segunda-feira, 27 de outubro de 2008

De Olhos Bem Fechados

( EUA 1999 ). Direção: Stanley Kubrick. Com Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack, Marie Richardson, Rade Sherbedgia, Leelee Sobiesky, Vinessa Shaw, Thomas Gibson, Julienne Davis, Todd Field, Alan Cumming, Fay Masterson. 159 min.



Sinopse: Casal formado por médico e dona-de-casa discutem a relação, após ela revelar ao marido que já sentiu vontade de se relacionar sexualmente com outro homem. Após isso, ele perambula na madrugada pelas ruas de Nova York, e enquanto reflete sobre a revelação da esposa, vivencia situações estranhas e acontecimentos inesperados.

Comentários: Último filme do genial Kubrick, realizado momentos antes de sua morte. Na verdade, o filme já estava sendo produzido há alguns anos antes, mas teve muitas alterações e por isso teve que ser adiado. Algumas dessa alterações, por exemplo, foram as demissões de Jennifer Jason-Leigh e Harvey Keitel, que tiveram suas cenas refeitas respectivamente pela sueca Marie Richardson e pelo diretor Sydney Pollack. Por conta da demora da estréia, começaram a sair boatos na internet de que o filme seria um thriller erótico, com cenas quentes protagonizadas pelo então casal Cruise-Kidman. Mas não é verdade. O casal central tem apenas uma cena "sugerida" de sexo; ou seja, além de ser uma cena curta, a câmera ainda desvia na hora da relação. Além disso, o filme acabou sendo malhado pela crítica e esquecido pelo Oscar; talvez porque houveram grandes espectativas em torno do filme, e o resultado final pode não ter sido o que a crítica esperava desse grand finale do excelente Kubrick. Mas é um grande filme sim! Com excelentes diálogos e boa performance do casal, De Olhos Bem Fechados tem como tema a sinceridade, e as conseqüências negativas que podem ocorrer quando ela é manipulada. Nesse universo, Kubrick coloca Cruise em plema madrugada nas ruas novaiorquinas e as bizarras situações que ele encontra pela frente, ao se deparar com personagens aparentemente comuns, mas que escondem algo tenebroso. O filme, portanto, reflete sobre o comportamento hipócrita de uma determinada sociedade, e o que ela, inesperadamente, acaba ensinando para um cidadão comum, e que compartilha da mesma atitude hipócrita, a reanalisar seu comportamento e sua moral. Tudo o que o personagem de Cruise vivencia, acaba se encaixando nos seus pecados interiores (com destaque para a famosa cena da missa negra). Nicole Kidman está bela como sempre, demonstra talento e convence como a boa atriz que é. Todavia, o protagonista do filme é realmente Tom Cruise; através dele, se explica o título do filme, que chega a uma conclusão arrebatadora e convincente. O roteiro é assinado pelo próprio Kubrick e por Frederick Raphael, através do romance de Arthur Schintzler, e demonstra que o grande cineasta de "2001- Uma Odisséia no Espaço" e "Laranja Mecânica" fechou a sua obra com grande estilo e boa forma, além de contar com a habitual trilha composta por músicas clássicas. Filosófico e inteligente.

Por que comprei o filme: Não concordo com a crítica americana, nem com o Ewald Filho a respeito das opiniões que eles têm a respeito do filme. É, definitivamente, o fecho com chave de ouro da carreira de Stanley Kubrick. Possui ótimo roteiro, bons diálogos, cenas interessantes, trilha sonora digna e convincentes interpretações de todo o elenco. Comprei a fita em um sebo da Penha por um valor risório, e não me arrependo. Há fundamento em tudo o que aparece na tela, e os conflitos são esclarecidos convincentemente. De Olhos Bem Fechados é, portanto, um dos melhores filmes dos anos 90. Deve ser assistido, contudo, com os olhos bem abertos.

2 comentários:

Anônimo disse...

A cena do castelo, ou, do casarão é aterradora.
Abraços,
Leandro :D

Cristiano Contreiras disse...

um de meus filmes de cabeceira e tenho dito!