quinta-feira, 29 de julho de 2010

Encontro Explosivo

Para fugir um pouco da rotina, eu e minha esposa Gisele fomos a um cinema que nunca tínhamos ido antes: o cinemark do Market Place. E, de imediato, gostei da grata surpresa de ter a possibilidade de poder escolher o lugar para sentar na plateia, na compra do ingresso. Não sabia dessa onda ( e nem a quanto tempo isso ocorre ). Mas gostei bastante, e creio que em breve essa moda vai pegar.

Quanto ao filme, não me surpreendeu tanto ( e eu nem esperava isso ), afinal, as produções dirigidas por James Mangold são bastante previsíveis. O melhor filme do cineasta, na minha humilde opinião, foi o sobrenatural Identidade. Mas aqui, encontramos todos os elementos existentes e esperados em filmes de ação.

Tom Cruise brinca novamente de Missão Impossível, ao interpretar Roy Miller, um agente secreto perseguido por uma organização, por conter uma fonte de energia muito cobiçada. Por acaso, Miller acaba esbarrando na vida de June ( Cameron Diaz ), uma jovem que está prestes a ser madrinha do casamento da irmã. A partir de então, a moça também passa a ser seguida, e Miller torna-se a única pessoa em quem precisa confiar.

Enfim, a partir da sinopse, percebe-se que esse tipo de roteiro já foi visto dezenas de vezes na tela grande. O diferencial, nessa história escrita por Patrick O´Neill, são as belas locações em alguns países, que ajudam a movimentar a trama ( gosto, particularmente, da perseguição de moto, na Espanha ). Fora isso, surgem em cena as típicas situações atrapalhadas por parte dos protagonistas, que têm personalidades diferentes, mas que precisam estar lado-a-lado ( o romance é obviamente inevitável ). Além disso, como já sugere o título, não faltam explosões, lutas e tiroteios, ingredientes essenciais para um filme de ação.

Como comédia, o filme de Mangold não agrada muito àqueles que já viram o trailer em alguma ocasião; afinal, não foi acrescentada mais nenhuma piada, fora aquelas existentes no trailer. Como ação, não decepciona, porém, também não trás grandes novidades. O casal Cruise-Diaz ( que já trabalharam antes em Vanila Sky ) tem boa química, mas já estão um tanto envelhecidos para os papéis ( apesar disso, Cruise insiste na pose de galã, e Diaz permanece com os excessos de caras e bocas ). Ainda no elenco, um certo Paul Dano ( que fez Roubando Vidas e Sangue Negro ) interpreta o nerd que inventou a fonte de energia ( aliás, outro personagem clichê ), Peter Sarsgaard faz o vilão, Viola Davis ( indicada ao Oscar, por Dúvida ) interpreta uma "espécie" de chefe da CIA, e Maggie Grace ( da série Lost ) faz a irmã de Diaz.

No todo, admito que, apesar de contar com roteiro altamente previsível, Encontro Explosivo não aborrece, e torna-se um passatempo agradável e descontraído. Para quem ainda está curtindo os últimos instantes de férias, o filme é uma boa pedida. Mas ainda aguardo alguma produção do gênero com ideias mais criativas e empolgantes. Forte abraço!

TRAILER:

Nenhum comentário: