sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Efeito Borboleta

( EUA 2004 ). Direção: Eric Bress, J. Mackye Gruber. Com Ashton Kutcher, Melora Walters, Eric Stoltz, Amy Smart, William Lee Scott, Elden Henson, John Patrick Amedori, Kevin Schmidt, Jesse James. 114 min.


Sinopse: Rapaz que tem momentos de amnésia, desde a infância, descobre que consegue se transportar para o passado, através de seus escritos em um diário. Assim, ele "viaja" para o passado, com o intuito de melhorá-lo e impedir que algumas tragédias que presenciou na infância atrapalhem seu futuro.

Comentários: Uma fita de suspense e ficção científica eficiente e de grande sucesso de público. Os diretores, e também roteiristas, Bress e Gruber, bolaram um roteiro inovador, curioso e interessante, daqueles que faz com que o espectador não desgrude , em nenhum instante, os olhos da tela. A história começaum pouco confusa e deixa algumas interrogações no ar, mas aos poucos as situações vão se esclarecendo, e o público se vê convidado a embarcar na viagem ao passado junto com o protagonista. Este é interpretado por um dos galãs da atualidade, Ashton Kutcher, e é ajudado por um elenco de jovens competentes, incluindo a bela Amy Smart (de "Tá Todo Mundo Louco"), que faz a colega de infância de Kutcher. O suspense é contagiante, e cada mudança que o protagonista faz em seu passado, parece prejudicar ainda mais o futuro, o que causa bastante impacto na platéia. Com alguma violência moderada e alguns personagens instigantes (sobretudo o garoto com ares de psicopata, que é um dos amigos do herói), Efeito Borboleta é uma ótima opção para quem procura novidades no gênero, e uma história bem narrada e dirigida. Ou seja, está acima da média. Teve uma continuação em 2006.

Por que gravei o filme: Quando assisti Efeito Borboleta na tv a cabo, não esperava que eu fosse gostar bastante do filme. Não conhecia, afinal, a popularidade dele e só tinha ouvido falar a respeito dele, bem vagamente. Mas, confesso que me surpreendi com a trama muito bem narrada pela dupla de diretores/roteiristas. É, realmente, um ótimo entretenimento, um dos melhores filmes-pipoca do ano de 2004, e apresenta cenas fantásticas e de grande impacto (e inverossímeis, evidentemente). Dentro do gênero, são aceitáveis as coisas improváveis que existem na fita, e Efeito Borboleta agrada bastante aos fãs de suspense/ficção científica. Por tudo o que foi dito, o gravei no Cinemax.

Nenhum comentário: