terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Minha Mãe é Uma Peça 2: O Filme

 Algo que tem dado certo no cinema brasileiro e arrecadado muito dinheiro nas bilheterias são as comédias. Desde "Se Eu Fosse Você", em 2006, a fórmula está funcionando, mesmo a inspiração sendo nas comédias pipocas norte americanas. E sequências fazem sucesso maior ainda, o que explica o bom tempo em cartaz nas salas de cinema do filme "Minha Mãe é Uma Peça 2".

 Além disso, comédias protagonizadas por especialistas em humor são aplaudidas pelo público. E Paulo Gustavo repete o popular papel de Dona Hermínia, a dona de casa atarefada, que também apresenta um programa na tv. Aqui, ela vive em pé de guerra com o casal de filhos, o rapaz sexualmente confuso, e a menina que sonha em ser atriz. Também vive uma saia justa com o ex-marido, que não para de assediá-la. Para piorar, recebe a visita da irmã escandalosa, que acaba de chegar de Nova York. Assim, Dona Hermínia tenta levar a vida, mesmo se estressando constantemente.

 Pela sinopse, pode perceber que tudo é desculpa esfarrapada para Paulo Gustavo improvisar e dar o seu show no estilo "stand-up". E, graças a isso, o diretor (que agora é César Rodrigues, substituindo André Pellenz) consegue obter excelentes êxitos, já que a plateia gargalha constantemente nas tiradas dele, principalmente ao colocar um contexto regional em falas irônicas que transparecem a velha rivalidade existente entre as duas principais metrópoles do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo. Tudo isso, parte da criatividade do próprio Paulo Gustavo, autor do roteiro ao lado de Fil Braz.

 Outro fato interessante é que em fitas com homens interpretando papéis femininos, espera-se caricatura esteriotipada nos trejeitos e caras e bocas. Bom, isso acontece, claro, mas Paulo evita os excessos e tenta, no ponto de vista que se trata de uma comédia, deixar sua Dona Hermínia mais humana; e até que ele consegue esse feitio.

 O elenco é basicamente o mesmo do original, Patrícia Travassos e Alexandra Richter como as irmãs, Hérson Capri como o ex-marido, Rodrigo Pandolfo e Mariana Xavier como os filhos, a veterana Suely Franco como a tia idosa... Tem até uma participação bacana da apresentadora Fátima Bernardes como ela mesma.

 Assim como eu havia feito com "Meu Passado Me Condena 2", aliás outra comédia protagonizada por um ator de "stand-up", Fábio Porchat, eu assisti a esta sequência sem ter a assistido ao "Minha Mãe é Uma Peça 1". E admito que gostei, é um antídoto formidável contra qualquer tipo de mau humor. Por isso, vale a pena conferir e prestigiar nossos humoristas brazucas, competentes na arte de fazer rir. Abraços!

TRAILER:

Nenhum comentário: