segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As Aventuras de Pi

 Para começar o ano nada melhor do que assistir na tela grande um filme, ao mesmo tempo, leve e eletrizante. E foi o que sucedeu no primeiro dia de 2013, em que conferi essa fantástica aventura com a Gisele, e o casal Larissa e Diogo, minha sobrinha e namorado. E acertamos em cheio na escolha: é o típico filme que se assiste em dia de ano novo.

 Ang Lee, o diretor, é realmente sensacional. Já dirigiu produções de gêneros bastantes distintos entre si, e demonstra que entende de tudo. Aqui, ele transporta para a tela a literatura deYann Martel (adaptada por David Magee), e foi feliz nessa investida! Afinal, o conjunto da obra é classe A: direção de arte, fotografia, edição de som, efeitos especiais e sonoros. Tudo funciona! E o jovem desconhecido Suraj Sharma demonstra muito talento como o protagonista Pi Patel.

 O garoto, inclusive, se vê em apuros quando a embarcação que levava ele e sua família da Índia para o Canadá afunda em pleno Oceano Pacífico. Ele consegue se salvar em uma jangada na companhia de alguns animais (afinal, seu pai era tratador de um zoológico, e os animais também estavam na embarcação). Aos poucos, por conta de fatores diversos, os animais não sobrevivem ao naufrágio, com exceção de Richard Parker, um tigre de bengala extremamente feroz. A partir de então, Pi tentará conviver pacificamente com o tigre na jangada, ao mesmo tempo em que anseia por terra firme.

 Uma aventura fantasiosa repleta de obstáculos e superações. O instante em que nossos heróis encontram uma ilha deserta, e carnívora, repleta de suricatos, já faz o filme valer. Claro que não se deve levar a sério a tentativa de convivência entre um garoto e um animal selvagem. Na realidade, provavelmente, quem tentasse essa façanha, não iria sobreviver. Em todo caso, não podemos nos esquecer de que se trata de uma obra fantástica da literatura oriental. E bastante simbólica, aliás. Afinal, a "pequena arca de Noé" de Pi, possui personagens que podem simbolizar outros (isso é bem aproveitado na parte final da projeção).

 Num elenco de poucos nomes famosos, o indiano Irrfan Khan ( de "Quem Quer Ser um Milionário?" e "O Fantástico Homem Aranha") interpreta o Pi adulto; Tabu, uma estrela bastante popular na Índia, faz a mãe do garoto; o inglês Rafe Spall ( de "Um Bom Ano" e "Prometheus" ) interpreta o escritor para quem Pi conta suas aventuras (em papel que originalmente seria de Tobey Maguire); e o veteraníssimo Gérard Depardieu tem uma interessante participação como o cozinheiro do navio.

 Creio que As Aventuras de Pi estará presente em algumas indicações ao Oscar 2013. Não creio que estará entre os melhores filmes, mas certamente terá destaque entre as indicações técnicas. Enfim, um filme simbólico, poético e admiravelmente bonito. Gostei, e recomendo. Abraços! E feliz 2013!!!

TRAILER:

Nenhum comentário: