quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

OSCAR 2011

Mais uma vez a Academia resolveu, assim como no ano anterior, indicar 10 produções para melhor filme. Admito que já estou me acostumando com isso, mesmo porque, a lista está melhor este ano.

Bom, o favoritíssimo é de fato A Rede Social, que ganhou o globo de ouro, e outros prêmios. Porém, O Discurso do Rei surpreendeu com o maior número de indicações. Ainda não assisti, mas desde já é pra ele que eu torço, pois não gosto da Rede Social. Outros filmes indicados são O Vencedor, Inverno da Alma, Bravura Indômita, 127 Horas, Cisne Negro, Minhas Mães e Meu Pai, A Origem e Toy Story 3. Só lamento o excesso de indicações, já que todos sabem que o prêmio está entre os dois que citei anteriormente. Em todo caso, uma certeza: Toy Story 3 ganhará como melhor animação!

Os diretores são cinco. Evidentemente, estão na lista o David Fincher, por A Rede Social, e o Tom Hooper por O Discurso do Rei. E o que acaba colocando O Vencedor, Bravura Indômita e Cisne Negro numa colocação privilegiada em relação aos demais, é a indicação de seus diretores. São, respectivamente, David O. Russell, Etah & Joel Coen e Darren Aronofsky. Mas, esse Oscar já tá ganho: Se O Discurso do Rei tem chances para melhor filme, seu diretor, Hooper, não tem a mesma sorte; Fincher será o melhor diretor!

Agora os astros:

Atores

- Javier Bardem, 41 anos, 3ª indicação. Antes concorreu por Antes do Anoitecer (2000, principal) e Onde os Fracos não Tem Vez (2007, coadjuvante, ganhou!). Agora concorre pelo mexicano Biutiful. A indicação de Bardem foi a maior surpresa, já que entre os 20 atores indicados, ele foi o único que não esteve na lista do globo de ouro, nem do SAG. Não o vejo como azarão por esse motivo. Acho que tem chance, ainda que pequena.

- Jeff Bridges, 61 anos, 6ª indicação. Antes concorreu por A Última Sessão de Cinema (1971, coadjuvante), O Último Golpe (1974, coadjuvante), Starman - O Homem das Estrelas (1984, principal), A Conspiração (2000, coadjuvante) e Coração Louco (2009, principal, ganhou!). Agora, concorre por Bravura Indômita. Ou seja, é a sua 2ª indicação consecutiva. Evidentemente, o ator foi indicado por ser uma figura carismática e bastante querida entre os americanos. Mas, não vai ganhar novamente.

- Jesse Eisemberg, 27 anos, 1ª indicação. Ele concorre pelo detestável personagem real Mark Zuckerberg de A Rede Social. E esse é um OSCAR que o filme de Fincher não leva. Além disso, não acho que a interpretação de Eisemberg seja digna de indicação ao OSCAR...

- Colin Firth, 50 anos, 2ª indicação. Antes concorreu por Direito de Amar (2009, principal). Agora concorre por O Discurso do Rei, e é o grande favorito para a estatueta de ouro. Ele só não ganha, se der zebra (ainda assim, acho difícil). Enfim, é um excelente ator, e o prêmio será merecido.

- James Franco, 32 anos, 1ª indicação. Concorre por 127 Horas, filme pelo qual recebeu muitos elogios. O coadjuvante de "Spider Man" está se tornando astro em Hollywood e, inclusive, será o mestre de cerimônias da festa (se eu não me engano, creio que ninguém foi mestre no mesmo ano em que concorria). Enfim, ele já pode se sentir premiado com isso, já que certamente não ganhará o OSCAR.

Atrizes

- Annette Bening, 52 anos, 4ª indicação. Antes concorreu por Os Imorais (1990, coadjuvante), Beleza Americana (1999, principal) e Adorável Júlia (2004, principal). Agora concorre por Minhas Mães e Meu Pai. Bening é uma de minhas atrizes prediletas, mas não tem sorte no OSCAR. Toda vez que é indicada, ela acaba sendo a 2ª colocada. Infelizmente, é o que ocorre aqui. Ainda assim, por mais que as chances sejam pequenas, torço pra ela!

- Nicole Kidman , 43 anos, 3ª indicação. Antes concorreu por Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001, principal) e As Horas (2002, principal, ganhou!). Agora concorre por Reencontrando a Felicidade. Tmbém uma figura bastante querida por Hollywood, Kidman já foi injustiçada várias vezes pela Academia, que esqueceu de indicá-la em outros anos. Aqui, num filme pouco comercial, ela completa o time de indicadas. Apenas.

- Jennifer Lawrence, 20 anos, 1ª indicação. Sempre tem uma novata na lista de atrizes indicadas. Esse ano, é a vez de Lawrence, que concorre por Inverno da Alma. Sua interpretação foi premiada em alguns festivais, mas aqui já pode se considerar premiada com a indicação. A partir de agora, vamos saber se ela se tornará estrela, ou se simplesmente desaparecerá.

- Natalie Portman, 29 anos, 2ª indicação. Antes concorreu por Closer - Perto Demais (2004, coadjuvante). Aqui, concorre por Cisne Negro, e é a grande favorita. Até o momento, ganhou diversos prêmios. De fato, é uma personagem difícil, e digna de OSCAR. Se ganhar, será bastante merecido. Para o desespero de Bening, dificilmente dará zebra...

- Michelle Williams , 30 anos, 2ª indicação. Antes concorreu por O Segredo de Brockeback Mountain (2005, coadjuvante). Agora, concorre por Namorados Para Sempre. Tal como Kidman, concorre por um filme pouco comercial. É boa atriz, mas ainda não emplacou. Também só está completando a lista.

Atores Coadjuvantes

- Christian Bale, 37 anos, 1ª indicação. Finalmente, o astro dos últimos filmes da série "Batman" recebeu sua 1ª indicação ao OSCAR. E o ator está com sorte, pois é o grande favorito por O Vencedor. O que tende a atrapalhar é sua fama de bad boy. Ainda assim, é um prêmio bastante provável.

- John Hawkes, 51 anos, 1ª indicação. Concorre por Inverno da Alma. Trata-se do típico ator veterano, coadjuvante em diversos filmes, desde os anos 80, mas que ninguém conhece. Aqui, tem sua chance em interpretação elogiada em alguns festivais. Mas, só completa a lista.

- Jeremy Renner, 40 anos, 2ª indicação. Concorre por Atração Perigosa, filme de ação dirigido por Ben Affleck. Apesar da fama de arrogante, Hollywood demonstra gostar do ator, pois essa 2ª indicação é consecutiva. Antes concorreu por Guerra ao Terror (2009, principal). Também só está completando a lista.

- Mark Ruffalo, 43 anos, 1ª indicação. Concorre por Minhas Mães e Meu Pai. Um ótimo ator, pouco conhecido pelo público, e pouco lembrado pelos festivais. Aqui, tem o momento de sua carreira, em ótima interpretação. Mas só a indicação já serve como prêmio, pois não ganhará.

- Geoffrey Rush, 59 anos, 4ª indicação. Antes concorreu por Shine - Brilhante! (1996, principal, ganhou!), Shakespeare Apaixonado (1998, coadjuvante) e Contos Proibidos do Marquês de Sade (2000, principal). Agora concorre por O Discurso do Rei. E se existe alguém que pode tirar o OSCAR de Bale, é exatamente Rush, em extraordinária interpretação, e bastante aclamado pela crítica. Vamos aguardar...

Atrizes Coadjuvantes

- Amy Adams, 36 anos, 3ª indicação. Antes concorreu por Juneburg (2005, coadjuvante) e Dúvida (2008, coadjuvante). Agora concorre por O Vencedor. É a única estrela entre as 5 indicadas, e por isso tem chance de ganhar. Além disso, o que ajuda é o fato de não ter favorita nessa categoria, e também sua excelente performance.

- Helena Bonham-Carter, 44 anos, 2ª indicação. Antes concorreu por Asas do Amor ( 1997, principal). Agora concorre por O Discurso do Rei. É uma excelente artiz, com longa trajetória no cinema, bastante conhecida por seus papéis em filmes de época, e também pelas amalucadas comédias de seu marido Tim Burton. Aqui, volta as origens. Torço pra ela!

- Melissa Leo, 50 anos, 2ª indicação. Antes concorreu por Rio Congelado (2008, principal). Agora concorre por O Vencedor. O que coloca Leo na frente das outras, é o fato de ter ganho o globo de ouro. Ainda assim, não se pode dizer que seja a favorita. Enfim, será justiça se ganhar, pois sua interpretação é impecável!

- Hailee Steinfield, 14 anos, 1ª indicação. Concorre por Bravura Indômita. Não assisti ao filme, mas creio que a atriz está sendo exageradamente valorizada. Não sei se a interpretação é tão grandiosa assim. No entanto, tem alguma chance de ganhar.

- Jacki Weaver, 63 anos, 1ª indicação. Concorre por Reino Animal, filme pelo qual foi bastante premiada e elogiada. Por isso, tem chances de ganhar essa veterana e desconhecida atriz australiana, que já havia feito o clássico de Peter Weir, Pic Nic na Montanha Misteriosa.

Bom, essas são as principais categorias. Só fico meio chateado pela fácil previsibilidade de saber quem vai ganhar. Se isso continuar, não existirá motivo de se fazer listas. Enfim, vamos torcer para alguma surpresa. A transmissão ocorrerá no dia 27/02 na TNT. Por favor, não assistam na Rede Globo! Trata-se, simplesmente, da emissora que mais desrespeita o público do OSCAR! Abraços!!!!!!

Nenhum comentário: