domingo, 17 de maio de 2009

Contatos Imediatos do Terceiro Grau

( EUA 1977 ). Direção: Steven Spielberg. Com Richard Dreyfuss, Teri Garr, François Truffaut, Melinda Dillon, Cary Guffey, Bob Balaban, Lance Henriksen. 137 min.



Sinopse: Um gigantesco OVNI pousa numa cidadezinha americana e captura um pequeno garoto. Um grupo de pessoas, incluindo um pai de família e a mãe do menino, tentam desvendar os mistérios que envolvem o OVNI, enquanto um grupo de cientistas, liderados por um francês, tenta estabelecer contato com a nave.

Comentários: Espetacular ficção científica indicada para oito Oscar, ganhou o de melhor fotografia. Foi indicado ainda para diretor, atriz coadjuvante (Melinda Dillon), edição, direção de arte, efeitos visuais, sonorização e trilha sonora. Spielberg já tinha popularidade nessa época, e tinha dirigido "Tubarão" no ano retrasado. E aqui comandou uma produção requintada e caríssima. Antes mesmo de "E.T.", o cineasta já havia trabalhado com tema sobre extraterrestres, que são tratados com mistério, mas com conclusão positiva. Contatos Imediatos é um típico filme spielbergiano, ou seja, conta com produção técnica luxuosa e história para ser acompanhada por toda família. O roteiro (escrito por ele mesmo) tem uma mensagem de paz e civilidade, promovida pelos estranhos habitantes do OVNI, que apenas se deixam aparecer no final, bem pacíficos e simpáticos. A excelente trilha sonora, indicada ao Oscar, é bem utilizada no instante em que os cientistas tentam captar a mensagem instrumental deixada pelos ets. O próprio OVNI, aliás, foi criado com muita vivacidade e competência, dando mérito aos efeitos visuais. Enfim, tecnicamente não há o que se discutir, pois tudo é perfeito. E a história é bem narrada e interpretada (Melinda Dillon chegou a ser indicada ao Oscar, no papel da mãe do garotinho; o cineasta francês François Truffaut tem inédita participação como ator, no papel do cientista ). Tornou-se um dos clássicos famosos de Spielberg, e impressiona até hoje pela riqueza de detalhes artísticos e pela exuberante fotografia oscarizada. Emocionante e divertido, merece ser sempre revisto.

Por que comprei o filme: Sem dúvida, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, é um marco para a história do cinema americano. Além de ser uma grande produção técnica e inovadora, tem roteiro atraente, misterioso e emocionante. Uma das melhores cenas é aquela em que um dos extraterrestres, antes de abandonar o planeta, acena um tchau para os terráqueos, com seus olhos pacíficos e ternos. Ou seja, em épocas de guerra (levando em consideração que o filme foi dirigido em tempos de Vietnã), a imagem singela dos ets acenando para nós trás uma mensagem de esperança e anti-violência. No fim, não há o que contestar: é um clássico, até mesmo um tanto sentimentalóide (afinal, é de Spielberg), mas espetacular e original. Talvez, o melhor filme sobre o tema já produzido. E eu só paguei R$1,50 em uma locadora que estava se desfazendo de suas fitas de vídeo cassete. Não preciso nem explicar que é um filme bem-vindo na minha coleção.

2 comentários:

Rafel Saitar disse...

Filmão!!!!!


A montanha de barro e a musiquinha grude são o auge do cinema para mim.

Tã-nã-na-no-ná!! Tá péssimo, mas se não cantarolar a melodia em cima do solfejo digital acime, então realmente não conhece o filme XDDD

Leandro Souza disse...

A cena suprema: o momento em que a nave alienígena trava uma comunicação por meio de sintetizadores. É o ápice.