sábado, 25 de outubro de 2008

Piratas do Caribe: A Maldição da Pérola Negra

( EUA 2003 ). Direção: Gore Verbinski. Com Johnny Depp, Geoffrey Rush, Keira Knightley, Orlando Bloom, Jack Davenport, Lee Arenberg, Mackenzie Crook, Zoe Saldana, Trevor Goddard, Jonathan Pryce. 143 min.



Sinopse: O pirata Jack Sparrow ajuda rapaz a resgatar a filha do governador que foi sequestrada por perigosos piratas, liderados pelo temível pirata Barbosa.


Comentários: Super-produção da Disney que fez tremendo sucesso nos cinemas (inclusive aqui no Brasil) e que até agora já gerou duas seqüências, também grandes sucessos. Trata-se de uma aventura de ação bastante agitada e com bons momentos de humor, comandada pelo diretor de "O Chamado", Gore Verbinski. Com boa qualidade nos efeitos sonoros e trama bem movimentada, foi interessante ver renascer nas telas o gênero "capa-espada", que teve muita popularidade nos anos 40, e que estava esquecido na atualidade. O roteiro de Ted Elliott e Terry Rossio oferece também bons instantes cômicos nos diálogos e na caracterização de alguns personagens, sobretudo o protagonista Johnny Depp que, com alguns trejeitos femininos, diverte bastante no papel do pirata Jack Sparrow. Geoffrey Rush, apesar de seus habituais excessos, também está em boa forma como o vilão e faz algumas piadas. Quem se destacam além destes, são os novatos Orlando Bloom e Keira Kneightley como o casal central que só ficam juntos , previsivelmente, no fim. É bem verdade que existem algumas situações no roteiro que não fazem sentido (por que piratas mortos-vivos querem enriquecer?). Mas não importa; não é um filme de roteiro, e as situações absurdas são compensadas pelas espetaculares cenas de lutas de espada e pelos grandes efeitos visuais e sonoros. A regra aqui, afinal de contas, é se divertir. E isso o filme consegue provocar no espectador. Teve cinco indicações ao Oscar: ator (Johnny Depp), maquiagem, efeitos visuais, edição de som e mixagem de som, mas não ganhou nada.


Por que gravei o filme: Um dos melhores filmes de aventura/ação de 2003, Piratas do Caribe foi uma boa novidade e comprova mais uma vez o eficiente trabalho técnico dos americanos. É um excelente entretenimento e conta com história engraçada e interessante. Johnny Depp comprova que nasceu para interpretar personagens esquisitos e garante bons resultados cômicos. E todos os demais atores também estão muito seguros. Portanto, por trazer momentos agradáveis de aventura e comédia, gravei Piratas do Caribe na HBO2.

Um comentário:

Rafel Saitar disse...

Esse eu tb já vi XD

Só dois comentários que você não fez, e que eu acho essenciais:

1. Jonny Deep é um dos melhores atores da atualidade, sem sombra de dúvida. Ele É o Cap. Jack Sparrow. E ponto.

2. Foi o papel crucial para o Orlando Bloom. Todos temiam que ele ficasse caracterizado para sempre como Legolas, que foi muito bem interpretado, e ele vem praticamente na seqüência como Will Turner, Paris e Balian em Piratas, Tróia e Cruzada, respectivamente. Muito bão também.