terça-feira, 24 de janeiro de 2017

OSCAR 2017 - INDICADOS

 Finalmente saíram os indicados ao OSCAR 2017. Dessa vez, sabe-se lá por qual motivo, demoraram muito para divulgar os indicados; afinal, costumam-se divulgar as listas no começo ou no meio de janeiro, e não no fim como foi dessa vez. Bom, como de hábito aqui no blog, apenas vou me detalhar às seis categorias principais: filme, diretor, ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.
 FILME:

 Esse ano foram nove os indicados: o eletrizante drama de guerra Até o Último Homem; a ficção científica reflexiva A Chegada; o drama racial Estrelas Além do Tempo; outro filme com temática racial, Cercas; o querido musical, e obviamente favorito, La La Land - Cantando Estações; o interessante e original Lion - Uma Jornada Para Casa; o pesado Manchester à Beira-Mar, também um dos favoritos; outro favorito na disputa, Moonlight - Sob a Luz do Luar, também com tema racial; e o policial western A Qualquer Custo.

 DIRETOR:

 Quanto a essa categoria, dos cinco candidatos, três já eram previsíveis, e são os favoritos: Danien Chazelle (La La Land - Cantando Estações), Barry Jenkins (Moonlight - Sob a Luz do Luar) e Kenneth Lonergan (Manchester À Beira Mar). Todos eles jovens e com poucos filmes no currículo, o que é interessante. Os outros dois são: Mel Gibson (Até o Último Homem) e Dennis Villeneuve (A Chegada), ambos com menos chances.

 ATOR:

 Casey Affleck: 41 anos, 2ª indicação. Foi indicado antes como coadjuvante por "O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford". Agora concorre por "Manchester à Beira-Mar". Bom, Casey está ganhando praticamente tudo o que é festival, e provavelmente, irá ganhar também o Oscar. Não assisti ao filme ainda, por isso não posso julgar. Contudo, não gosto muito desse ator. 

 Andrew Garfield: 33 anos, 1ª indicação. Concorre por "Até o Último Homem", em que esse jovem franzino tem surpreendete atuação no papel do médico que, na 2ª Guerra Mundial apenas está na batalha para salvar vidas. É um trabalho bem feito, e a indicação é merecida.

 Ryan Gosling: 36 anos, 2ª indicação. Concorreu antes, também como principal, por "Half Nelson" (2006). Agora foi indicado por "La La Land: Cantando Estações". Certamente, esse bom ator está sendo muito badalado por concorrer pelo grande filme do ano. Tem boa atuação como o pianista apaizonado por jazz, mas provavelmente esse é um Oscar que La La Land não fatura.

 Viggo Mortensen: 58 anos, 2ª indicação. A indicação anterior foi em 2007, também principal, por "Senhores do Crime". Dessa vez, atua como o "Capitão Fantástico", um hippie de meia idade que aprende a levar a vida na selva, com seus diversos filhos. Ele tem um bom momento em cena, e seria bacana se ganhasse, o que não irá acontecer.

 Denzel Washington: 62 anos, 7ª indicação. Indicação anteriores foram "Um Grito de Liberdade" (1987, coadjuvante), "Tempo de Glória" (1989, coadjuvante, ganhou!), "Malcolm X" (1992, principal), "Hurricane - O Furacão" (1999, principal), "Dia de Treinamento" (2001, principal, ganhou!) e "O Voo" (2012, principal). Agora é a vez de "Cercas", que ele também dirigiu, e tem excelente atuação. É o veterano de Oscar da categoria, e mesmo sendo excepcional, parece que a estatueta será mesmo de Casey.

ATRIZ:

 Isabelle Huppert: 63 anos, 1ª indicação. Concorre pelo curioso e envolvente "Elle". É inadmissível e difícil de aceitar que essa que é uma das maiores estrelas da França, senão de todo o cinema, com diversas atuações surpreendentes, nunca tenha sido indicada ao Oscar antes. E ela está sempre em constante atividade. Agora é hora de reparar o erro, e espero que ela vença. Não é exatamente favorita, mas já ganhou muitos prêmios esse ano, incluindo o Globo de Ouro. Minha torcida é dela.

 Ruth Negga: 35 anos, 1ª indicação. Essa atriz negra da Etiópia não é exatamente novata (atua desde 2004 em papéis menores) e recebe aqui sua primeira chance pelo filme "Loving". A indicação dela surpreendeu um pouco, já que tanto ela quanto o filme andaram meio esquecidos nas premiações. Talvez seja o nascimento de uma estrela. De qualquer maneiras, as chances são pequenas.

 Natalie Portman: 35 anos, 3ª indicação. Foi indicada antes por "Closer - Perto Demais" (2005, coadjuvante) e "Cisne Negro" (2010, principal, ganhou!). Agora é indicada por "Jackie", biografia de Jacqueline Kennedy. Está entre as favoritas, e é muito querida em Hollywood. Porém, como já ganhou antes, talvez seja mesmo a vez de Huppert. Mas está no páreo, e obviamente, é uma ótima atriz.

 Emma Stone: 28 anos, 2ª indicação. A nomeação anterior foi em 2014, como coadjuvante, por "Birdman". Agora é a vez de "La La Land: Cantando Estações". Muito querida em Hollywood, é a estrela do momento. Atua muito bem no musical como a atriz sem sorte na vida. Pode até ter alguma chance, mas o páreo está difícil.

 Meryl Streep: 67 anos, 20ª indicação. Indicações anteriores foram para "O Franco Atirador" (1978, coadjuvante), "Kramer vs. Kramer" (1979, coadjuvante, ganhou!), "A Mulher do Tenente Francês" (1981, principal), "A Escolha de Sofia" (1982, principal, ganhou!), "Silkwood - Retrato de Uma Coragem" (1983, principal), "Entre Dois Amores" (1985, principal), "Ironweed" (1987, principal), "Um Grito no Escuro" (1988, principal), "Lembranças de Hollywood" (1990, principal), "As Pontes de Madison" (1995, principal), "Um Amor Verdadeiro" (1998, principal), "Música do Coração" (1999, principal), "Adaptação" (2002, coadjuvante), "O Diabo Veste Prada" (2006, principal), "Dúvida" (2008, princiap), "Julie & Julia" (2009, principal), "A Dama de Ferro" (2011, principal, ganhou!), "Álbum de Família" (2013, principal) e "Caminhos da Floresta" (2014, coadjuvante). Agora é indicada por "Florence: Que Mulher é Essa?". Ufa, cansei! Afinal, o que é Oscar sem Meryl Streep? Quase nada! Vida longa a ela! Será indicada ainda mais vezes, mas não ganhará novamente agora. Em todo caso, fica aí o registro de uma personalidade extraordinária, felizmente na ativa.

ATOR COADJUVANTE:

 Mahershala Ali: 43 anos, 1ª indicação. Concorre por "Moonlight - Sob a Luz do Luar", e é o grande favorito, pois está ganhando quase todos os prêmios. É desconhecido ainda, ambora seja um grande ator. Em todo caso, seu papel no filme fica até a metade, e depois sai de cena sem maiores esclarecimentos. Ela não ganhou o globo de ouro, o que não é bom sinal. Mas ainda segue com o favoritismo.

 Jeff Bridges: 67 anos, 7ª indicação. Indicações anteriores foram para "A Última Sessão de Cinema" (1971, coadjuvante), "Cidade das Ilusões" (1974, coadjuvante), "Starman - O Homem das Estrelas" (1984, principal), "A Conspiração" (2000, coadjuvante), "Coração Louco" (2009, principal, ganhou!) e "Bravura Indômita" (2010, principal). Agora é a vez de "A Qualquer Custo", em que faz um destemido policial. Ele é muito querido pela imprensa, e ganhou alguns prêmios. Pode até surpreender, mas não será fácil.

 Lucas Hedges: 20 anos, 1ª indicação. Concorre por "Manchester à Beira Mar", e já foi apontado como a revelação do ano. Como o filme está sendo bastante prestigiado, o garoto pode ter alguma chance. Em todo caso, já tem o esteriótipo de novo galã.

 Dev Patel: 26 anos, 1ª indicação. Concorre por "Lion: Uma Jornada Para Casa". Esse britânico, de origem indiana, após o sucesso de "Quem Quer Ser um Milionário?", começou a fazer muitos filmes em Hollywood. Não acreidto que tem muitas chances, mas o filme está fazendo boa carreira entre os críticos.

 Michael Shannon: 42 anos, 2ª indicação. Foi indicado antes, também como coadjuvante, por "Foi Apenas Um Sonho" (2008). Agora é indicado por "Animais Noturnos", onde atua brilhantemente como um policial vítima de câncer. Apesar da pouca idade, tem aparência de veterano e um grande domínio em cena. Seria bacana se ganhasse, mas acho pouco provável.

ATRIZ COADJUVANTE:

 Viola Davis: 51 anos, 3ª indicação. Foi indicada antes por "Dúvida" (2008, coadjuvante) e "Histórias Cruzadas" (2011, principal). O filme da vez é "Cercas", em que o mais provável seria indicação como atriz principal. Em todo caso, têm ótimas chances de vencer, o que será bárbaro, já que essa é uma das grandes atrizes do momento, e que só depois dos 40 teve chances maiores.

 Naomie Harris: 40 anos, 1ª indicação. Concorre por "Moonlight - Sob a Luz do Luar", numa interpretação humana e magistral. Pode ser que ganhe também, o que seria justo para uma atriz que, mesmo tendo uma estrada, ainda não tem tanta popularidade.

 Nicole Kidman: 49 anos, 4ª indicação. Foi indicada antes por "Moulain Rouge - Amor em Vermelho" (2001, principal), "As Horas" (2002, principal, ganhou!) e "Reencontrando a Felicidade" (2010, principal). Agora, pela primeira vez como coadjuvante, concorre por "Lion: Uma Jornada Para Casa". Apesar de ser uma das estrelas máximas de Hollywood, tem poucas chances de vencer, embora seja uma atriz excelente.

 Octavia Spencer: 46 anos, 2ª indiação. A indicação anterior ocorreu com "Histórias Cruzadas" (2010), também coadjuvante, e ganhou. Agora ela foi lembrada pelo filme "Estrelas Além do Tempo", representando o grande elenco soberbo da fita, pois foi a única indicada. Logicamente, ela é sensacional. Mas tem pouca probabilidade de vencer de novo.

 Michelle Williams: 36 anos, 4ª indicação. Indicações anteriores foram para "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005, coadjuvante), "Namorados Para Sempre" (2010, principal) e "Sete Dias Com Marilyn" (2011, principal). Agora concorre pelo superestimado "Manchester à Beira-Mar". Embora tenha pouco tempo em cena no filme, está entre as prováveis favoritas, ao lado de Viola e Naomie. Além disso, é estrela do momento em Hollywood, o que pode favorecê-la.

 Pronto, aqui estão os principais indicados. O resultado conheceremos no dia 26/02. Quem for assistir pela tv, veja pela TNT, que é ótimo. Ou então assistam pela internet. Eu jamais recomendaria a Rede Globo, e nem poderei mesmo, poruqe o Oscar cairá no Carnaval. Até lá!

Nenhum comentário: