sábado, 5 de fevereiro de 2011

Incontrolável

Após várias críticas positivas acerca do filme mencionado, fui vê-lo no cinema com a minha esposa Gisele. Não é muito comum um filme de ação ser aceito pela crítica como sucedeu aqui; além disso, o trailer chamou minha atenção, e o diretor Tony Scott é um grande especialista do gênero. Por isso, fui conferir. Resumindo, não foi a minha primeira decepção, e nem será a última.

Não quero dizer que seja um filme ruim. Nem reclamo dos clichês do gênero proporcionados pelo roteiro de Mark Bomback, afinal se o filme cumpre seu objetivo, os clichês são bem-vindos. Mas não é tão eletrizande e surpreendente como exagerou a crítica brasileira; em alguns momentos, é até cansativo.

Bom, o astro Denzel Washington interpreta um maquinista que precisa deter um trem, carregado de cargas explosivas, que perdeu o controle e saiu em disparada pelos trilhos, cortando várias cidades dos Estados Unidos. Denzel conta com a ajuda do maquinista inexperiente, interpretado por Chris Pine (um novo ator que Hollywood almeja transformar em astro, e que eu não conhecia. Ele fez "Diário da Princesa 2" e "Sorte no Amor", entre outros). Os obstáculos que surgem são diversos, inclusive uma locomotiva repleta de crianças em excursão escolar, que corre o risco de bater de frente com o tem incontrolável. Ainda assim, a dupla de astros tem o apoio da chefe de sistemas ferroviários (creio que esse deve ser o nome), interpretada pela mulata Rosario Dawson, "Sin City - A Cidade do Pecado" que tenta rastrear o trem pela sala de controles.

Enfim, pela sinopse, já percebemos os elementos nada originais que encontramos em qualquer produção semelhante. O que me causou grande decepção foi o fato de eu ter sido enganado pelo trailer. Eu imaginava que a ação seria concentrada no trem que transporta as crianças, era esse que eu imaginava ser o incontrolável do filme. Em outras palavras, comprei o ingresso com a falsa certeza de que eu assistiria a um "Velocidade Máxima dos trilhos". Um grande equívoco de minha parte!

Porém, o filme não é ruim. Tem muitos momentos impactantes de tirar o fôlego, mas não é a grande película de ação do ano, como sugere a crítica brasileira. Quando a câmera começa a mostrar, paralelamente, a discussão entre os responsáveis pela segurança ferroviária, o filme torna-se chato e cansativo. No entanto, também não aborrece e acaba sendo um razoável entretenimento, sobretudo pela competente edição de som que torna o espetáculo mais prazeroso, em assistir Incontrolável na tela grande. Ah, por mais inacreditável que possa parecer, o filme é baseado em fatos reais. Vale uma espiada, mas sem entusiasmos. Até!

TRAILER:


Nenhum comentário: