segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro

Olá! Depois de uma ausência de quase dois meses, estou de volta. E nada melhor do que um retorno agradável, com um filme interessante, inteligente e repleto de reviravoltas. Não imaginava que a sequência do fenômeno Tropa de Elite pudesse ser tão boa; afinal, sequências geralmente são fracas (principalmente no Brasil, em que há poucas continuações) e o 1° parecia ser imbatível. Enfim, inesperadamente esse segundo filme é melhor que o original. Ponto para o cineasta José Padilha e para o roteirista Bráulio Montovani.

Bom, aqui o capitão Nascimento (o insubstituível Wagner Moura ), após uma falha de comando no BOPE, passa a trabalhar agora como sub secretário da inteligência. A partir daqui, ele começa a perceber os esquemas de corrupção entre o governo e a polícia ( o que explica o subtítulo ), com os traficantes dos morros carioca. E descobre que esses últimos são menos perigosos. Ao tentar controlar a situação, coloca em risco a vida de seu filho adolescente Rafael ( Pedro Van Held), de sua ex-esposa Rosane ( Maria Ribeiro ) e do deputado Diogo Fraga ( Irandhir Santos ), com quem tem conflitos ideológicos, e que agora está casado com Rosane.

Em ano eleitoral, foi uma sacada brilhante do roteiro em trazer essa crítica ácida contra as promessas que são feitas, estrategicamente, contra a violência. Mais que isso, funciona como um alerta à sociedade, ao mostrar as ciladas que são criadas pelo governo ( o filme deixa bem claro que a trama é uma ficção, e não baseada em fatos reais; ainda assim, custa a acreditar ). O espectador, ao se envolver com o filme, se encontra numa situação tremendamente assustadora e bastante próxima da realidade. Outra vez, ponto para Padilha, que se consagra como um dos melhores cineastas de nosso país.

O elenco também se destaca, principalmente um ator desconhecido chamado Sandro Rocha, no papel do corrupto major Russo, e o hilário André Mattos, como "um Datena candidato a deputado". Os atores André Ramiro e Milham Cortaz voltam com os seus papeis do episódio anterior, e Seu Jorge faz uma participação especial como um traficante. Mas o melhor ator do filme, sem dúvida, é Wagner Moura, cada vez mais convincente e magnífico, e convencendo ser um dos melhores atores do cinema brasileiro, ao lado de Selton Mello.

Também é interessante a união de pontos de vistas distintos a favor de um bem maior. O capitão Nascimento é contra qualquer tipo de criminalidade e deixa bem claro que bandido merece o pior de todos os castigos; por outro lado, seu oponente, o deputado Fraga, é a favor dos direitos humanos, e critica o sistema carcerário. No entanto, ambos se aliam ao descobrir os verdadeiros esquemas não bem intencionados, promovidos pelo governo. Outro ótimo recurso do roteiro que, de propósito, traça uma trilha falsa no começo, mas depois explicita seus objetivos.

Enfim, se o primeiro filme criticava, não só o tráfico de drogas como também o usuário, esse aqui tem um inimigo maior e mais poderoso: o próprio governo. Por isso, é um filme brilhante e corajoso. Uma pérola rara do nosso cinema, não percam Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro.

TRAILER:

Um comentário:

Leandro Souza disse...

O filme é muito bom mesmo! A fotografia está perfeita, o Wagner Moura já se tornou um artista de rara e alta estirpe.
Após assistir a película senti-me triste: este sistema além de insustentável é muito difícil (ou, impossível) de ser combatido.