quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Filmes natalinos

Na véspera de Natal, resolvi postar aqui 10 filmes com a temática dessa bela época. Vergonhosamente, descobri que não tenho em meu arquivo muitos filmes natalinos. Portanto, a lista que colocarei agora não indica os melhores filmes sobre essa temática. Ainda assim, listo aqui o melhor sobre o Natal que eu possuo na minha coleção:

1) O Árbitro (1994), de Ted Demme. Começo com essa bizarra comédia natalina, pouco conhecida, mas que merece ser descoberta. O que pode acontecer quando um ladrão resolve assaltar uma casa, em plena véspera de Natal, e acaba interrompendo uma discussão matrimonial? Pois é, os problemas pioram quando entra em cena toda a família do casal, e que estão bem longe de serem pessoas calmas e tranquilas. Com roteiro original e divertido, O Árbitro destaca também as excelentes interpretações de Kevin Spacey e Judy Davis (como o casal), e Denis Leary, como o assaltante. Vale conferir!

2) Um Dia de Louco (1994), de Nora Ephron. Outra comédia natalina bacana é essa refilmagem de filme francês, que ficou inédito em nossos cinemas. Ephron mostra um painel de personagens paranóicos e nervosos, tentando alcançar a felicidade na noite de Natal. Repleta de canções natalinas e diversas situações engraçadas, a produção conta ainda com grande elenco: Steve Martin, Rita Wilson, Juliette Lewis, Adam Sandler, Anthony LaPaglia e Madeline Kahn. Outro filme para ser descoberto!

3) Enquanto Você Dormia (1995), de Jon Turtletaub. Comédia romântica que aproveitou o estrelato de Sandra Bullock, que estava surgindo como a estrela do momento. É a velha história da Cinderela "encalhada", que sonha em encontrar o príncipe encantado e ser feliz para sempre. Na falta de um, o príncipe surge na pele dos irmãos interpretados por Peter Gallagher e Bill Pullman. Ah, sim! Evidentemente, esse conto de fadas se passa no Natal.

4) O Expresso Polar (2004), de Rober Zemeckis. Uma encantada e sensível produção infantil que conta sobre toda a magia do Natal, enfatizando o maior mito da época: o Papai Noel. Agradável para crianças e adultos, este talvez seja o filme mais apropriado sobre o tema que possuo.

5) A Felicidade não se Compra (1946), de Frank Capra. Mas, também não posso esquecer, que possuo o clássico dos clássicos sobre filmes natalinos, essa super produção de Capra, que todo mundo conhece, e se emociona constantemente. A história do pai de família mal-sucedido (feito pelo soberbo James Stewart) que, na véspera de Natal, tenta o suicídio, mas é salvo por um anjo da guarda, que lhe mostra como seria sua cidadezinha se ele não tivesse existido, encantou diversas gerações. A frase-chave também fez muito sucesso: "Nenhum homem é pobre quando tem amigos". Enfim, um filme sempre recomendável.

6) Um Homem de Família (2000), de Brett Ratner. Mas, se você não suporta filmes antigos, então você pode saborear os diversos derivados que o filme de Capra originou. Um deles, é este Um Homem de Família, em que um anjo negro mostra, na noite de Natal, para o arrogante e milionário executivo Nicolas Cage, como seria sua vida, se tivesse se casado com a antiga namorada da faculdade, vivendo na simplicidade de um homem da classe média. Ou seja, uma forma diferente, e atualizada, de contar a mesma ideia do roteiro de A Felicidade não se Compra.

7) Mensagem Para Você (1998), de Nora Ephron. Não é filme sobre Natal, mas se passa nessa epóca. Uma típica comédia romântica de Tom Hanks e Meg Ryan, num filme singelo e agradável, que fez bastante sucesso nos cinemas.

8) Na Roda da Fortuna (1994), de Joel e Ethan Coen. Os irmãos Coen produziram essa esquecida, e totalmente bizarra, comédia natalina de época. O filme faz uma crítica ao mundo da propaganda e marketing, quando, no Natal anos 40, um idiota interpretado por Tim Robbins, inventa o brinquedo mais revolucionário do momento, e que atrai diversas crianças: o bambolê! Enfim, uma agradável surpresa para aqueles que procuram algo diferente no subgênero. No elenco, há ainda boas performances de Paul Newman e Jennifer Jason-Leigh.

9) Simplesmente Amor (2003), de Richard Curtis. Diversas estórias paralelas de muitos personagens se cruzam no Natal, nessa deliciosa comédia romântica de grande sucesso. Além de ser um agradável divertimento, o charmoso elenco merece destaque: Emma Thompson, Hugh Grant, Liam Neeson, Laura Linney, Rodrigo Santoro e Rowan Atkinson, só para citar alguns.

10) Sintonia de Amor (1993), de Nora Ephron. Fecho com mais um filme da "adoradora" do Natal, Nora Ephron. Sintonia de Amor dispensa comentários, devido a sua extrema popularidade. Temos mais uma vez, o casal Tom Hanks-Meg Ryan descobrindo o amor na noite de Natal. Ninguém resiste a uma reprise!

Bom, tentarei caprichar minha listagem no próximo Natal. Por enquanto, é isso. Quero agradecer a todos os meus leitores e leitoras, amigos e amigas, à minha completamente amada esposa, e desejar um excelente Natal para todos. Que os objetivos de todos possam ser concretizados com sucesso. Eu já estou correndo atrás dos meus, e vou conseguir (com a ajuda de Deus), já que o homem tende à felicidade. Antes do ano se encerrar, ainda postarei mais alguma coisa. Enorme abraço para todos!!!

Um comentário:

Rafel Saitar disse...

Faltou aquele que eu to doido pra rever, com o Bill Murray, se não me engano, recontando a obra de Dickens Um Conto de Natal. Não me lembro o nome, mas é muito bom.