segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Professor Aloprado

( EUA 1963 ). Direção: Jerry Lewis. Com Jerry Lewis, Stella Stevens, Del Moore, Kathleen Freeman, Med Flory, Howard Morris, Henry Gibson, Norman Alden, Skip Ward, Julie Parrish, Les Bron. 107 min.



Sinopse: Professor de uma universidade, feio e atrapalhado, sofre um acidente em seu laboratório químico, e por conta disso, se transforma em um homem belo. Descobre a fórmula, e se aproveita da situação: utiliza-na várias vezes, com o intuito de ser admirado por todos e conquistar o coração de uma de suas alunas, que se encanta com ele, sem saber sua real identidade.

Comentários: Um dos mais famosos filmes do comediante Jerry Lewis, que não só atuou, como também dirigiu e roteirizou o filme (em parceria com Bill Richmond). O filme faz uma brincadeira com o grande clássico da literatura inglesa, O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, mas em tom de sátira e humor. Apesar das brincadeiras com o clássico livro de Stevenson, o filme revela, no fim, uma bela mensagem (um tanto clichê, convenhamos), de que a beleza exterior não tem validade nenhuma, se falta no caráter humano a beleza interior. Em todo caso, o público consegue dar boas gargalhadas com o tipo de humor bem pastelão de Lewis, quase inexistente nos dias de hoje. Stella Stevens, bem jovem na época, faz o interesse romântico, enquanto Del Moore, como o diretor da universidade, interpreta a "vítima" das atrapalhadas inocentes de Lewis. Houve uma refilmagem em 1996 com Eddie Murphy no papel-título. Divertimento leve e agrdável, ainda que um tanto copiado, pode ser assistido por toda a família.

Por que gravei o filme: Gravado no Retro Channel, O Professor Aloprado é o único filme de Jerry Lewis que possuo em minha coleção de VHSs. É bem interessante, para conhecer o tipo de humor desse famoso comediante, hoje com 80 anos. Uma curiosidade: na minha infância, entre os nove e os dez anos de idade, eu era apelidado como Jerry Lewis. Na ocasião, eu nem conhecia o ator, mas acredito que esse apelido pegou pelo fato d'eu ser magrinho e usar óculos (naquela época, e hoje também).Uma boa referência do grande Jerry Lewis, O Professor Aloprado merece ser conservado e conhecido pela nova geração, que infelizmente prestigia comédias estúpidas e apelativas.

Nenhum comentário: