segunda-feira, 15 de junho de 2009

Dia dos Namorados

Em comemoração ao dia dos namorados, que foi no último dia 12, listo aqui 10 filmes hollywoodianos do meu arquivo sobre o tema, e dedico aos apaixonados de toda a galáxia.

- A Um Passo da Eternidade (1953), de Fred Zinnemann. Sem dúvida, a cena de beijo na praia entre Deborah Kerr e Burt Lancaster tronou-se ícone para o cinema romântico. Trata-se de um clássico inesquecível sobre dois casais que se apaixonam durante a 2ª Guerra Mundial. Curiosamente, o filme foi refilmado por Michael Bay em 2000 com o título Pearl Harbor. Mas é bom ignorar esse remake, e se deliciem com esse agradável clássico.

-Bonequinha de Luxo (1961), de Blake Edwards. A elegância e o talento de Audrey Hepburn ajudaram a popularizar essa comédia romântica dos anos 60, em que Audrey interpreta uma acompanhante de executivos que enlouquece de amor o comportado vizinho feito por George Peppard. Uma boa pedida para os fãs dessa grande estrela!

-Casablanca (1943), de Michael Curtiz. Um grande referencial para o cinema é esse esplêndido clássico romântico em que Humphrey Bogart dirige um cassino no Marrocos e reencontra, em seu estabelecimento, uma ex-amante (Ingrid Bergman) que tenta conseguir um passaporte falso para livrar o marido (que é tcheco) da fúria dos nazistas, em plena 2º guerra mundial. A extrema popularidade do filme dispensa comentários, e todos sabem que as personagens de Bogart e Bergman voltarão a se envolver amorosamente. Em todo caso, não posso deixar de mencionar uma das cenas mais famosas de todo o cinema: a cena da despedida do casal de ex-amantes em frente ao avião em que ela partirá com o marido. Até hoje emociona os corações nostálgicos e mais sensíveis.

-Cidade dos Anjos (1998), de Brad Silberling. Esse filme tornou-se predileto por diversos casais que frequentavam as vídeo-locadoras dos anos 90. Não é pra menos, afinal Cidade dos Anjos apresenta uma belíssima história de amor impossível entre um anjo (Nicolas Cage) e uma médica (Meg Ryan). A impossibilidade da existência de um contato permanente entre a mortalidade e a imortalidade adiciona poesia nessa refilmagem de "Asas do Desejo", de Win Wenders, e a consagra como uma emocionante história romântica.

-Enquanto Você Dormia (1995), de Jon Turtletaub. Sandra Bullock estava no auge da popularidade quando aceitou fazer essa deliciosa comédia romântica, em que interpreta uma espécie de "Cinderella" contemporânea, e que tem sua vida mudada repentinamente, quando é confundida com uma noiva de um rico empresário. No elenco, há ainda Bill Pullman como o príncipe encantado. Trata-se de um agradável e divertido passatempo!

-Green Card - Passaporte Para o Amor (1990), de Peter Weir. O grande cineasta de "A Testemunha" e "Sociedade dos Poetas Mortos" mostrou talento para o gênero com esse excelente filme, em que o francês Gerard Depardieu e a britânica Andie MacDowell precisam fingir que são casados para conseguir viver nos EUA. Alguém duvida de que ambos não vão se apaixonar?

-Harry e Sally - Feitos Um Para o Outro (1989), de Rob Reiner. Definitivamente, o filme que revelou o talento cômico/romântico da estrela Meg Ryan. Ela interpreta Sally, uma mulher que, por obra do acaso, é obrigada a conviver em vários momentos de sua vida com o Harry feito por Billy Crystal. Vivem como cão e gato por diversos anos, até que...(?) Quem adivinha? Dstaque para a antológica cena em que Mes finge um orgasmo na lanchonete, enquanto os clientes almoçam.

-Orgulho e Preconceito (2005), de Joe Wright. Na lista, não poderia faltar uma adaptação da literatura de Jane Austen. Aqui, cinco irmãs que vivem no interior da Inglaterra de 1797, insistem em procurar maridos de forma nada convencional. A ternura da jovem Keira Knightley, que faz a irmã mais velha, adiciona encanto para essa grande produção de época.

-Simplesmente Amor (2003), de Richard Curtis. Uma grande novidade para quem gosta de histórias paralelas, é esse divertidíssimo filme em que Hugh Grant, Laura Linney, Emma Thompson, Liam Neeson, Rodrigo Santoro e outros, vivem vários encontros e desencontros na Londres atual, em época natalina. Não há possibilidade de mal-humor com esse simpático filme.

-Sintonia de Amor (1993), de Nora Ephron. Fechando com chave de ouro, o filme romântico mais popular dos anos 90. Tom Hanks interpreta um recém-viúvo, que procura nova companhia em programa de rádio. Uma simpática repórter se interessa pela sua história e fará de tudo para encontrá-lo. Duas informações adicionais para assistir a esse filme: o casal se encontrará no belíssimo Empire State; e a mocinha do filme é... Meg Ryan, definitivamente, o ícone dos filmes românticos contemporãneos.

É isso aí! Muito romance, amor e felicidades para todos aqueles que amam e são amados. Até a próxima!

Um comentário:

Leandro Souza disse...

Casablanca é um clássico, eterno. Pena que é triste e o protagonista fuma que só (deve ter morrido de cãncer no final das filmagens). Já estive em Casablanca e, cara, é linda, é uma que nos convida ao sonho.
Sintonia do amor é um muito bom, engraçado, rs, e tem vários clássicos dos anos 80.
Abraços.
Leandro