sexta-feira, 8 de setembro de 2017

It - A Coisa

 Finalmente a tão aguardada adaptação para cinema de uma das obras mais importantes do escritor Stephen King chegou aos cinemas. Já existiu uma popular adaptação para a tv em forma de minissérie no início da década de 90, que fez bastante sucesso nas videolocadoras aqui do Brasil. Agora chegou para a tela grande a primeira parte, estrelada por um grupo de crianças.

 Como muitos sabem, o livro é imenso (mais de 1000 páginas). Por isso, resolveram dividi-lo em dois filmes; o segundo, com os protagonistas já adultos, ainda não tem elenco definido nem data de estreia. Agora, essa primeira parte, adaptada por Chase Palmer, Cary Fukunaga e Gary Dauberman, e dirigida por Andy Muschietti (de "Mama"), conta com um elenco afinado de jovens desconhecidos, mas que transmitem verdade em cena.

 Comparado com a série do momento, "Stranger Things", o filme é ambientado no fim da década de 80 (aliás, boa reconstituição de época) na interiorana cidade do Maine. De uma hora para outra, crianças começam a sumir misteriosamente. Quando o mesmo acontece com o irmãozinho de Billy, ele e seu grupo de amigos (caracterizados como "os perdedores") partem para a investigação. Até que se deparam com o sinistro e demoníaco palhaço Pennywise, o responsável pelo assassinato das crianças, e que pretende roubar a alma de Billy e sua turma.

 A faixa etária do filme até poderia ser de 12 anos, já que há muita aventura e um gosto de nostalgia da boa infância, através das brincadeiras e aventuras dos garotos, com direito a boa trilha sonora rock/pop e muito alívio cômico. Claro, como nem tudo é perfeito, há também muito bullying, já que os garotos são insistentemente perseguidos por um grupo de "valentões". No entanto, as aparições tremendamente assustadora do palhaço Pennywise, com muitas cenas que surpreendem e amedrontam, impedem que pessoas com menos de 18 anos tenham acesso ao filme nas salas de cinema.

 O trabalho do diretor e dos roteiristas na adaptação do livro do mestre do horror é notável , e o resultado é um longa envolvente e aterrorizante. São diversas as sequências que ficam na memória e o público nem sente passar a longa projeção (duas horas e quinze minutos).  Destaque para a cena do sangue que jorra da pia do banheiro, e da perseguição do vilão, como um leproso, a um dos garotos no jardim de uma casa abandonada.

 O nome mais famoso do elenco é o do sueco Bill Skarsgaard, filho do veterano Stellan Skarsgaard, e que atuou em filmes como "A Série Divergente: Convergente" e "Atômica". O Pennywise dele consegue ser muito mais horripilante e assustador que o de Tim Curry na já mencionada minissérie de tv; e olha que Curry já era bem demoníaco! Os demais atores, como dito antes, são desconhecidos, mas bons: Jaeden Lieberher, Jeremy Ray Taylor, Finn Wolfhard, Chosen Jacobs, Jack Daylan Grazer e Wyatt Oleff. Ah, sim, há também uma garota no grupo, Sophia Lillis, uma das que mais se destaca na história por sinal.

 Espero que a segunda parte seja de alto nível, como sucedeu aqui. Trata-se de uma adaptação decente, longe de ser fiel nos mínimos detalhes (o que seria impossível, pelo tamanho da obra), mas muito bem realizada e interpretada. A introdução, com o diálogo do palhaço dentro do bueiro com um garotinho, já dá mostras do que se verá pela frente. Barra pesada, mas também tocante. Vale a pena. Abraços!

TRAILER:

Nenhum comentário: