pelo alívio cômico. Gostei também da mensagem, que faz referência ao descontrole humano, ao mostrar uma sociedade disposta a satisfazer suas vontades, sem se preocupar com os excessos e as consequências desastrosas que eles podem trazer.

É verdade que Tá Chovendo Hambúrguer é repleto de clichês (mesmo porque é difícil evitá-los, principalmente nesse gênero), mas eu gargalhei constantemente (teve uma hora que a Gisele teve que chamar minha atenção). Ou seja, adoro animações em longa metragem, principalmente quando elas são mais voltadas para a comédia. Recomendo a todos! Agora, eu quero ver o "Planeta 51", e a adaptação de "Alice no País das Maravilhas", novamente com o amalucado trio Tim Burton (diretor) e os atores Johnny Depp e Helena Bonham-Carter. Bom domingo!

TRAILER:

2 comentários:

Leandro Souza disse...

Ainda não o assisti. Apesar que tem algumas animações que são muito "quadradonas", porém, a história geralmente toca o coração.
Abraços amado amigo.

Rafel Saitar disse...

Fiquei imaginando toda hora o Mr. T na pele do policial, com aquele shortinho ridículo. Hilário, cara. Sem contar aquele macaco... precisava de um troço daquele pras minhas calopsitas... XD