sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A Torre Negra

 Nos cinemas, uma nova adaptação de livro de Stephen King (adaptada por Akiva Goldsman, Jeff Pinker, Anders Thomas Jensen e o próprio diretor, o dinamarquês Nikolaj Arcel), A Torre Negra é uma série composta por 8 livros, e se constitui como a saga mais popular da literatura de King. O primeiro volume foi lançado no fim dos anos 70, mas apenas agora conseguiu uma versão cinematográfica.

 Bom, como leitor do mestre do terror e do suspense, eu admito que adaptar "A Torre Negra" não é uma tarrefa fácil. Justamente por isso, muitos fãs bombardearam o filme. Afinal, o que temos é uma adaptação livre, que na verdade, incrementa mais ação e aventura para a narrativa; ou seja, se fosse uma adaptação nas entrelinhas, o ritmo seria mais lento, já que o primeiro livro da série não é muito agitado.

 Nesse sentido, o filme não se sai ruim. O que tem que ficar claro é que este não é um filme de terror, está mais para uma aventura juvenil. No mundo medieval, Roland de Gilead é o último pistoleiro de sua geração, e tem a missão de perseguir o temível homem de preto, antes que este encontre a tal torre negra e a destrua. A torre é o alicerce que equilibra o mundo e não permite que ele seja dominado por forças ocultas e malignas. Na atualidade, o garoto Jake, que sonha constantemente com o mundo de Roland, acaba sendo transportado para lá, e auxilia o pistoleiro em sua empreitada.

 A produção é bem cuidada e os efeitos são bons. Torno a dizer que a versão do livro para a tela grande melhorou na ação e no acréscimo de personagens, uma vez que no livro Roland perambula a narrativa praticamente sozinho e sua rotina só é abalada com a chegada do menino Jake. O próprio vilão "homem de preto", bastante mencionado nos livros, aparece pouco de forma geral. O maior problema, no entanto, é que essa aventura não apresenta nada de diferente no gênero, tudo é muito previsível, o que torna o passatempo, ora ou outra, entediante. Mas continuo insistindo que a adaptação livre não foi ruim.

 No elenco, Idris Elba (de "Beasts of No Nation") faz o protagonista Roland e o menino estreante Tom Taylor faz o garoto Jake. No elenco há outros nomes mais ou menos famosos em papéis menores, como Dennis Haysbert, Jackie Earle Haley e Claudia Kim. Mas o nome mais famoso é mesmo o do astro Matthew McConaughey, como o "homem de preto". O personagem é bem destacao na história, e, diferente do livro, chefia uma quantidade imensa de funcionários que trabalha para ele num espaço que mais lembra uma nave espacial (o que deixa um ar de ficção científica). O grande problema é que McConaughey parece nunca mais ter voltado a boa forma física, depois que emagreceu esqueleticamente para o filme "Clube de Compras Dallas", que lhe rendeu um Oscar. O ator aparece muito abatido em cena, e pouco inspirado no papel...

 Até o momento, não se sabe se haverá sequências para a história. O que provavelmente acontecerá é uma série realizada para a tv, comandada pelo próprio diretor Arcel (de "O Amante da Rainha"). Enfim, o trabalho dele aqui é mediano, acerta em modificar uma história muito devagar para uma aventura mais dinâmica; e erra em não empolgar o público, deixando a ação um pouco superficial. De qualquer maneira, o final já deixa uma brecha para possíveis continuações. Creio que o filme mereça um pouco de atenção. Abraços!

TRAILER:

Nenhum comentário: