terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Amor Sem Escalas
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Globo de Ouro, SAG, Avatar...
Bom, todos dizem que o Globo de Ouro é uma prévia do Oscar. Para mim, não! Trata-se de uma prévia do SAG, que por sua vez, é uma prévia do Oscar. Mas se compararmos os indicados do globo com os do SAG, não mudou muita coisa. No Oscar, creio eu, não será diferente, mas esperemos o dia 05/02, a data em que a academia anunciará os indicados.
atriz coadjuvante: ganhou a desconhecida atriz negra Mo´Nique pelo filme Preciosa. Pareceu ser realmente uma excelente interpretaçao em um filme que me despertou a curiosidade. Gosto de filmes que tratam de questões sociais. Ainda assim, como não conhecia essa atriz, estava torcendo para Julianne Moore (A Single Man) e Vera Farmiga (Amor sem Escalas).
ator coadjuvante: o vitorioso foi outro ator não muito popular, o austríaco Christopher Waltz (apesar disso, ele já possui uma longa trajetória. No IMDB constam mais de 90 atuações!). Enfim, gostei da performance dele em Bastardos Inglórios, e achei o prêmio mais do que merecido. Certamente, ganhará o SAG e o Oscar também.
atriz (musical ou comédia): Meryl Streep, por Julie & Julia. Premiação mais do que óbvia, todos já sabiam. Essa talentosa atriz, recordista de indicações, não consegue ganhar um Oscar há tempos. E o golden globe semper surge como consolo. Quem sabe agora...
ator (musical ou comédia): A maior surpresa para mim foi Robert Downey Jr., por Sherlock Holmes, ganhar nessa categoria. O ator, que já teve dias ruins, ressurge como astro, e acabou levando a melhor. Eu estava imaginando que o prêmio iria para Matt Damon ( O Desinformante ) ou Daniel Day-Lewis ( Nine ). Mas gostei que Downey ganhou, embora dificilmente o ator receberá uma indicação ao Oscar.
atriz (drama): Nunca pensei que Sandra Bullock fosse levar um gonden globe como atriz dramática. Não assisti ainda ao filme O Lado Cego, que lhe deu o prêmio; mas ouço rumores positivos sobre sua atuação no filme. Estava imaginando que a atriz Gabourey Sibide, por Preciosa, seria a vencedora. Por outro lado, a única estrela das indicadas era Sandra. Portanto...
ator (drama): Todo mundo já esperava a vitória de Jeff Bridges, por Crazy Heart. Ainda assim, eu estava imaginando a vitoria de Morgan Freeman como Nelson Mandela, em Invictus. Mas gosto de Bridges, e o prêmio, sem dúvida, foi merecido.
diretor: Olha só, James Cameron por Avatar. Como ele é superestimado! Realmente, o trabalho dele é bom, mas não estava esperando que fosse o vencedor não... Se bem que não havia muita opção. A concorrente mais forte era sua ex-esposa, Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror. Aliás, um filme que já existe em DVD aqui há muito tempo. Creio que ela poderá dar trabalho a Cameron no Oscar...
filme (musical ou comédia): Quando veio para o Brasil, não dei a mínima para o vencedor dessa categoria, Se Beber, não Case. Fez bastante sucesso aqui, e muito mais nos States. Isso é percebido agora com a premiação do filme. As comédias grosseiras, definitivamente, agradam ao público. Só falta ser indicado ao Oscar...kkk...
filme (drama): Qual será??????? Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, Avatar!!!!!!!! Será que o filme merece tanto? Os meus comentaristas não me levem a mal, gostei sim de Avatar! Mas, para mim, é apenas um eplêndido e maravilhoso espetáculo visual. Conta uma história interessante, certamente, mas muito superficial; ainda prefiro Bastardos Inglórios. Por outro lado, não sei se Guerra ao Terror também mereça tanta badalação, mas poderá tirar o Oscar de Avatar. Acho que Kathryn Bigelow está sendo badalada demais também. Enfim, não vou criticar um filme que ainda não vi.
Sábado agora, 23/01, vai passar o SAG na TNT. Após a cerimônia, já vai ficar bastante evidente o que acontecerá no Oscar. Vamos ver... Abraços!!!!
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
A Última Ceia
( EUA 2001 ). Direção: Marc Forster. Com Billy Bob Thornton,
Sinopse: Agente penitenciário e racista, após a execução de um homem negro, se envolve com a viúva do executado, também negra, que acabou de vivenciar duas tragédias. Juntos, tentam encontrar um sentido na vida.
Por que comprei o filme: Foi uma grata surpresa encontrar esse filme no Sebo do Messias da Praça da Sé, à preço de banana. É claro que na era do DVD, os vídeos perderam seus destaques e os preços caíram; todavia, há vídeos que ainda têm seus valores elevados, e seria o caso desse. Mas, graças ao despercebimento de muitos vendedores, comprei esse grande filme pelo valor de R$2,00. E, além do mais, Halle Berry está ótima. É uma pena que algumas atrizes, após ganhar um Oscar, fazem péssimas escolhas de atuações. E foi o que aconteceu com essa atriz, que só tem feito filmes comerciais de ação ,e parece não ter lido bons roteiros. Vamos torcer para o seu triunfal retorno!