domingo, 7 de junho de 2009

Os Caça-Fantasmas

( EUA 1984 ). Direção: Ivan Reitman. Com Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Sigourney Weaver, Rick Moranis, Annie Potts, William Atherton, Ernie Hudson, Timothy Carhart, David Margulies, Nancy Kelly, Jennifer Runnyon, John Rothman, Alice Drummond, Reginald Vel Johnson. 107 min.


Sinopse: Espíritos malignos começam a atacar a cidade de Nova York, e um deles invade a casa de uma cantora. Esta recorre a ajuda de um grupo de caça-fantasmas, que se empenham para capturar os terríveis espíritos.

Comentários: O mais famoso filme de Ivan Reitman, Os Caça-Fantasmas é visto hoje como um entretenimento nostálgico, que ainda diverte o público dos anos 80, e continua mantendo o interesse para a nova geração (apesar dos efeitos especiais da época estarem um tanto fora de foco nos dias de hoje). O sucesso do filme foi tanto, que Reitman reuniu o mesmo elenco em 89, e dirigiu a continuação. Além disso, uma série de desenho animado foi originada, e popularizou de uma vez por todas a famosa canção de Ray Parker Jr. (indicada ao Oscar) e o personagem Geléia, que no filme tem ares vilanescos. Dois dos caça-fantasmas, Dan Aykroyd e Harold Ramis, são os roteiristas do filme, e juntos com o astro da época Bill Murray, compõem o grupo dos atrapalhados exterminadores de espíritos. Ramis é o mais contido dos três, e com o passar dos anos deixou de ser ator, e passou a diretor de filmes. No elenco ainda, destaque para a bela Sigourney Weaver, que após o sucesso de "Alien", tornou-se estrela (ela tem uma cena hilária, que faz referência ao filme "O Exorcista"). Mas quem acaba roubando a cena é o comediante Rick Moranis, no papel do vizinho nerd de Sigourney, que é possuído por um dos fantasmas. Os efeitos visuais também foram indicados ao Oscar, e segundo os padrões da época, estão acima da média. Ou seja, Os Caça Fantasmas é uma produção hollywoodiana classe A, com muito humor, ação, bons efeitos e direção de arte, que diverte o público de todas as faixas etárias.

Por que gravei o filme: Na minha infância fui fã do filme, e o assisti diversas vezes. Além disso, adorava muito a série animada com os personagens do filme. Sem falar da canção tema, que popularizou os divertidos "ghostbusters". Por isso, quando tive a oportunidade de gravá-lo no ótimo canal Retro Channel, não perdi tempo e arquivei mais esse clássico contemporâneo na minha coleção. É um bom entretenimento para espantar o tédio e o mau humor.

2 comentários:

Leandro Souza disse...

Ah! Isso sim é um clássico dos anos 80. Depois que assisti a este filme brincava de caçar fantasmas pela casa com uma vassoura, uma caixa de sapatos e uma corda amarrada a ela para caçar meus fantasmas e salvar o bairro.

Rafel Saitar disse...

"I ain't afraid of no ghost"