sábado, 4 de outubro de 2008

Crash - No Limite

( EUA 2005 ). Direção: Paul Haggis. Com Brendan Fraser, Sandra Bullock, Matt Dillon, Ryan Phillippe, Don Cheadle, Thandie Newton, Jennifer Esposito, Tony Danza, Keith David, William Fitchner, Terrence Howard, Loretta Devine, Laurenz Tate, Marina Sirtis, Daniel Dae Kim, Kathleen York. 122 min.



Sinopse: O cotidiano de vários personagens que acabam se cruzando: Um político e sua esposa, dois marginais, um casal de policiais, outra dupla de policiais, um diretor de tv e a mulher, uma família persa, um trocador de fechaduras... Todos eles, envolvidos em acidentes de automóveis, crime racial, acidente doméstico e tragédias do destino.

Comentários: Crash-No Limite surpreendeu a todos quando faturou o Oscar 2006 de melhor filme no lugar do então favorito, "O Segredo de Brockeback Mountain". Além de melhor filme, ganhou também nas categorias roteiro original (do diretor Haggis e Bobby Moresco) e edição. Foi indicado ainda para diretor, ator coadjuvante (Matt Dillon) e canção ("In the Deep"). O filme apresenta um gênero bastante apreciado por Hollywood, o de várias tramas paralelas que acabam se cruzando na conclusão (tal como algumas fitas de Robert Altman). O tema central é a intolerância racial. Haggis apresenta a cidade de Los Angeles composta por várias etnias: brancos, negros, persas, latinos, todos eles convivendo nem sempre de uma forma pacífica. Cada personagem deixa bem claro seu ponto de vista em relação ao racismo, e a partir de então, Haggis mostra ao público as trocas de valores que cada um deles acaba se submetendo, quando acontece o inesperado. Enfim, os personagens acabam aprendendo lições de vidas, o que possibilita uma reflexão sobre as atitudes e os pensamentos que tinham a cerca da intolerância. Matt Dillon, no papel do policial racista, foi indicado os Oscar como coadjuvante, merecidamente. Mas não dá para dizer quem do elenco está melhor, pois todos atuam muito bem. Além de Dillon, Don Cheadle (também um dos produtores) tem boa parceria ao lado de Jennifer Esposito, ambos como o casal de policiais amantes; Terrence Howard e Thandie Newton têm forte presença em cena, como o casal que sofre abuso racial e sexual do tira interpretado por Dillon; Ryan Phillippe está mais maduro que de costume como o policial bonzinho; E Sandra Bullock, apesar de poucas cenas, está séria e perfeita em papel que talvez seja o seu melhor, até o momento. O mérito, portanto, é do diretor Haggis, que amarra muito bem as estórias paralelas, consegue criar um clima envolvente e impactante, além de trazer surpresas irônicas e inesperadas no destino de suas personagens. Crash - No Limite merece, sem dúvida, ser melhor conhecido pelo público brasileiro, por tratar de um assunto sério e bastante atual. Merecidamente ganhador do Oscar de melhor filme (de fato, é superior a Brockeback Mountain), a fita de Haggis se consagra como uma das melhores produzidas na década.

Por que gravei o filme: Quando tive a instantânea oportunidade de possuir os cinco canais telecines abertos na minha tv por assinatura, não pensei duas vezes, e gravei Crash-No Limite no telecine premium. Eu já havia assistido ao filme no cinema, e simplesmente o achei formidável, principalmente porque sou fã de filmes com tramas paralelas e excesso de personagens. Gosto muito da mensagem anti-violência e intolerância que o filme trás, e de algumas cenas e frases de alguns personagens. Por exemplo, a última frase da personagem de Sandra Bullock para a sua empregada é magnífica e bem humana; as reviravoltas do destino que trazem conseqüências, tanto negativas como positivas, para os personagens de Ryan Phillippe e Matt Dillon são surpreendentes; e a cena em que o oriental tenta "acertar os ponteiros" com o trocador de fechaduras, mas é impedido pela filha deste, é das mais impactantes do filme. Conclusão: amo o filme e não canso de assistí-lo.

download: http://uploaded.net/file/ewqhk8zi

Nenhum comentário: