sábado, 16 de abril de 2011

Rio

Há alguns dias, eu estava com vontade de assistir a essa animação do brasileiro Carlos Saldanha, mas não havia encontrado oportunidade... O trailer já havia chamado minha atenção, e como eu aprecio muito o gênero, já sabia que iria gostar do filme, principalmente porque ele se passa em terras brasileiras, como entrega o título.

Bom, antes de me referir ao filme com mais detalhes, quero expressar o meu descontentamento com essa nova mania de Hollywood usar e abusar da tecnologia 3D. Cada vez mais, acredito que isso é apenas um pretexto para cobrar mais caro a entrada do espectador. Afinal, assim como em outros filmes recentes, não havia motivo para isso. Se essa mania se multiplicar, aí sim, ninguém frequentará mais as salas de cinema, e o mercado negro lucrará muito mais! Enfim...

Quanto ao longa de Saldanha (também roteirista, com Don Rhymer), o protagonista é uma arara-macho, Blu, que quando pequeno, foi levado do Rio de Janeiro, para o gélido estado de Minessota, nos Estados Unidos, onde foi criado pela bibliotecária Linda. A sua rotina se transforma com a chegada de Túlio, um biólogo brasileiro, que tem o intuito de levar Blu de volta ao Brasil, para acasalar com a fêmea Jewel (já que ambos pertencem a uma espécie rara). Ambos se apaixonam, e tentam se livrar de bandidos inescrupulosos que querem capturá-los, com a ajuda de um maligno pássaro. Tudo isso ocorre, em pleno desfile de Carnaval.

Apesar dos esteriótipos, Rio é bastante divertido e tão bom quanto as animações recentes da Disney/Pixar, o que demonstra a capacidade da FOX nessa rara investida no gênero. Quando falo de esteriótipos, me refiro àquilo pelo qual o Brasil, sobretudo o Rio de Janeiro, é caracterizado> samba, carnaval, bossa nova, futebol, barracos nos morros (é claro)... Mas também enaltece o turismo, ao mostrar as belas paisagens das praias cariocas, os teleféricos e o cartão postal da cidade, que é a estátua do Cristo Redentor.

Além disso, assim como ocorre na Disney, os personagens coadjuvantes dão eficiente apoio aos protagonistas e roubam a cena, como o caso dos pássaros amigos de Blu, e o cachorro Luís, que entra no clima carnavalesco. Tudo isso, com uma agradável e simpática trilha da bossa nova, realizado por quem, de fato, conhece bem o país... Sei que ainda é cedo pra dizer, mas creio que Rio já é um forte concorrente para o OSCAR de animação para o próximo ano. Enquanto isso não ocorre, sugiro que assistam a esse agradável entretenimento! Até a próxima...

TRAILER:

2 comentários:

Regina Andrade disse...

Já tinha visto o trailer do filme, mas ainda não tive a oportunidade de assistir. Porém, a forma com que relatou despertou em mim a vontade de fazer isso rapidinho! Mais uma vez, parabéns pela forma gostosa e clara com que escreve suas opiniões!

Gladys POIE disse...

Olá Robson, como vai?
Eu assisti o filme Rio em 3D, achei muito legal, um filme muito fofo, principalmente porque mostra o Rio de Janeiro que é totalmente Brasil. As músicas e as paisagens são lindas, mesmo sendo em formato digital. Um abraço.