( EUA 1955 ). Direção: Alfred Hitchcock. Com Cary Grant, Grace Kelly, Jessie Royce Landis, Brigitte Auber, Charles Vanel, John Williams, Georgette Anys. 106 min.
Sinopse: Famoso ladrão de jóias, atualmente "aposentado", é perseguido pela polícia quando é acusado de ser o principal suspeito de uma nova onda de roubo de jóias. Tenta descobrir a identidade do verdadeiro criminoso, enquanto foge, e se envolve com bela mulher.
Comentários: Um dos filmes mais diferentes do grande mestre Hitchcock, Ladrão de Casaca é um suspense bastante humorado. Aqui, os instantes de tensão são substituídos por momentos de refinado humor, ainda que com boas sequências de perseguição. Cary Grant continua esbanjando seu charme, ainda que na época já tivesse 51 anos. E forma uma dupla perfeita com uma das estrelas favoritas de Hitchcock, a futura princesa de Mônaco Grace Kelly, que esbanja talento, beleza e, naturalmente, sua habitual elegância, já que aparece vestida com luxuosos figurinos. A cena de maior impacto é quando Grace dirige seu automóvel em alta velocidade, tentando despistar a polícia, ao lado de um amedrontado Cary Grant, que tenta disfarçar o seu medo perante essa situação. Com Ladrão de Casaca, sem dúvida, sentimos falta de momentos mais macabros e assustadores, existentes na maioria dos filmes do mestre. Além disso, o roteiro de John Michael Hayes (adaptado do livro de David Dodge), não fornece chances para cenas mais assustadoras, como àquelas existentes em filmes como Disque M Para Matar ou Janela Indiscreta (ambos com Kelly, inclusive), e as cenas de maior suspense são algumas de perseguições, como a já mencionada anteriormente. E, por fim, o final é fraco. Em todo caso, a direção de Hitchcock permanece segura e intacta, a dupla central tem química perfeita e a fotografia é deslumbrante. Sem dúvida, um ótimo entretenimento. Indicado a três Oscar, ganhou melhor fotografia, e foi indicado ainda para direção de arte e figurino.
Por que gravei o filme: Sem dúvida porque é um filme de Hitchcock. Este não é dos meus filmes favoritos, mas qualquer produção assinada pelo grande mestre do suspense, bem-sucedida ou não, é indispensável na coleção de qualquer cinéfilo. E Cary Grant e Grace Kelly formam sempre uma dupla digna de ser assistida. O único problema é que foi gravado no excelente Retro Channel, que apresenta um único defeito: o ruim sistema de legendagem. Mas não atrapalha muito, e dá para assistir à esse bom clássico.
( Itália 1948 ). Direção: Vittorio De Sica. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Elena Altieri, Gino Saltamerenda, Vitorio Antonucci, Giulio Chiari, Michele Sakara, Fausto Guerzoni, Carlo Jachino, Massimo Randisi, Ida Bracci Dorati. 90 min.
Sinopse: Pai de família desempregado tenta recuperar sua bicicleta vendida, já que necessita dela para o emprego que arrumou. Ao recuperá-la, sofre decepção quando ela é roubada e tenta desesperadamente encontrar o ladrão.
Comentários: Famoso clássico italiano ganhador do Oscar de filme estrangeiro (na época, chamado prêmio especial), e indicado ao Oscar de roteiro original (de Cesare Zavattini). O diretor DeSica seguiu a cartilha do realismo italiano, e nos apresentou uma obra tocante e bastante humana (interpretada por atores amadores, que tornam o filme mais humano ainda), em que deixa transparecer o individualismo e a intolerância da sociedade romana do pós-guerra. As poucas pessoas que se solidarizam com o personagem central, logo o rejeitam; Dessa forma, tem apenas o apoio do filho pequeno em sua desesperada busca atrás da bicicleta, a única possibilidade de garantir o sustento da família. O tema do desemprego, inclusive, é bastante próximo à nossa realidade, sobretudo aqui no Brasil, em que os índices de desemprego são bem altos. Diferente dos clássicos hollywoodianos, aqui existe um drama amargo e cruel, mostrando que na realidade nem sempre há possibilidades de finais felizes. O elenco amador é competente, com destaque para o garoto Enzo Staiola, que com seus olhos entristecidos, transmite emoção ao público. Ladrões de Bicicleta, sem dúvida, é um dos melhores filmes de todos os tempos!
Por que comprei o filme: Saiu na coleção : "Os Clássicos do Cinema". Ladrões de Bicileta, por ser uma das maiores histórias originais do cinema europeu, e também um dos melhores filmes já feitos, torna-se obrigatório na coleção de qualquer cinéfilo. Portanto, nem vou mencionar que é uma honra ter a fita em meu arquivo de filmes. Uma das cenas que mais emociona, é aquela em que o pai, convincentemente interpretado por Lamberto Maggiorani, incompreendido por todos, é mal tratado pelas pessoas em praça pública, e recebe apenas o afeto do filho que corre em sua defesa. Um filme obrigatório para quem ama a sétima arte e a sua contribuição para questões sociais.