segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Trocas Macabras

( EUA 1993 ). Direção: Fraser C. Heston. Com Ed Harris, Max von Sydow, Bonnie Bedelia, Amanda Plummer, J.T. Walsh, Deborah Wakeham, Ray McKinnon, W. Morgan Sheppard, Valerie Bromfield. 120 min.



Sinopse: Na pacata cidadezinha Castle Rock, um senhor misterioso abre uma loja de antigüidades. Ele oferece sua mercadoria aos habitantes do lugar em troca de pequenos favores mal intecionados, que causam o caos no lugar.

Comentários: Boa adaptação de um livro de Stephen King, adaptado por W.D. Richter, torna esse filme de terror interessante e original. Realmente, trata-se de um enredo curioso, ao colocar a figura do mal (no caso, o dono da loja) como personagem central. É bem verdade que Hollywood já produziu diversos filmes em que o próprio diabo é uma referência dominante na vida de pessoas inocentes (O Exorcista, A Profecia, além das cópias descaradas destes filmes). Mas aqui, ele aparece encarnado e se diverte com maldades que faz o homem provocar em seu próximo, por troca de bens materiais. Aliás, o livre arbítrio e o condicionamento humano, com suas fraquezas e limitações, são o que favorecem os diversos tipos de maldades que são praticadas no decorrer do filme. Essa parece ser a intenção do filme dirigido por Fraser C. Heston (filho de Charlton Heston), que parecia ter um futuro promissor, mas não fez mais nada de importante. Trocas Macabras até tem alguma semelhança com o posterior "Advogado do Diabo", só que com produção mais simples, ainda que tenha um roteiro que consegue prender mais a atenção do espectador, em relação ao outro filme. Quem interpreta o "mal" é o bergniano Max von Sydow, numa interpretação convincentemente cínica e pavorosa. Ed Harris faz o xerife que pretende botar órdem no lugar, e Bonnie Bedelia interpreta a mocinha que é seduzida pela besta. Ainda que não seja sanguinolento (mas tem sangue), uma característica do gênero, Trocas Macabras é assustador e irônico nos momentos certos, apresenta cenas de tensão surpreendentes e merece ser conhecido, já que é uma novidade num gênero decadente e repetitivo.

Por que comprei o filme: Comprei no sebo da Penha por R$2,00 ou R$3,00. Levando em consideração que os sebos valorizam muito os filmes de terror, cobrando valores mais caros, até que não foi mal o fato de "Trocas Macabras" não ser um filme famoso. Assim saí lucrando! Mas é uma das melhores adaptações de Stephen King, um autor bastante explorado no cinema, geralmente em filmes mal-sucedidos. Uma das cenas que mais gosto é àquela em que duas mulheres (Amanda Plummer e Valerie Bromfield), manipuladas pelo diabo, duelam até a morte ao som de Ave-Maria! Além desta, a cena em que mostra os desentendimentos entre um padre e um pastor batista faz uma crítica à falta de fé de alguns líderes religiosos, e como estes também podem ser fácilmente corrompidos pelo mal. Enfim, um filme acima da média.

Nenhum comentário: