sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Meio a contra-gosto, acompanhei minha esposa Gisele ao cinema para assistir ao terceiro filme da série Nárnia. Não estava muito a fim porque o primeiro não me surpreendeu muito, e o segundo passou despercebido por mim, tanto que eu nem assisti. Mas, admito que não me arrependi e apreciei bastante esse terceiro episódio. Nem me irritei com o fato de ter assistido à cópia dublada.

Após "Toy Story 3" e "Tropa de Elite 2" percebo um fato inusitado: as sequências estão superando os filmes originais. E o mesmo acontece aqui, em que somos surpreendidos por uma história repleta de aventuras, ao estilo Piratas do Caribe.

A obra de C.S. Lewis (roteirizada por Chirstopher Markus, Stephen McFeely e Michael Petroni) elimina os irmão mais velhos, Susan e Peter, porque cresceram. Portanto, os irmão mais novos, Lucy e Edmund, passam a ser os protagonistas, ao lado do irritante primo Eustace. Todos eles entram em um quadro, em que está pintado um navio em alto mar, e partem para a terra de Nárnia, onde reencontram Caspian. Nessa aventura, enfrentam perigosos bandidos, enquanto procuram as espadas encantadas dos sete Lordes de Telmar.

Os ensinamentos cristãos e as lições morais permanecem nesse episódio (ainda que o Leão apareça pouco, mas numa cena importante e que chega a emocionar), mas o que se destaca em A Viagem do Peregrino da Alvorada, são as movimentadas batalhas no navio e os momento de humor (na maior parte, responsáveis pelo rato falante).

No elenco de poucos famosos, a agora oscarizada Tilda Swinton repete o papel da feiticeira (dessa vez, apenas em participação especial) e Liam Neeson, empresta mais uma vez sua voz ao Leão. Normalmente, eu não gosto de ver no cinema filmes infanto-juvenis (exceto desenhos animados, claro) porque sempre acabam sendo cansativos. Mas isso não ocorre aqui, e os méritos são do diretor Michael Apted ("Medidas Extremas", "007- O Mundo não é o Bastante"), que é experiente em fitas de aventura. Então, recomendo a toda família esse delicioso passatempo. Só espero que as próximas continuações também sejam eficientes. Até mais!

TRAILER:

Nenhum comentário: