sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

( EUA 2004 ). Direção: Michel Gondry. Com Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Tom Wilkinson, Elijah Wood, Jane Adams, David Cross, Deidre O'Connell. 108 min.


Sinopse: Joel, ao descobrir que sua amada Clementine resolveu apagar da mente as lembranças que ela tinha dele, resolve fazer o mesmo quando procura o Dr. Howard Mierzwiak. Os problemas acontecem quando eles se encontram por acaso, se apresentam e passam a se relacionar novamente.

Comentários: Uma das produções mais originais e envolventes do ano de 2004, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças levou o Oscar de roteiro original (de Charlie Kaufman, Michel Gondry e Pierre Bismuth), além de ter recebido indicação de melhor atriz para Kate Winslet. Sem sombra de dúvida, o roteirista Charlie Kaufman é o rei do pedaço de Hollywood, em tempos dominados por idéias fracas e história repetitivas. Assim como já havia feito nos ótimos "Quero Ser John Malkovich" e "Adaptação", Kaufman volta a inovar seu talento próprio e diferente de contar histórias bizarras e interessantes, além de contar com o co-roteirista Gondry na direção. Brilho Eterno é definido por uns como drama, e por outros como comédia romântica, mas é um filme sobre o amor. A impressão que o público sente, quando se chega a conclusão do filme, é a de que os relacionamentos amorosos duradouros podem até ser desgastantes, mas sempre deixam marcas e certas saudades. Afinal, se na realidade existisse um medicamento semelhante ao usado pelos protagonistas do filme, ou seja, "um apagador de memórias", certamente poderíamos nos livrar de nossos pares amorosos, que se tornaram chatos (e até de alguns amigos inconvenientes). Mas, o que aconteceria se, por obra do acaso, fôssemos apresentados à aquelas pessoas que optamos em esquecer? De acordo com o roteiro de Kaufman, voltaríamos a sentir afeto por elas. Além de contar com um excelente roteiro, o que chama a atenção em Brilho Eterno é o seu protagonista: Jim Carrey. Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a performance do ator em cenas dramáticas, o filme de Gondry faz questão de deixar bem claro que Carrey é um ator versátil, e se sai muito bem em papéis dramáticos. Até o momento, nunca se viu Jim Carrey em um papel discreto, tímido, comportado e deprimido (ele até chora em cena). Claro, no meio do filme ele faz algumas comédias, mas a seriedade com que ele desempenha o personagem é bastante convincente. Todavia, a Academia mais uma vez esnobou o talento de Carrey, e não o indicou ao Oscar. A estrela da fita, Kate Winslet, por sua vez, foi indicada à estatueta, num personagem que é o opsto do de Carrey: uma mulher desiquilibrada, escandalosa, esquisita e caricata. É verdade que Kate é boa atriz, e até rouba a cena de Carrey em alguns instantes, mas ele não fica muito atrás. Ainda no elenco, Elijah Wood e Mark Ruffalo interpretam os cientistas que controlam o medicamento, e Kirsten Dunst faz a recepcionista do dr. Mierzwiak (Tom Wilkinson). Enfim, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, é um filme magnífico e extraordinário, curioso e original, muito bem roteirizado, e com Jim Carrey e Kate Winslet em excelentes performances.

Por que comprei o filme: Encontrei a fita em uma locadora que já estava se desfazendo dos VHSs. E essa bem-sucedida comédia dramática me custou apenas R$1,50. Com isso, eu descobri que as fitas de vídeo em locadoram são mais barateadas que em sebos. Bom, quanto ao filme, eu o considero como um dos melhores do ano de 2004, e que reconheceu (finalmente) o talento do roteirista Charlie Kaufman, que já tinha feito o espetacular (e até melhor) Quero Ser John Malkovich. E Jim Carrey se consagra aqui em seu melhor papel no cinema. Tudo isso reunido em um filme só deveria servir de incentivo e apelo para que surjam novas boas idéias em Hollywood.

download: http://uploaded.net/file/xxrl5r72

2 comentários:

Rafel Saitar disse...

Ficou muito boa a nova diagramação das suas críticas. E eu lembro de ter visto um trailer desse filme. Fiquei me perguntando se era bom, e pelo jeito é legal. Quem sabe vejo ele algum dia desses.

Quanto às marcas, eu explico melhor segunda. Até lá.

Abraços

Unknown disse...

Já assisti este filme, mas através deste maravilhoso comentário passo a ter uma maior visão do que eu tinha absorvido do filme! Também considero um filme de amor, e realmente o papel de Carry é bem diferente de seus habituais filmes! Só não concordo que seria legal ter um apagador de memórias para deletar pessoas em nossas vidas, pessoas são preciosas, sejam quais forem seus temperamentos e qualidades, principalmente as que amamos !!! Bjuuuusss