quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

OSCAR 2013 - INDICADOS

 Finalmente, foram anunciados os indicados ao OSCAR 2013. Até esse instante em que aqui escrevo, não sei informar os indicados na parte técnica, mas os principais eu já tenho aqui em mente. Como de costume, falarei das seis categorias que julgo as mais importantes: filme, diretor, ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante. Como hábito também, detalharei mais sobre os atores indicados.

 Dessa vez, contudo, estarei fazendo uns comentários adicionais agora, sobre quem não foi indicado. Como ator, esqueceram de John Hawkes, que esteve bastante presente em diversas premiações. Ele está no filme As Sessões, que eu ainda não vi, em uma interpretação bastante elogiada. Como atriz, deixaram de fora Marion Cotillard, que está excelente em Ferrugem e Osso, e a veterana Helen Mirren por Hitchcock. Ambas também estiveram presentes em diversas premiações. Como ator coadjuvante, o maior esquecimento foi o do Leonardo DiCaprio, por Django Livre. Se bem que a Academia costuma rejeitar DiCaprio, então já era de se esperar essa ausência. E como atriz coadjuvante não houve esquecimento. Afinal, Judi Dench, Maggie Smith e Nicole Kidman não mereciam mesmo serem indicadas. São atrizes soberbas, óbvio, mas já tiveram interpretações mais marcantes.

 Como diretor, a surpresa foi muito maior. Eram praticamente certas as indicações de Ben Affleck (Argo) e Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura). Não tê-los visto entre os cinco finalistas foi surpreendente ao extremo! E Quentin Tarantino, por Django Livre, também tinha chances para indicações, mas acabou ficando de fora (embora esteja presente como melhor filme e roteiro). Em todo caso, gostei das surpresas, e essa categoria foi a mais interessante justamente por isso (logo logo falarei dos outros três que foram colocados no lugar desses que eu apontei). E, quanto a melhor filme, creio que não houve nenhum esquecimento, e sim algumas surpresas. Afinal, foram 9 indicados. Quanto a filme estrangeiro, como já é de conhecimento de todos, o Brasil ficou de fora mais uma vez. Mas lembraram do nosso vizinho Chile (vizinho de continente, pois não faz fronteira com nosso país, hehehe...) com o interessante No. E na categoria filme de animação estava tudo previsível e interessante também. Esqueceram apenas de Hotel Transilvânia, que eu adorei, mas que não fez tanto sucesso por lá mesmo. Bom, agora vou detalhar os indicados.

 FILME:

 Dos nove indicados, eu já assisti cinco: LINCOLN, que parece ser o grande favorito, embora eu o tenha achado apenas didático, e bastante cansativo; ARGO, com uma cena de avião eletrizante, mas também muito didático e para poucos; INDOMÁVEL SONHADORA, surpresa na categoria, bonito e diferente, mas com poucas chances; AMOR, co-produção franco-austríaca também indicado como filme estrangeiro, também bonito, mas com maiores chances na outra categoria mencionada; e AS AVENTURAS DE PI, que eu coloquei recentemente no meu blog, e que até o momento, é o meu favorito. Mas parece que nenhum deles vai assustar Lincoln. Os outros quatro são: os já esperados A HORA MAIS ESCURA, da toda poderosa e esquecida como diretora, Kathryn Bigelow; o musical já, também já esperado como finalista OS MISERÁVEIS; o faroeste badalado do Quentin Tarantino DJANGO LIVRE, e a surpresa O LADO BOM DA VIDA. Esse filme já tinha expectativa de indicações em outras categorias, mas não melhor filme. E por se tratar de um produto da "marketeira" Miramax, creio que será o maior rival de Lincoln... Vamos aguardar!

DIRETOR:

 Foram indicados, na ordem alfabética por sobrenome, MICHAEL HANEKE (por Amor), uma das grandes surpresas na categoria. Diretor veteranos de diversos filmes bons, nunca foi indicado antes. Gostei muito de vê-lo na lista!; ANG LEE (por As Aventuras de Pi), já aguardado como indicado, e já vencedor de Oscar. Dificilmente ganhará outro nesse momento...; DAVID O. RUSSELL (por O Lado Bom da Vida). A indicação dele também é um tanto inesperada, pois seu nome não estava entre os cinco melhores em outros festivais, mas é o filme do momento nos EUA. Quem sabe...?; STEVEN SPIELBERG (por Lincoln). Ok, Spielberg já ganhou OSCAR demais! Mas, parece que vai ganhar de novo...; e BENH ZEITLIN (por Indomável Sonhadora), outra grande surpresa, fiquei muito feliz! Quem ainda não conhece o filme, vale a pena vê-lo! É muito bom!

 ATOR:

 BRADLEY COOPER, 38 anos, 1ª indicação. Concorre pelo já mencionado diversas vezes, O Lado Bom da Vida. Esse ator que já foi eleito como o homem mais sexy do mundo, o que pra mim é um exagero ridículo e assustador, nunca foi um grande intérprete. Mas agora chegou o seu momento. O paparazzi é tanto que eu não acho difícil que ganhe... Mas, eu preciso ver o filme.

 DANIEL DAY-LEWIS, 55 anos, 5ª indicação. Foi indicado antes por Meu Pé Esquerdo (1989, ganhou), Em Nome do Pai (1993), Gangues de Nova York (2002) e Sangue Negro (2007, ganhou). Sempre como ator principal. E agora concorre por Lincoln. Já ganhou duas vezes, por isso pode ser que não ganhe. Porém, também parece ser favorito. Será que ganhará de novo? Em todo caso, ele está esplêndido no filme!

 HUGH JACKMAN, 44 anos, 1ª indicação. Ele concorre por Os Miseráveis, e tem recebido muitos elogios, por isso também tem chances de ganhar. Além do mais, é uma figura muito simpática em Hollywood. Inclusive, já foi mestre de cerimônia do OSCAR,certa vez. Enfim, também não vi o filme até o momento...

 JOAQUIN PHOENIX, 38 anos, 3ª indicação. Foi indicado antes por Gladiador (2000, coadjuvante) e Johnny & June (2005, principal). Agora concorre por O Mestre. Nunca ganhou, e creio que ainda não será dessa vez. E diferente de Jackman, esse tem fama de antipático. Em todo caso, deixou de ser apenas "o irmão" do já falecido River Phoenix, e tem talento. Também não assisti ainda...

 DENZEL WASHINGTON, 58 anos, 6ª indicação. Foi indicado antes por Um Grito de Liberdade (1987, coadjuvante), Tempo de Glória (1989, coadjuvante, ganhou), Malcolm X (1992, principal), Hurricane - O Furacão (1999, principal) e Dia de Treinamento (2001, principal, ganhou). Agora concorre por O Voo. Ele já ganhou duas vezes, e não ganhará agora sua terceira estatueta. Esse filme eu assisti, e digo que a indicação dele foi exagerada. Denzel atua muito bem, como sempre, mas não está nada esplêndido. Creio que a indicação teve o mérito do carisma do ator, apenas.

ATRIZ:

JESSICA CHASTAIN, 35 anos, 2ª indicação. Foi indicada antes no ano passado, como coadjuvante, por Histórias Cruzadas, e agora concorre por A Hora Mais Escura. Essa moça já está se tronando estrela, tem muita popularidade e está em tudo quanto é filme. Não assisti ainda o filme pelo qual ela foi indicada, mas creio que ainda não ganhará.

JENNIFER LAWRENCE, 22 anos, 2ª indicação. Foi indicada antes no ano retrasado por Inverno da Alma, também como protagonista. Essa, de fato, é a nova estrela de Hollywood, e concorre por o superestimado O Lado Bom da Vida. Parece ser a favorita essa estrela de Jogos Vorazes e X-Men.

EMMANUELLE RIVA, 86 anos, 1ª indicação. Foi a maior surpresa encontrar essa veteraníssima francesa entre as cinco finalistas. Concorre por Amor, onde está estupenda. Se houvesse justiça, ela iria ganhar. Uma pena que isso tem poucas chances de ocorrer. Afinal, já é senhora e estrangeira. Mas valeu a indicação, merecidíssima!

QUVENZHANÉ WALLIS, 9 anos, 1ª indicação. O maior recorde do momento! A atriz mais nova indicada nessa categoria. Ela concorre pelo ótimo Indomável Sonhadora. Olha, é muito difícil encontrar por aí uma interpretação mirim humana, natural e madura. Foi uma grata surpresa encontrar a menina na lista! Mas não vai ganhar...

NAOMI WATTS, 44 anos, 2ª indicação. Foi indicada antes em 2003 por 21 Gramas, como principal. Tem uma interpretação comovente em O Impossível, filme em que foi indicada. Como Riva e Wallis têm poucas chances, torço pra ela. Mas creio que não será dessa vez... Uma pena!

ATOR COADJUVANTE:

 ALAN ARKIN, 77 anos, 4ª indicação. Foi indicado antes por Os Russos Estão Chegando (1966, principal), Por Que Tem Que Ser Assim? (1968, principal) e Pequena Miss Sunshine (2006, coadjuvante, ganhou). E agora concorre pelo popular filme de Ben Affleck, Argo. Atua bem no filme, mas ele já fez muita coisa melhor. Creio que não ganhará de novo. Enfim, a indicação é merecida.

ROBERT DeNIRO, 69 anos, 7ª indicação. Foi indicado antes por O Poderoso Chefão 2 (1974, coadjuvante, ganhou), Taxi Driver - Motorista de Táxi (1976, principal), O Franco Atirador (1978, principal), O Touro Indomável (1980, principal, ganhou), Tempo de Despertar (1990, principal) e Cabo do Medo (1991, principal). E depois de 21 anos, é indicado novamente por O Lado Bom da Vida. Obviamente, é uma das figuras mais respeitáveis de Hollywood. E, embora já tenha ganho duas vezes, tem muitas chances, tanto por que está no filme do momento, quanto pelo seu retorno às premiações. Tudo pode ser...

PHILIP SEYMOUR HOFFMAN, 45 anos, 4ª indicação. Foi indicado antes por Capote (2005, principal, ganhou), Jogos do Poder (2007, coadjuvante) e Dúvida (2008, coadjuvante). Agora concorre por O Mestre. O filme, que eu ainda não vi, é bastante badalado. Mas, creio que ele tem poucas chances...

TOMMY LEE JONES, 66 anos, 4ª indicação. Foi indicado antes por JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar (1991, coadjuvante), O Fugitivo (1993, coadjuvante, ganhou) e No Vale das Sombras (2007, principal). Agora é a vez de Lincoln, onde domina em algumas cenas. Uma excelente interpretação, vamos ver se ganha novamente.

CHRISTOPH WALTZ , 56 anos, 2ª indicação. Foi indicado antes em 2009, também como coadjuvante, por Bastardos Inglórios, e ganhou! Dessa vez, concorre por outro filme de Tarantino, Django Livre, que eu ainda não vi. Mas, o que ouço, é que Waltz, tal como no filme anterior, rouba a cena. Em todo caso, o OSCAR ganho é muito recente para ele ser vitorioso novamente.

ATRIZ COADJUVANTE:

 AMY ADAMS, 38 anos, 4ª indicação. Foi indicada antes por Retratos de Família (2005), Dúvida (2008) e O Vencedor (2010), sempre como coadjuvante, e nunca ganhou. Agora é a vez de O Mestre. Não sei quais são as chances de Adams, mas eu ficaria muito feliz se ela ganhasse, pois é uma das estrelas do momento em Hollywood, bastante competente, com muitas indicações e nenhum OSCAR. Poderia ser agora, mas as concorrentes dela têm mais chances.

 SALLY FIELD , 66 anos, 3ª indicação. Foi indicada antes por Norma Rae (1979) e Um Lugar no Coração (1984), em ambas as vezes foi indicada como principal e ganhou. Agora concorre por Lincoln, onde domina em algumas cenas. Assim com DeNiro, trata-se do retorno de uma grande estrela, às premiações. Por isso, tem muita chance!

 ANNE HATHAWAY, 30 anos, 2ª indicação. Foi indicada antes por O Casamento de Rachel, em 2008, como principal. Agora, em Os Miseráveis, ouço rumores de que ela seja a favorita. Bom, como é jovem estrela em Hollywood, e como está se tornando hábito da Academia em premiar jovens estrelas, creio que as chances delas são altas!

 HELEN HUNT, 49 anos, 2ª indicação. Foi indicada antes em 1997 por Melhor é Impossível, e ganhou. Agora, concorre por As Sessões, em que ela está sendo bastante aclamada em tudo que é festival. Uma grande atriz, torço por ela, embora não tenha visto o filme ainda.

 JACKI WEAVER, 65 anos, 2ª indicação. Foi indicada antes em 2010 por Reino Animal, também como coadjuvante. O filme é O Lado Bom da Vida, que, quem já chegou até aqui, sabe que é um dos favoritos a estatueta. Já Weaver, creio que tem poucas chances em uma lista em que três de suas concorrentes parecem ser as favoritas. Mas sua indicação foi uma das surpresa, com certeza!

 Bom, é isso aí. O que eu pude perceber, enquanto escrevia, é que a categoria ator coadjuvante é formada por ganhadores da estatueta. Por isso, enquanto não ocorreu o SAG e o Globo de Ouro, creio que seja a categoria mais concorrida. Enfim, a cerimônia ocorrerá no dia 24/02/2013. Por favor, assistam na TNT, pois a Rede Globo vai transmitir pela metade por conta daquele lixo chamado Big Brother Brasil. Af....... Bobagens a parte, que vençam os melhores!!!! Até mais!!!!


Nenhum comentário: