segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Maverick

( EUA 1994 ). Direção: Richard Donner. Com Mel Gibson, Jodie Foster, James Garner, James Coburn, Grahan Greene, Alfred Molina, Doug McClure, Paul Smith, Geoffrey Lewis, Dub Taylor, Max Perlich. 127 min.



Sinopse: No velho oeste americano, o pistoleiro Bret Maverick se une com uma bela trapaceira e um pistoleiro veterano, e partem juntos para um campeonato de pôquer. No caminho, se envolvem com bandidos, índios e muita confusão.

Comentários: Faroeste cômico que pegou carona com "Os Imperdoáveis", o filme que resgatou o gênero western em Hollywood. Claro que este filme, realizado por Donner, caminha para o lado do humor, diferente da produção dramática dirigida por Clint Eastwood (aliás, há uma cena em Maverick que faz paródia de Os Imperdoáveis). O roteiro de William Goldman resgata um seriado de sucesso dos anos 60, ao trazer para as telas o atrapalhado herói, que é fera nas cartas e rapidinho no gatilho. Quem personifica Maverick, é o amigo de Richard Donner, o astro Mel Gibson, que já havia demonstrado talento para comédia na série Máquina Mortífera, feita pelo mesmo Donner. Ao lado dele, uma luxuosa e surpreendentemente bela Jodie Foster, também em papel cômico, e, talvez, interpretando a personagem mais feminina de sua carreira. Para fechar o time de estrelas da fita, o veterano James Garner atua com classe e segurança como o pistoleiro que se une a dupla central. Os três vivem diversas aventuras nas paisagens, muito bem fotográfadas, do deserto americano do velho oeste, mas a ação aumenta quando os personagens embarcam num transatlântico onde ocorre o campeonato de baralho. Os figurinos luxuosos tiveram indicação ao Oscar, e são deslumbrantes. No elenco, destaque também para a participação de Graham Greene como um índio malandro e endividado, e que ajuda Mel Gibson a conseguir um dinheiro para participar do torneio. O ator está tão convincente nesse papel bizarro, que até merecia indicação ao Oscar de coadjuvante. Agitado e bem divertido, e com uma certa surpresa no fim, pode até ser que Maverick não tenha atingido as expectativas dos fãs da série, mas é um bom entretenimento e agrada ao público da nova geração, que não conhecia a série. Atenção para as rápidas pontas de Danny Glover, Margot Kidder e Corey Feldman.

Por que gravei o filme: Evidentemente, não sou da geração que acompanhava o seriado Maverick nos anos 60, e portanto, não conhecia a série. Quando assisti ao filme pela primeira vez, dei muitas gargalhadas, e comecei a gostar de Mel Gibson, que tem uma boa veia cômica. Afinal, na época era raro ver o astro em papéis de comédia (em Máquina Mortífera, ele alternava momentos de humor e depressão). E foi uma grata surpresa ver Jodie Foster como uma pilantra bela e bem vestida (lembro que é raro ver Jodie em papéis de mocinhas bem femininas). Enfim, acho que os dois tem boa química em cena, e são responsáveis pelo humor do filme, juntos com os atores coadjuvantes, todos em forma. Portanto, com elenco forte e bons momentos de ação e comédia, Maverick foi gravado na HBO2 e o considero um passatempo empolgante e descontraído.

Um comentário:

Rafel Saitar disse...

Putz.. foi com vc q eu comentei sobre esse filme esses dias?? Muito bom, mesmo. Pena q já não lembro patavinas dele (T.T) mas o Gibson é soda, durão e engraçado.

Só assim pra eu comentar alguma coisa XD