sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Short Cuts - Cenas da Vida

( EUA 1993 ).Direção: Robert Altman. Com Jack Lemmon, Andie MacDowell, Tim Robbins, Madeleine Stowe, Julianne Moore, Robert Downey Jr., Jennifer Jason-Leigh, Anne Archer, Matthew Modine, Frances McDormand, Peter Gallagher, Lily Tomlin, Bruce Davison, Fred Ward, Tom Waits, Lili Taylor, Chris Penn, Lori Singer, Annie Ross, Lyle Lovett, Buck Henry, Huey Lewis. 184 min.


Sinopse: Enquanto epidemia de moscas se alastra por uma cidadezinha do sul da Califórnia, vinte e duas pessoas vivem momentos dramáticos, cômicos e agitados, e suas vidas são cruzadas em situações típicas do cotidiano.

Comentários: Sem dúvida nenhuma, Short Cuts - Cenas da Vida é o melhor filme da recente safra dirigida pelo veteraníssimo Robert Altman. Ele já havia feito no ano anterior o interessante "O Jogador", mas conseguiu maiores destaques com essa fita, em que ele conseguiu ser indicado ao Oscar como diretor. Ao lado de Frank Barhydt, Altman adaptou contos de Raymond Carver para o seu roteiro muito bem elaborado, sensível, poético e humano. A idéia dos roteiristas em colocar a invasão das moscas como prólogo no filme é bem original, e demonstra que alguma coisa tem que ser feita para deter as doenças provocadas por elas. Após isso, os diversos personagens são apresentados, e o público começa a sentir que as vidas deles enfrentam problemas tão sérios, quanto a cidade em relação às moscas. Percebe-se, a partir daí, o pessimismo de Altman em relação ao ser humano, já que ele faz uma analogia entre uma cidade ameaçada por moscas e a vida do homem. Em todo caso, Short Cuts apresenta fatos comuns e próximos da realidade. Afinal, a tragédia, o acidente, a traição matrimonial, a alegria, a melancolia, o estresse, a violência são componentes constantes no mundo dos seres. Aqui, não há heróis ou vilões, mas sim, cafajestes, mentirosos, depressivos, infiéis, sentimentais, amorosos, enfim os mais comuns comportamentos humanos. Quanto ao elenco, todos estão de parabéns e fica bem difícil saber quem leva a melhor, pois o conjunto está bem entrosado na direção firme de Altman. Mas alguns personagens curiosos merecem atenção especial: o ex-marido inconformado (Peter Gallagher) que, na ausência da ex-esposa, destrói os móveis dela com a maior calma e tranqüilidade; a mulher do tele-sexo (Jennifer Jason-Leigh), que trabalha em casa, e conversa com os clientes no mesmo instante em que está trocando as fraudas do bebê; a palhaça (Anne Archer) que atende crianças pequenas em hospitais e já sai de casa vestida a caráter. Além disso, alguns atores fornecem muita sensibilidade na composição de pessoas bem humanas, como Andir MacDowell no papel da mãe que sofre com o acidente do filho pequeno, que foi atropelado; Tim Robbins como o policial cínico e infiel; Julianne Moore, a esposa que revela ao marido que já lhe foi infiel; Jack Lemmon, que faz o avô da criança atropelada; Annie Ross e Lori Singer, como mãe e filha, além de artistas do mundo musical e que tem problemas de relacionamento. Enfim, é tarefa difícil identificar a melhor interpretação. Short Cuts surpreende o espectador constantemente nas ações das personagens (há inclusive, um assassinato no fim, bem chocante). E se consagra como um dos melhores filmes de 93, deveria ter tido mais atenção no Oscar.

Por que gravei o filme: Foi uma grande surpresa eu ter descoberto, por acaso, que esse filme passaria no telecine cult, no período em que este canal estava com sinal aberto. E não existia momento mais conveniente para o filme ser exibido, já que eu não assino os canais telecines. Além disso, eu estava, há tempos, querendo comprar essa fita, hoje difícil de achar em VHS (e nem sei se ela já foi lançada em DVD). Enfim, quanto aos fatos narrados por Altman e Barhydt, me incomodo apenas com o assassinato no fim do filme, praticado por um dos personagens centrais, e que surge de uma forma explosiva e inesperada. Mas isso não estraga o todo, e a película de Altman é envolvente e extraordinária.

download: http://fcl.sx/wp-content/uploads/SC-CdV.rar (torrent)

Um comentário:

mariana barioni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.