quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

OSCAR 2016 - Indicados

Como é de praxe, todo ano eu comento sobre os indicados ao OSCAR nas 6 categorias principais: filme, diretor, ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante. Dessa vez, sinto-me orgulhoso de ter assistido aos oito filmes indicados na categoria principal, e por isso tenho mais informações sobre eles. Antes de mais nada, quero fazer menção a um fato muito bacana: a animação brasileira "O Menino e o Mundo" está entre os cinco finalistas na categoria melhor animação. Mesmo sendo o azarão num grupo onde "Divertida Mente" domina (e é justo), já fico feliz com esse reconhecimento, principalmente porque, de novo, o Brasil não está na categoria filme estrangeiro. Bom, vamos aos indicados:

FILMES

 BROOKLYN: Essa foi a surpresa entre os indicados. A produção é estilosa, e capricha nos figurinos, cenários, reconstituição de época. A história é boitinha e encantadora, daquelas que atrai mais ao público feminino, e a indicação foi merecida sim.Mas, provavelmente, é o azarão entre os nomeados, já que sua repercussão tem sido bem discreta. Mas eu tenho simpatia pelo filme.

 A GRANDE APOSTA: Aqui está um filme que foi crescendo aos poucos, e ainda está em ascensão. A maior polêmica é saber defini-lo enter drama ou comédia. Na verdade, seu conteúdo é bastante satírico, e o filme fala sobre corrupção, envolvendo grandes bancos americanos. A ideia é excelente, e o tom de crítica, perfeito. Porém, o filme é muito chato, interminável, confuso, e de pouco interesse para as plateias brasileiras. Creio que aqui passará em branco. Em todo caso, o filme tem seus méritos, conforme seu tema relevante e pertinente. E apesar do crescimento, não é o favorito.

 MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA: Quem poderia imaginar que uma fita de ação, blockbuster mesmo, e ainda por cima, sequência de uma grande cinessérie estaria entre os finalistas? E digo mais: com chances altas de ser o filme do ano! Até o momento, foi o vencedor do National Board of Review e do Chicago Film Critics Association Awards, o que o coloca entre os favoritos. E diga-se de passagem: tecnicamente falando, é a melhor produção cinematográfica do ano! Em todo caso, penso que falta um pouco de conteúdo no roteiro, já que tudo é frenético, acelerado, paranóico.... Mas seria bacana ter uma continuação do gênero como melhor filme (acho que isso não acontece desde "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei").

 PERDIDO EM MARTE: Apesar do esquecimento de seu realizador, Ridley Scott, entre os cinco finalistas na categoria direção (o que chocou!), essa ficção científica bem humorada (mas séria) é interessante, tanto no aspecto técnico, como na história. Um belo filme, mas pelo jeito, suas chances diminuíram. Por enquanto, ganhou apenas o globo de ouro como melhor comédia ou musical (!?!?!?!?!?!).

 PONTE DOS ESPIÕES: Temos aqui mais um bom Spielberg em excelente forma, contando uma história intrigante sobre espionagem. No entanto, está longe de ser o blockbuster típico do diretor de "Jurassic Park" e "Indiana Jones", assim como também não é uma história dramática como "A Lista de Schindler" ou "O Resgate do Soldado Ryan". Mas é uma produção muito bem realizada, que certamente não está enter os favoritos, já que o próprio Spielberg também foi deixado de lado na categoria de direção.

 O QUARTO DE JACK: Se eu pudesse votar, para mim esse é o melhor do ano. Bem contado, dirigido, surpreendente, com ótimo roteiro e excelentes atuações. Mas é um filme pequeno, modesto, tem poucas chances, e infelizmente, está entre os azarões. Mas é um filme que eu recomendo, e vai uma dica, tente saber o menos possível da sinopse, para ter riscos com possíveis "spoilers".

 O REGRESSO: Se existe um filme entre os indicados que voltou a crescer depois de uma queda, é este "O Regresso", após a vitória no globo de ouro como filme em drama. E, realmente, é uma produção que surpreende, é um blockbuster com uma narrativa que faz refletir, e tem tema mais ou menos semelhante com o "Perdido em Marte", a sobrevivência do homem no espaço. Agora, é observar as demais tendências das premiações que antecedem ao Oscar para saber suas reais chances. Meu palpite é o de que não ganha. Vamos ver...

 SPOTLIGHT - SEGREDOS REVELADOS: Por fim, tem essa produção com cara de favorita, pois tem faturado muitos prêmios: Gotham Awards, Boston Society of Film Critics AwardsLos Angeles Film Critics Association AwardsNational Society of Film Critcs Awards. Inesperadamente, não ganhou o globo de ouro. Em todo caso, trata-se de um filme denúncia, o que já ganha a simpatia dos jornalistas americanos, e a fita já foi comparada com o clássico do gênero dos anos 70, "Todos os Homens do Presidente". Mas, apesar do tema polêmico e curioso, falta ação para a história, e tudo é feito de forma ágil e direta, sem emoção, com personagens que não estimulam o público torcer ou se identificar com eles. Enfim, não gostei muito. Ainda assim, parece ser o filme do momento.

 DIRETORES

 Os cinco indicados foram: Lenny Abrahamson ( O Quarto de Jack), Alejandro Gonzalez Iñarritu ( O Regresso), Thomas McCarthy ( Spotlight - Segredos Revelados ), Adam McKay ( A Grande Aposta ) e George Miller ( Mad Max: Estrada da Fúria ). Desses, Abrahamson e McKay, os dois menos populares, surpreenderam, pois não estavam entre os mais cotados. McCarthy, por Spotlight, concorre pelo filme aparentemente favorito, mas ele próprio não ganhou nada até agora, o que é mal sinal. Iñarritu acabou de ganhar o globo de ouro, e isso pode significar algo; porém, ele ganhou o Oscar ano passado, por Birdman, e dificilmente a Academia premia a mesma pessoa por dois anos consecutivos. Por fim, George Miller tem ganhado muito prêmio: Los Angeles Film Critics Association AwardsChicago Film Critics Association Awards. Outro nome que tem confirmado presença constante em festivais, Todd Haynes, por "Carol", não foi indicado aqui; e outro esquecimento imperdoável foi o de Ridley Scott, por "Perdido em Marte".

 ATORES

 Bryan Cranston: 59 anos, 1ª indicação. Concorre por "Trumbo". Cranston é um veterano pouco conhecido, que atua mais como caodjuvante no cinema. Por outro lado, tem destaque na tv, com a série "Breakind Bad". Quando começaram as especulações sobre OSCAR 2016, ele estava enter os mais cotados; Depois, porém, foi caindo, e agora voltou ao topo. Em todo caso, creio que ela seja o azarão do quinteto.

 Matt Damon: 45 anos, 3ª indicação. Foi indicado antes por "Gênio Indomável" (1997, principal) e "Invictus" (2009, coadjuvante). Concorre agora por "Perdido em Marte". Ele atua bem como o astronauta Mark Watney, e por essa atuação, ganhou o globo de ouro de ator em comédia ou musical, além do National Board of Review. Mas não creio que vença.

 Leonardo DiCaprio: 41 anos, 5ª indicação. Foi indicado antes por "Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador" (1993, coadjuvante), "O Aviador" (2004, principal), "Diamante de Sangue" (2006, principal) e "O Lobo de Wall Street" (2013, principal). Agora concorre por "O Regresso", e aparentemente é o favorito. Se ganhar, o prêmio será merecido, já que sua interpretação dramática surpreende muito. Até o momento, faturou o Boston Society of Film Critics Awards, o Chicago Film Critics Association Awards e o globo de ouro.

 Michael Fassbender: 38 anos, 2ª indicação. Foi indicado antes por "12 Anos de Escravidão" (2013, coadjuvante). O filme do momento é "Steve Jobs", em que ele interpreta o personagem título, e sua interpretação está sendo badalada. Ele ganhou o Los Angeles Film Critics Association Awards, e tem alguma chance. Seu maior adversário, sem dúvida, é o Leonardo DiCaprio.

 Eddie Redmayne: 34 anos, 2ª indicação. Foi indicado antes por "A Teoria de Tudo" (2014, principal), e ganhou. Pela segunda vez consecutiva, Redmayne consegue ser finalista e foi indicado por "A Garota Dinamarquesa". Ele interpreta o personagem título, ou seja, um homem que quer mudar de sexo. Acho a interpretação dele caricata, mas ele tem seus defensores. Em todo caso, não ganhará de novo tão cedo...

ATRIZES

 Cate Blanchett: 46 anos, 7ª indicação. Foi indicada antes por "Elizabeth" (1998, principal), "O Aviador" (2004, coadjuvante, ganhou!), "Notas Sobre Um Escândalo" (2006, coadjuvante), "Elizabeth: A Era do Ouro" (2007, principal), "Não Estou Lá" (2007, coadjuvante) e "Blue Jasmine" (2013, principal, ganhou!). Agora, concorre por "Carol". Cate é a atriz do momento desde o início dos anos 2000, e como se percebe, é constantemente indicada ao Oscar. Já ganhou duas vezes, e certamente ganhará mais vezes ainda, mas não será agora, em que ela atua divinamente como sempre, mas não é a favorita.

 Brie Larson: 26 anos, 1ª indicação. Concorre pelo filme "O Quarto de Jack". Apesar de não ser estreante, Larson é um nome pouco popular, e tem a chance do momento de se tornar estrela em Hollywood. Sua interpretação é magistral, e ela parece ser a favorita a estatueta. Até o instante, ganhou o National Board of Review, o Chicago Film Critics Association Awards e o globo de ouro.Ou seja, se ganhar, será merecido!

 Jennifer Lawrence: 25 anos, 4ª indicação. Foi indicada antes por "Inverno da Alma" (2010, principal), "O Lado Bom da Vida" (2012, principal, ganhou!) e "Trapaça" (2013, coadjuvante). Agora concorre por "Joy: O Nome do Sucesso", filme pelo qual ganhou o globo de ouro de atriz em comédia ou musical. Trata-se de um papel forte e popular, daqueles com quem o público feminino se identifica e torce, estilo "Erin Brockovich". E Jennifer domina o espetáculo, evidentemente. Porém, mesmo sendo a estrela entre as indicadas, creio que seja a azarona do grupo.

 Charlotte Rampling: 70 anos, 1ª indicação. Ela concorre por "45 Anos". Por mais estranho que possa parecer, essa brilhante e veterana atriz inglesa, bastante popular, e com muitos papéis de destaque em sua carreira, apenas agora recebe sua indicação ao Oscar. Afinal, ela atua com mais frequência em produções de circuito alternativo, mais fitas de arte. Está soberba no filme, e já ganhou muitos prêmios: o Boston Society of Film Critics Awards, o Los Angeles Film Critics Association Awards e o National Society of Film Critcs Awards. Poderia ser a favorita, se tivesse sido indicada às principais prévias do Oscar, as ficou de fora tanto do globo de ouro, quanto do sindicato de atores. Mas seria justo e formidável sua vitória.

 Saoirse Ronan: 21 anos, 2ª indicação. Foi indicada antes por "Desejo e Reparação" (2007, coadjuvante). Agora concorre por "Brooklyn". Essa ex-atriz mirim tem interpretação correta e segura nesse belo filme de época. Por ele, já ganhou o New York Film Critics Circle Awards, e até pode ter alguma chance. Mas não será fácil vencer...

ATORES COADJUVANTES

 Christian Bale: 42 anos, 3ª indicação. Foi indicado antes por "O Vencedor" (2010, coadjuvante, ganhou!) e "Trapaça" (2013, principal). Agora concorre por "A Grande Aposta". Na verdade, difícil saber se seu personagem deveria ter sido classificado como protagonista ou coadjuvante. Em todo caso, Bale dá um show de interpretação, e demonstra ser um ator bastante versátil. Em categoria sem franco favorito até o instante, ele pode ter alguma chance sim.

 Tom Hardy: 38 anos, 1ª indicação. Concorre por "O Regresso", e surpreendeu ter sido indicado, já que ficou de fora de outros festivais. É o ator do momento em Hollywood, e foi o "Mad Max". Não sei se leva, mas fica difícil saber se é o azarão do grupo.

 Mark Ruffalo: 48 anos, 3ª indicação. Foi indicado antes por "Minhas Mães e Meu Pai" (coadjuvante, 2010) e "Foxcatcher - Uma História Que Chocou o Mundo" (coadjuvante, 2014). Dessa vez, concorre por "Spotlight - Segredos Revelados". Ruffalo, assim como todo o elenco desse filme, tem desempenho profissional e correto. Porém, também assim como seus colegas de elenco, nada marcante. Por isso, acho difícil ganhar.

 Mark Rylance: 56 anos, 1ª indicação. Concorre pro "Ponte dos Espiões". Esse ator britânico fez pouco cinema, já que atua com mais frequência no teatro. Aqui, tem bom desempenho, e está faturando muitos prêmios: New York Film Critics Circle AwardsBoston Society of Film Critics Awards e National Society of Film Critcs Awards, o que pode colocá-lo como provável favorito na categoria. O que eu não gosto, no entanto, é que seu personagem no filme tem bastante destaque, mas vai perdendo o brilho durante a projeção. Em todo caso, sem dúvida, é um grande ator.

 Sylvester Stallone: 69 anos, 2ª indicação. Foi indicado antes por "Rocky - Um Lutador" (1976, principal). Stallone retorna agora ao papel de Rocky, no filme "Creed: Nascido Para Lutar", e pelo mesmo papel, recebe sua segunda nomeação ao Oscar (só que dessa vez, fora do ringue). Para um ator massacrado constantemente pela crítica, Stallone se sai muito bem, demonstra maturidade como ator, e tem possibilidades de ganhar. Até o momento, venceu o National Board of Review e o globo de ouro. Agora é aguardar: será que ele ganha?

ATRIZES COADJUVANTES

 Jennifer Jason Leigh: 54 anos, 1ª indicação. Concorre por "Os Oito Odiados". Apesar de ser veterana, e de ter tido popularidade como estrela nos anos 80 e 90, apenas agora Jennifer tem sua chance ao Oscar. Ela atua muito bem no papel da prisioneira Daisy Domergue, e até pode ter alguma chance de ganhar, numa categoria, até o momento, sem franca favorita. Ela ganhou o National Board of Review, e é para quem eu torço.

 Rooney Mara: 30 anos, 2ª indicação. Foi indicada antes por "Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres" (2011, principal). Agora concorre por "Carol", um filme em que ela poderia concorrer como protagonista. Ela saiu vitoriosa no festival de Cannes, mas tem estado esquecida nos mais recentes festivais. Ainda assim, também tem chances de ganhar, numa interpretação contida e discreta.

 Rachel McAdams: 37 anos, 1ª indicação. Concorre por "Spotlight - Segredos Revelados". Rachel é uma das queridinhas do momento em Hollywood, e já protagonizou diversos filmes, sobretudo comédias românticas. Certamente, é boa atriz. Mas não está nada excepcional no filme em que foi indicada (na verdade, mais culpa da personagem que da atriz). Por isso, creio que ela seja a azarona entre as finalistas.

 Alicia Vikander: 27 anos, 1ª indicação. Concorre por "A Garota Dinamarquesa". Essa atriz sueca é a estrela do momento, já que está em tudo quanto é filme. Sua interpretação tem sido muito bem avaliada pela crítica e público. No entanto, o filme pelo qual ela está sendo premiada não é esse, mas sim "Ex-Machina: Instinto Artificial". Nessa fita, A Garota Dinamarquesa, ela, na verdade, é mais protagonista que coadjuvante. Enfim, pela popularidade que tem, pode ser que ganhe; por outro lado, por ser indicada pelo filme errado, pode ficar de mãos abanando.

 Kate Winslet: 40 anos, 7ª indicação. Foi indicada antes por "Razão e Sensibilidade" (1995, coadjuvante), "Titanic" (1997, principal), "Íris" (2001, coadjuvante), "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" (2004, principal), "Pecados Íntimos" (2006, principal) e "O Leitor" (2008, principal, ganhou!). Agora concorre por "Steve Jobs". Kate é formidável, além de ser figura constante ao Oscar. Já ganhou como protagonista, mas não como coadjuvante; e pode ser agora! Até o momento, venceu apenas o globo de ouro, e não se sabe se ela é de fato a favorita, pois as principais premiadas nessa categoria, não foram indicadas ao Oscar(!). Por isso, tudo pode acontecer!

 Ufa, terminei... O resultado final vai demorar muito para sair, apenas no dia 28/02. Enquanto isso, tentem assistir aos filmes indicados, e façam suas apostas. Ah, sim, apenas o apelo que eu faço sempre: assistam pela internet ou pelo canal de tv  a cabo TNT. Não vejam pela Rede Globo, pois ela é expert em desrespeitar o público, e apresentar a cerimônia pela metade, simplesmente, um ato deselegante e mal educado. Fica a dica. Abraços!














Nenhum comentário: