Mostrando postagens com marcador Daniel Filho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Daniel Filho. Mostrar todas as postagens

domingo, 14 de agosto de 2011

Assalto ao Banco Central

O Brasil, mais uma vez, apostando no cinema comercial! E pra ninguém é segredo o fato de que eu aprecio muito isso, afinal, as últimas bilheterias têm demonstrado bons resultados. A bola da vez, não se trata de uma comédia romântica, como os dois filmes da série "Se Eu Fosse Você". A investida, agora, está na ação, gênero muito aclamado pelo público brasileiro.

O veterano ator e diretor de novelas, Marcos Paulo, estreia na direção em cinema, com esse forte candidato a campeão de bilheteria do ano, que fala sobre um dos mais famosos assaltos do país, em agosto de 2005, no Ceará. A quadrilha é liderada por Barão ( Milhem Cortaz ), que conta com o apoio do amigo Mineiro ( Eriberto Leão ) e da namorada Carla (Hemíla Guedes ). Paralelo a isso, a polícia cearense, liderada por Amorin ( Lima Duarte ) e Telma ( Giulia Gam ) tentam desvendar o crime e deter os assaltantes.

Na verdade, não é um grande filme. Afinal, histórias semelhantes a essa já foram vistas diversas vezes no cinema americano. O diferencial aqui é o fato de ser inspirado num fato real. Mas, mesmo assim, o roteiro ( desenvolvido por três pessoas: Rene Belmonte, Lúcio Manfredi, e Taís Moreno ) não se preocupa em apresentar uma introdução ou conclusão com letreiros. O que se sabe é que até hoje esse crime não foi bem solucionado ( aliás, como muitos ). Ou seja, tem mesmo cara de ficção, e lembra um pouco o filme de Soderbergh, "Onze Homens e um Segredo". Em todo caso, o entretenimento é garantido.

Apenas me queixo, entretanto, com o fato de que as personagens são carismáticas e o público acaba torcendo por elas. Todos os criminosos ( talvez com a exceção do Barão, e de um policial corrupto feito por Heitor Martinez Mello ) são até divertidos e interessantes. O problema é que eles são vilões, e nós, o público, deveríamos torcer contra, não a favor.

Fora isso, gostei do elenco, muito bem escalado. Aliás, foi uma ideia oportuna em colocar como protagonista o galã do momento da novela das 9, Eriberto Leão; uma forma atrativa de conciliar o público da tv com o do cinema. Por outro lado, em relação a mocinha da história, foi a escalada a desconhecida Hemíla Guedes, que fez pouco tv, e muito cinema ( O Céu de Suely; Cinema, Urubus e Aspirinas; Baixio das Bestas... ). Além deles, os já mencionados Lima Duarte, Giulia Gam e Heitor Martinez Mello estão perfeitos em seus papeis ( sobretudo Heitor, em mais uma caracterização de vilão odioso ). Mas os destaques são muitos: Vinícius de Oliveira ( como o efeminado irmão de Hemíla ), Gero Camilo ( como Tatu, o mais atrapalhado entre os assaltantes ), Juliano Cazzaré ( outro galã da novela das 9, como o mais explosivo da gang ), Ilva Niño ( numa hilária participação especial ), Mílton Gonçalves ( como um pastor não muito bem intencionado ), e principalmente, o grande Tonico Pereira, no papel do engenheiro que faz parte da quadrilha! Apenas não gosto de Milhem Cortaz, que fala com uma batata na boca, além de ser muito inexpressivo. Pelo jeito, será sempre lembrado pelo famoso papel do capitão Fábio de Tropa de Elite. E só!

Bom, apesar das falhas, gostei do filme. O final é um pouco surpreendente, e me fez lembrar o final de "Os Suspeitos", um excelente suspense que deu o Oscar de coadjuvante para Kevin Spacey, em 1995. E é como eu disse: o cinema nacional precisa muito de películas de gênero, afinal, são produções assim que atraem o público, e eu não vejo nenhum problema nisso. Então, confiram Assalto ao Banco Central! Abraços...

TRAILER:

domingo, 4 de janeiro de 2009

Se Eu Fosse Você 2

Como eu disse na última postagem do ano passado, esse ano irei me dedicar mais a esse blog, e freqüentarei mais as salas de cinema. E ontem já inaugurei o ano assistindo ao filme "Se Eu Fosse Você 2", com a minha esposa. Mais uma vez, fomos ao cinema do Shopping Parque Santana, que na verdade fica no Mandaqui.

O que me espantou foi ver a quantidade extrema de pessoas na fila para assistir exatamente a esse filme. Nunca pude imaginar como um filme brasileiro pudesse chamar tanto a atenção do público! (lembrando que "Tropa de Elite" fez carreira no mundo da pirataria). Em todo caso, temos uma coisa rara nas produções fílmicas de nosso país: trata-se de uma seqüência! E não há muitas continuações de filmes brasileiros... Ou seja, o primeiro foi um extremo sucesso, e o público não quer perder a oportunidade de assistir a seqüência.

Como o cinema brasileiro está se tornando comercial! As comédias brazucas estão seguindo os padrões do entretenimento-pipoca hollywoodiano. Percebe-se que nosso cinema está perdendo as suas raízes, aos poucos. Não parece existir mais um novo Glauber Rocha ou um Nélson Pereira dos Santos. Por outro lado, graças a Deus, a pornografia barata também saiu de cena. Mas cinema comercial é ruim? Bom, o fato é que o público está freqüentando cada vez mais as sessões que exibem filmes nacionais; então, não vamos reclamar!

Além disso, "Se Eu Fosse Você 2" segue os mandamentos de toda continuação: é menos criativo no roteiro, mas é muito mais engraçado que o original. Glória Pires e Tony Ramos repetem os papéis do filme anterior, o casal Helena e Cláudio, que agora resolvem se divorciar, após uma série de desentendimentos. Isso ocorre no instante em que a filha adolescente (a ex-Emília do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", Isabelle Drummond) se descobre grávida. Bom, o fato é que o casal troca os corpos dentro de um elevador, que apresentava problemas de energia. A partir de então, seguem-se festivais de risos e gargalhadas histéricas que essa situação acaba provocando na platéia. Tony Ramos, agora como Helena, utiliza toda sua verve cômica, ao encarnar mais uma vez uma mulher presa em um corpo masculino, e que precisa enfrentar todo o cotidiano "bruto" e "selvagem" do mundo dos homens. A melhor cena, sem dúvida, é a do futebol, em que Tony acaba fugindo da bola constantemente. Por outro lado, Glória Pires defende sua personagem "Cláudio", também com muita garra e bom-humor. No filme anterior, Tony roubava a cena (ainda mais por que, diga-se de passagem, é muito mais fácil homem imitar mulher do que o contrário). Dessa vez, contudo Glória imita os trejeitos e os excessos de Tony de uma forma perfeita e divertida. Enfim, a dupla está de parabéns!

Quanto ao resto do elenco, Vivianne Pasmanter interepreta uma garota da night que tenta seduzir Tony; Adriane Galisteu interpreta a amiga dela; Cássio Gabus Mendes, com todos os seus exageros, faz o amigo de Tony e chega a roubar a cena no início; Chico Anysio e Maria Luíza Mendonça interpertam os pais do noivo (feito pelo feio Bernardo Mendes, o Bodão da "Malhação"); Marcos Paulo faz o advogado e primo de Glória; e Maria Gladys e Ary Fontoura retornam respectivamente, como a empregada e o padre (os únicos coadjuvantes do original). Todos estão bem, apesar de Isabelle não convencer como adolescente grávida.

O diretor Daniel Filho mais uma vez contou com a colaboração no roteiro de Adriana Falcão e Rene Belmonte, mas quem comanda a trama é o escritor de novelas Euclydes Marinho, que trouxe mais humor para essa seqüência. Enfim, me diverti bastante, é uma comédia muito engraçada, e que está sendo responsável pela boa bilheteria do cinema brasileiro. Que fitas assim continuem sendo produzidas, e que possam ser comercializadas também em outros países (sobretudo nos EUA). Mas ainda estou para ver esse ano um novo "Central do Brasil" ou um novo "O Ano em que Meus Pais Saírem de Férias", pra mim, os melhores filmes nacionais da nova safra iniciada em 95.

Ah, só por curiosidade: a minha esposa Gisele tem parentesco com Tony Ramos. Ela é prima dele de terceiro grau. Claro que nós nunca o vimos pessoalmente (e ele nem sabe da existência dela), mas o meu sogro, Sr. Oswaldo (primo de segundo grau), já o viu em uma típica festa de casamento da família. Quem sabe o Tony acaba lendo essa postagem, e resolva conhecer o lado "humilde" da família, rssssss....... Até mais!

TRAILER: